Avançar para o conteúdo principal

Dos defeitos

Não sei pedir desculpas. Isto porque, na maioria das vezes, continuo a achar que tenho razão.

Nos outros casos, em que sei que fiz porcaria, opto antes pelo olhar de cachorrinho abandonado. Não sou mesmo nada boa a pedir desculpa. É preciso sentir-me mesmo culpada para o conseguir fazer. Geralmente não o faço.

Reconheço que é defeito. Reconheço que é uma coisa que tenho de mudar em mim. Mas a verdade é que a base do defeito é o facto de eu achar, honestamente, que tenho quase sempre razão. Isso faz com que não sinta necessidade de pedir desculpa. Com a idade, isso vai lá.

Comentários

  1. já é cotidiano pra mim, rs.

    ResponderEliminar
  2. Já é um princípio teres essa noção. Às vezes a mim também me custa - eu digo que não, mas custa, sobretudo admitir quando estava errada (muito raramente! *cof!*). É um processo de aprendizagem, e às vezes até dos outros depende.

    Pecola
    http://pecola.artedoengenho.net

    ResponderEliminar
  3. Às vezes as acções valem mais que as palavras...se o fazes, não é mau!

    ResponderEliminar
  4. Crescer e amar é também pedir desculpa.
    Um dia terás que aprender a fazê-lo para que o outro saiba que de facto estás a sério na relação.

    Pedir desculpa é demonstrar que respeitamos, que nos colocamos no nosso lugar e que o outro é de facto importante para nós.

    Acho que pedir desculpa é respeitar.

    Devias de fazê-lo mais vezes.
    E não é nada que não se saiba fazer.

    Se amas, qual é a dificuldade?

    O que é mais importante: o teu orgulho ou o respeito pela pessoa que dizes que amas?

    Não se pode dizer que não se é boa a pedir desculpa, isso não existe.

    Pedir desculpa é só: "Desculpa"

    Dizer e pronto.

    Se não admites que erras quando de facto erras, tens de cerscer essa parte.

    Amar não é só gostar. Muitas vezes é ceder. Não tens sempre que o fazer, mas por vezes, para o bem do outro e da vossa relação, tens que ceder e passar à frente. Caso contrário parece que és sempre demasiado agarrada a ti e às coisas que achas, às tuas certezas,a ti mesma.

    E amar não pode ser isso.

    Falo por mim, falo pela minha relação e pelas coisas que aprendi neste tema.
    :)

    ResponderEliminar
  5. São coisas que se aprendem com o tempo... :) Pelo menos no meu caso foi lol

    ResponderEliminar
  6. eu também sou assim, fico com remorsos muitas vezes, mas faz parte do pacote. :(

    ResponderEliminar
  7. acho que com o tempo vais 'aprender' a fazê-lo ...
    :)**

    ResponderEliminar
  8. Eu sou muito orgulhosa e não gosto de ter de pedir desculpa e admitir que não tenho razão, mas faço-o (às vezes).
    Somos parecidas até xD

    ResponderEliminar
  9. não é muito bonito da tua parte. se erras há que mostrar que estás arrependida e pedir desculpa, sempre. às vezes não bastam os olhinhos de cachorrinho abandonado. Tens que te esforçar mais...

    ResponderEliminar
  10. estórias... concordo. Mas, como deves compreender, não vou pedir desculpa só porque sim. Quando errar, peço. Não tenho culpa de errar poucas vezes. :P

    ResponderEliminar
  11. Eu também sou assim. Mas peço, só que continuo a pensar que tenho razão. Quando não há volta a dar e a outra pessoa pensa que também tem razão, dou o braço a torcer para não haver problemas à toa.

    ResponderEliminar
  12. Com a idade, vais aprender a pedir desculpa e a valorizar esse acto. Também já fui como tu, tal qual. Mas hoje faço questão de pedir desculpa quando vejo que a outra pessoa tem razão.

    ResponderEliminar
  13. Definição de Mulher: "Não sei pedir desculpas. Isto porque, na maioria das vezes, continuo a achar que tenho razão."

    ah ah ah :)) desculpa, não resisti!!

    Mas agora mais a sério. Apesar de nunca me ter achado dono da razão e só após os meus 20 anos e já a meio da minha passagem por Bragança, comecei a desenvolver a "Teimosia" associada à minha personalidade, enquanto mais jovem nunca soube pedir desculpa.

    Melhorei esse aspecto com a idade e sim, praticando em pequenas coisas. O que me levou a começar a fazer isso? Chegar a esse ponto onde te encontras e isso incomodar-me imenso. Comecei com dolorosas introspecções e cheguei ao ponto de conseguir pedir desculpa a olhar nos olhos de quem magoei, custa imenso, verdade :)

    Vai devagar, mas não desistas de ti, como já disseram, é bom teres consciência que precisas de melhorar isso em ti!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  14. Eu sei que, com o passar do tempo, vou melhorar nesse aspecto... como disse no título, é defeito.

    ResponderEliminar
  15. Também sou muito casmurra e orgulhosa, mas quando vejo que não tenho razão e isso me custe muito a aceitar, lá acabo por pedir desculpa, mas também não gosto de o fazer :S

    ResponderEliminar
  16. Eu também sou assim. É raro dar o braço a torcer. Quando sei que tenho razão, aí nem se fala. Mas quando não tenho razão, fico tipo calada "no meu canto", mas fico agoniada por não ter razão e depois também por não conseguir dar o braço a torcer.
    Nem sempre é assim, mas normalmente..
    chateei-me muitas vezes com um amigo meu, mas eu sempre acreditei que tinha razão, e outras vezes ele apanhava-me nos meu dias menos bons, e eu desatava a resmungar, e muitas vezes sem ele fazer nada demais, mas .. depois eu ficava triste.. e penso que das nossas zangas, (que foram ainda algumas) só pedi para aí duas vezes desculpa ou assim, e uma vez "fui obrigada" a dizer.. e o que me custou a palavra a sair da boca.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  17. Eu já fui ao contrário... pedia desculpa até quando não errava.... Agora fica o meio termo.

    ResponderEliminar
  18. A minha irmã mais velha também era assim. Sabes o que a fez mudar? A maternidade! A primeira vez que lhe ouvi um "desculpa" foi pouco tempo depois de ter sido mãe! É por isso que acredito que a maternidade tem mesmo o condão de nos tornar pessoas melhores, menos egoístas e mais altruístas!

    ResponderEliminar
  19. Infelizmente, estou contigo!...
    Humpf.
    Feitiozinho.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura