Avançar para o conteúdo principal

Das Amizades

Algumas amizades são mais companheirismo do que amizade. Lidamos com as pessoas, saímos com elas, conversamos, rimos, divertimo-nos... Mas não passam de colegas.

Depois temos os amigos para toda a vida. Aqueles cujos laços são inquebráveis, mesmo que não haja sangue a unir-nos.

Depois existem aquelas amizades que parecem muito fortes mas que, sem nada o fazer prever, desaparecem. Assim, de um momento para o outro.

Não preciso que as pessoas estejam sempre para mim. Mas preciso que as pessoas se preocupem minimamente. Não preciso que inventem justificações para não nos poderem ver. Se não querem, não são obrigados. Sempre pus os outros na minha frente e sei que não o devo fazer. Faz-me mal. Eu devo vir em primeiro. Mas colocarmo-nos sempre na frente dos outros também não é correcto.

Não sou parva e reparo quando não correspondem mais ao que era suposto darem-me.

Um afastamento assim não é uma quebra irreparável na amizade. Mas é - pelo menos para mim - sinal de que as pessoas não se importam tanto assim. E meu lado quero quem realmente se importe.

Comentários

  1. Ha sp os amigos, com quem podemos contar sp e dp ha os colegas! Temos de saber distinguir bem;)

    ResponderEliminar
  2. S* acho que o importante é o que você mesmo colocou, um equilíbro entre gostar de si e se valorizar e gostar do outro e manter esse afeto. Cada um é responsável por manter esse afeto. Você faz a sua parte mas é importante que o outro lado faça a dele. Relacionamento humano é difícil mesmo. Você me parece sensível, mas fiques em paz, tem feito a sua parte.
    Beijos carinhosos.

    ResponderEliminar
  3. Tens toda a razão. E esse afastamento causa-nos muitas vezes grande tristeza, porque não estamos a contar com isso de quem menos esperamos. Passei por isso há bem pouco tempo, aliás, continuo a passar.

    Beijinho.

    ResponderEliminar
  4. "Depois existem aquelas amizades que parecem muito fortes mas que, sem nada o fazer prever, desaparecem. Assim, de um momento para o outro." são as qe doem mais :/ e acontece com tanta freqencia

    ResponderEliminar
  5. sim, tens toda a razão, porque, quando existem laços verdadeiros, ha vontade, ha interesse, sempre se encontram formas de procurar a pessoa, de saber se está tudo bem, nem que seja um sms ou 5 minutos para um café.
    Não é o tempo dispendido, é a qualidade do que nos dão, é a receptibilidade, a disponibilidade que mostram ter para nós.
    Desculpas esfarrapadas, não se aceitam.....
    A motivação ajuda a que quase tudo se faça. beijo

    ResponderEliminar
  6. E porque tu sabes exactamente do quê 8e de quem) eu falo, deixa-me escrever aqui que és uma grande amiga oh Petra. ;)

    ResponderEliminar
  7. Ainda hoje tive uma conversa deste tipo com uma amiga, pois uma amiga em comum, simplesmente, sem razão aparente, (quase) desapareceu. Trata-nos com tamanhã distância e frieza que chega a doer.

    Ela que há 1 ano atrás apoiava-me num momento dificil, mostrou-me o caminho certo quando eu andava de olhos fechados... Agora não a vejo, não responde as minhas tentativas de diálogo. E não sei porquê.

    E isto entristece-me muito.

    Sinto a falta dela, da sua boa disposição. Das nossas conversas. Das idas ao cinema a 4. Das saídas. Etc Etc

    Não percebo. Mas respeito.

    ResponderEliminar
  8. O que importa é que há amizades que duram uma vida. As que nao dura é porque já não era suposto durar...

    ResponderEliminar
  9. Das amizades, aquilo que doi mais são aquelas que sem nós darmos por isso deixam de o ser... mas se a consciência está tranquila, a opção é seguir em frente porque se algo deixou de existir é porque não fazia sentido ter existido...

    ResponderEliminar
  10. Ui, podia dissertar a tarde toda sobre este post. Acho que na verdade 90% das pessoas colocam-se em primeiro a si em 90% das situações e depois os restantes 10% dividem-se por ordem "alfabetica" pais, namorado, trabalho, etc etc e depois amigos... É triste!

    ResponderEliminar
  11. Eu costumo dizer que temos os amigos dos "copos" e os amigos do coração. Estes são poucos, mas nunca nos deixam ficar mal... estão sempre lá!

    ResponderEliminar
  12. Post irretocável!
    Na vida só precisamos dos q precisam da gente!

    Amei.

    ResponderEliminar
  13. É muito frustrante quando chegamos à conclusão que somos capazes de mais por aqueles que consideramos amigos do que eles por nós.
    E o pior é que essas pessoas não são assim tão raras nas nossas vidas. Quem nunca se desiludiu que atire a primeira pedra...

    ResponderEliminar
  14. Tema complicado. Quando as pessoas não têm o mesmo interesse as relações (neste caso de amizade) nunca têm grande futuro. Se eu me preocupo mais com alguém do que esse alguém comigo, a coisa pode não resultar. Não é uma questão de dar 10 para receber 10, mas a coisa tem que ser equilibrada. Já ouvi muita gente defender que as expectativas nunca devem ser altas, mas eu não consigo pôr isso em prática. A verdade é que nunca precisei de reavaliar as minhas amizades e, por enquanto, as minhas expectativas estão lá bem em cima. Porque nunca me falharam. E espero que aconteça o mesmo contigo.

    ResponderEliminar
  15. Há pessoas que são pouco apegadas e afastam-se por falta de comunicação...eu acredito que quando a amizade é mesmo verdadeira não há barreiras e as pessoas mantêm contacto, importam-se umas com as outras.
    Se não for assim...então é porque essas pessoas são apenas passageiras e não nos acompanham para a vida.

    ResponderEliminar
  16. Como diz a minha mãe: colegas há muitos, amigos nem por isso. E é bem verdade!

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  17. Companhia sabe bem mas amizade é amizade! :)

    ResponderEliminar
  18. Não concordo contigo S. Eu, por ser um pouco desprendido, passo temporadas sem ver os meus amigos. Esses, os de coração, aqueles cuja amizade irá durar para sempre. Não significa, nem por um momento, que o sentimento que nutro por eles tenha mudado. E se precisarem lá estarei. São feitios, acho.

    BEIJOOOOOOOOOOOOOOOOOO

    ResponderEliminar
  19. Em primeiro peço desculpa pela invasão, mas não resisiti em dar uma palavrinha xD

    Eu identifico-me muito com o que escreves-te neste post, pois sei bem que há amigos que se calhar não são aquilo que pensamos que sejam, fazem de nos amigos por conveniencia porque só se lembram da nossa existencia quando ja nao tem mais ninguem a quem rercorrer, infelizmente isso acontece-me, mas claro que ha aqueles amigos de longa data com quem podemos contar sempre e para tudo. Qaunto ao que dizes sobre pores os outros a tua frente, o que tenho a dizer é que eu também já fui assim, mas percebi que é errado, só não é se for para beneficio de quem realmnte nos dá valor. : )

    ResponderEliminar
  20. Adorei cada palavra deste post e acho que de facto conseguiste distinguir bem os colegas e os amigos. E ao teu lado devem estar pessoas em quem confies ao máximo. E hoje em dia não é fácil. quando sentimos que encontramos pessoas assim já compensa tudo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura