E se há feriado que me parece muito injusto que seja retirado, é este.
Eu bem sei que em muitas zonas do país não se "celebra", mas aqui no Norte muita gente vai ao cemitério, visitar os que já partiram, no 1 de Novembro. Eu, desde que sou gente, vou ao cemitério, visito as campas, "falo" com quem me era querido. Não gostava de perder essa tradição.
nem sei que te diga...sinceramente qq dia temos de pagar pra trabalhar e sem direitos nenhuns
ResponderEliminarÉ uma tradição bonita, espero que não se perca...
ResponderEliminarPodes crer...é dos feriados que acho que acaba por ter mais significado....enfim...5 anos e depois volta????
ResponderEliminarConcordo plenamente, se há feriados que se deviam manter era este...
ResponderEliminarE é o meu dia de anos! Está mal, pá, está mal...
ResponderEliminarLamento discordar contigo mas este feriado terminar, significa terminar para mim um dia de nervos à flor da pele. É egoísta mas este dia faz-me mal...
ResponderEliminarConcordo plenamente, mas infelizmente há que cortar em algum lado :(
ResponderEliminarTambém não concordo! Tantas tradições que se comemoram por este país nesta data!
ResponderEliminarMas aqui no sul também se celebra bastante. Acho mal, mais valia acabar com o 15 de Agosto...
ResponderEliminarBom, mas como entretanto este governo vai à vida antes de 2015, pode ser que o acordo seja revogado.
Mais grave é tirarem o 1 de Dezembro. Não me parece que seja necessário um dia especifico para se prestar culto a quem já partiu. É como estar 12 meses há espera do Natal para se poder oferecer uma prenda a alguém. Não entendo. Quem quer fazer, faz. Não precisa de data oficial.
ResponderEliminarPronto , minha linda minhota li tudo tudinho de uma ponta a outra.
ResponderEliminarora se eu ia perder uma contadora nata.
bem, da Primark , primark é em londres em plena oxford stret isso sim, é verdadeiramente loja.
Em relação aos feriados para mim como estou aposentada já nao me faz espécie (coisa tonta esta exclamação!)
Em relaçao aos maldosos... nao há cura
As rupinhas, como se diz por cá, há por ali alguém que precisa de ir ao estilista. hã? foram ao estilista? nao parece
Politica vs beleza que coisa mais...sem beleza não sei bem o que é...
Ramelosa,como se diz por aqui, sim isso deves ser e muito, sempre nao te importes.
kis :=)
Só não consigo perceber como é que o corte nos feriados vai fazer o país progredir.
ResponderEliminarEnfim...
Acho que é costume em todo o lado, S*. Embora o dia de finados seja a 2 de Novembro, como não era considerado feriado, as pessoas aproveitavam o feriado de dia 1 para ir aos cemitérios.
ResponderEliminartens outros 364 dias num ano para visitar os entes queridos no cemitério...
ResponderEliminarPodiam retirar um feriado de comemoração qualquer, não este. Eu também vou ao cemitério desde que me lembro.
ResponderEliminarEste eu acho muito mal.
ResponderEliminarMas pior acho mandarem embora o 1 de Dezembro - Restauração da Independência. Que falta de amor-próprio enquanto nação...
Eu não ligo nada ao significado desse dia e nem ao cemitério vou. Mas é sempre bom ter um friadinho :)
ResponderEliminarRaven e Hermione, creio que não entenderam. Sou católica praticamente, obviamente que visito os meus familiares noutros dias. Refiro-me é ao simbolismo do dia, ao significado que o dia tem. Para mim, tem muito. Acho que existem feriados bem mais irrelevantes.
ResponderEliminarE concordo com quem diz que o 1 de Dezembro é sinal de falta de amor-próprio enquanto país. Restauração da Independência é um feriado que merece respeito.
Tenho pena que este feriado acabe!Podiam ter escolhido outro! Dava-me muito jeito o feriado para ir à minha terra que fica longe!
ResponderEliminarBeijinhos
http://melminho.blogspot.com/
Aqui também existe o costume de se ir ao cemitério,mas como foi dito acima, o dia dos finados é o dia. A mim não faz muita diferença.E sim também acho mais grave acabarem com os feriados do 5 de Outubro e do 1º de Dezembro.
ResponderEliminarpassas a ir na noite de Halloween que é mais gore e apropriado
ResponderEliminarAcho que o Brasil tem feriado demais. Sou contra todos, com exceção a Natal, Ano Novo e Páscoa.
ResponderEliminarOs feriados como Independência, República etc... deveriam ser com menino na escola a aprender, e os trabalhadores a fazer no trabalho hasteamento da bandeira e a cantar o hino nacional. Há pessoas que não sabem o que se comemora naquele dia, é o fim. Acho que se precisa ter mais civismo.
tb acho que mais valia cortarem o 15 Agosto. Muita gente gosta de visitar os entes queridos nesse dia, pelo simbolismo.
ResponderEliminarTirando natal e pascoa e o unico religioso que percebo, os outros sao feriados que sabem bem. Os civis nao percebo o pq de cortarem. eu nao acho que ninguem ganha nada com o cortarem os feriados, se acabassem com as pontes percebia, os feriados nao.
e depois nao achei graca a que o vaticano tivesse de autorizar isto. somos um estado laico, e cada um e livre de praticar a religiao que bem entender. O dia 01 por exemplo e um dia celebrado pelo povo portugues em geral, parte da tradicao
Concordo contigo. Apresar de ir muitas vezes ao longo ao longo do ano ver os que já partiram mas este também era um bom dia para estarmos com a família que ainda cá está!Enfim...
ResponderEliminarQualquer feriado católico abolido será comemorado no domingo seguinte. Portanto, todas as pessoas que precisam de um dia marcado no calendário para visitar os entes queridos no cemitério poderão fazê-lo no domingo seguinte ao dia 1 de novembro.
ResponderEliminarIsa, não querendo ser defensora dos que, na sua opinião, "precisam de um dia marcado no calendário para visitar os entes queridos"... deixe-me explicar que nesse dia era feriado, logo era natural que mesmo que vivesse fora da zona do cemitério onde estão os tais entes queridos, pudesse ir a terrinha visitá-los. Não falo por mim, que visito quem quero quando quero. Falo pelas centenas e centenas e centenas de pessoas que não vivem na terra que eu visito mas que, nesse dia, vêm de "fora" para visitar os familiares que lá estão enterrados.
ResponderEliminarMas já está decidido, portanto não vale a pena reclamar. Lamento que assim seja, honestamente, acho que há feriados religiosos com muito menos simbolismo.
Concordo plenamente contigo. É um Feriado com grande tradição em Portugal.
ResponderEliminarE do ponto de vista prático, não faz mais sentido manter o 15 de Agosto (que não é celebrado da mesma maneira) do que o 1 de Novembro. Foi uma má decisão.
"Acabar com feriados aumenta a produtividade"...ONDE é que isso está escrito??!! Só se for na mente destes tolinhos que nos (des)governam!!! As pessoas ficam revoltadas com tanto corte (salários, pensões, nível de vida,...) e tanto aumento (IVA, impostos, IMI, luz, água, gás, propinas,...) que nesses dias vão fazer um "manguito" à produção. trabalhar contra a vontade não rende...apenas serve para "encher chouriços", como se diz aqui no Norte!!!
ResponderEliminarPodes ir lá ao cemitério na mesma, não sendo um feriado. É que por essa ordem de ideias, qq coisa que tinhamos a tradiçáo de fazer num feriado, iriamos deixar de o fazer, somente porque deixou de ser feriado? Claro que não, pelo menos falo por mim, para além de que não deveriam existir feriados religiosos em Portugal, visto que a maior parte das pessoas sao católicas não-praticantes e segundo dados, nem 20% das pessoas vão à igreja, por isso, para quê feriados religiosos?
ResponderEliminarTradições à parte, o que me irrita profundamente é que não é a suspensão (veremos se não é mesmo anulação!) dos feriados que irá resolver alguma coisa! Que tal os senhores governantes reduzirem os seus salários, como fizeram os seus homónimos em Itália?! Pois...
ResponderEliminarTenho uma opiniao muito propria sobre o feriado de Todos os Santos e das "romarias"que se fazem aos cemiterios. Respeito os que vao lamento que muitos apenas o facam nesse dia apenas para mostrar aos outros.
ResponderEliminarNao estou a dizer que e o teu caso mas ha muita gente que durante o ano mal poe os pes no cemiterio e depois nesse dia lembram-se de quem ja nao esta ca.
Sinto que ha muita hipocrisia nessa data.
todayswishes sou obrigada a concordar contigo. :)
ResponderEliminare lá foram 3 feriados que não percebi... este que falas... o 5 Outubro (Republica?!?) e 1 Dezembro (Independencia)... quer dizer... gostava de saber qual foi o critério...
ResponderEliminarXOXO