Avançar para o conteúdo principal

Da blogosfera

O truque para se conseguir ser "popular" na blogosfera, pelo que me tenho apercebido, é escrever bem. Ser original. Ter graça. Ter carisma. Sem isso um blogue acaba por não ser seguido. Obviamente que nem toda a gente quer ser muito visitada, mas alguns leitores é sempre bom. Para ajudar à festa, convém que a blogosfera conheça o blogue. Vai daí, há que investir um bocadinho em coisas tão simples como ler outros blogues e deixar comentários relevantes - algo que desperte a atenção e faça os outros querer ler mais sobre nós. Não é necessário estarem constantemente a comentar, for god's sake, apenas saber comentar.

Depois existem os corta-interesse totais (lá está, expressão popularizada na blogosfera). Não me venham dizer "ai que adoro o teu blogue... podes passar no meu?". Detesto isso.

Um blogger deve conseguir captar a atenção pelo conteúdo interessante dos comentários que deixa, pela originalidade do nome e, obviamente, pelo que escreve no blogue.

Se me pedem para visitar o vosso blogue garanto-vos que não meto lá o pés - virtualmente falando. Deixam aquela sensação de que visitam alguém para serem visitados em seguida. Não sou a Madre Teresa da blogosfera nem gosto de gente chata. Comentários para lá de interessantes como ":)" e "Só para deixar um bejinho" também dispenso. Isto não é ser mal agradecida - agradeço todas as visitas - mas sim saber distinguir o trigo do joio. Sei distinguir quem me de quem apenas dá uma vista de olhos e finge que lê.

Mais vale ter um ou dois comentários interessantes do que dezenas deles sem qualquer relevância.

Comentários

  1. Gostei daqui ^^ Passa lá no meu! xD

    Por acaso penso como tu, já não é a primeira vez que me deixam o "dps vai ao meu". Nunca vou... aprendam a ser espertos sei lá e leiam o que escrevo por exemplo!

    beijinhoss

    ResponderEliminar
  2. Sou uma triste, leio sempre o que escreves e nunca comento, mas sendo assim, é só para deixar um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Depois existem aqueles blogs, do género: "hoje mandei um peido" e têm 50 comentários...

    Vá-se lá entender porquê...

    ResponderEliminar
  4. Huummm... Ai é assim? ;)
    Mas "passa lá no meu" parece tão... erótico! Ahahahah

    ResponderEliminar
  5. Opsss eu espero estar entre o trigo...e afinal eu também não peço ninguém pra ir lá no meu,só quando tem algo relevante sobre a pessoa...eu acho que para voçê chamar a atenção nesse mundo das blogueiras voçê precisa ser apenas voçê mesma,ainda mais quando não fazemos artesanato ou bolos e doces maravilhosos.....no seu o que me chamou a atenção foi exatamente o fato de voçê colocar as suas pequenas coisas de forma tão sem pretensão e ingenuamente,se voçê não se expõe um pouco ninguém te conhece ai não dá nê....
    Beijinhos
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderEliminar
  6. Também não gosto de me sentir pressionada a fazer algo que não quero. Concordo plenamente contigo, prefiro ter menos leitores que muitos blogues, mas tenho a certeza que me lêm, assim como quando estou num blogue faço por ler o que a pessoa escreve. Nem sempre comento, confesso, apenas quando me identifico com as palavras, a essência do post. Comentar por comentar no way! beijocas

    ResponderEliminar
  7. No outro post tiveste uns poucos "passa no meu" lool

    ResponderEliminar
  8. E agora me lembro! Não gostas de "Estou engreçando(!) no mundo dos Blogs... Estou seguindo o teu! Segue o meu?".
    Parece uma boa técnica! :P

    ResponderEliminar
  9. não diria melhor.. é isso mesmo!

    ResponderEliminar
  10. Normalmente, apago esse tipo de comentários. Não gosto de spam.

    ResponderEliminar
  11. Já que dizes no post "ai que adoro o teu blogue...", posso dizer que já há muitooo tempo que leio o teu blog, mas comentar foram pouqinhas :)
    Gosto de ler o que escreves mas raramente tenho algo a completar ;) Continuação de boas escritas

    ResponderEliminar
  12. Tenho também a tendência de ficar sem vontade de visitar um blog sempre que me suplicam uma visita.

    Quando tenho vontade de conhecer blogs novos, ponho-me a visitar as recomendações da malta que gosto de ler, e tenho fé de gostar das sugestões deles. Gosto também de sugestões personalizadas, que não sejam publicidades desenfreadas feitas pelo próprio autor. Enfim...

    Gostava que existisse uma profissão relacionada com a manutenção dos nossos blogs:P Aí sim, ia ser feliz. Sempre com tempo para comentar tudo o que gostaria de comentar, e de escrever tudo o que me apetecesse (para mal dos pecados da blogosfera).

    Não existindo tal coisa, terei que continuar a comentar e escrever apenas quando tenho um nadinha de tempo livre, que me permita ter paciência com net miserável, que me faz re-escrever muitas vezes a mesma coisa. Quando não há muito tempo, leio os "meus" blogues sem me manifestar. Mas podes ter a certeza de que estou sempre deste lado quando escreves algo novo, porque o teu é um dos "meus" blogs;)

    E é um prazer ter-te lá no meu, sempre que quiseres e puderes; nunca por obrigação ou algo que o valha, como uma espécie de compensação por eu gostar de parar por aqui;)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  13. Em geral concordo contigo, mas cada vez mais penso que não é estritamente necessário escrever bem ou escrever 'com conteúdo'.

    ResponderEliminar
  14. verdade verdadeira..mtas vezes leio e não comento pq n tenho nada inteligente p dizer...

    já agora, passei p deixar um beijinho, adoro o teu blogue... podes passar no meu???? ;)

    ResponderEliminar
  15. Pimbas! Por acaso concordo contigo S*, mas a verdade é que essa estratégia - que nao tem outro nome mesmo - é bastante usada, e do meu ponto de vista, bastante deselegante.*

    ResponderEliminar
  16. Pessoalmente prefiro oferecer 5€ a quem seguir o meu blog , é mais practico e mais rapido :))

    ResponderEliminar
  17. Hummm , apercebi-me agora , e após reler com comentários que te deixaram ao post anterior, o porquê dessa amargura toda com o "só para deixar um beijinho" , ou " tou seguindo seu blog, segue o meu?" e por aí adiante :)

    Ao menos eu sou sincero : não sigas o meu, faz dores de cabeça

    ResponderEliminar
  18. Compartilho de tudo que vc escreveu!! Acho que para ter um blogue de sucesso não precisa de grandes ideias, mas de encantar as pessoas com pequenas coisas, com coisas encantadoras!!!!!

    E qto às comentários, também concordo! Existem pessoas que nem leem a postagem toda e acabama falando besteira!

    Bjus

    ResponderEliminar
  19. ora aqui algo que me irrita profundamente.
    chegarem a caixa de comentários e em vez de sequer se darem ao trabalho de ler o post,
    dizem.
    "oiii tudo legal, ai amei o blog, passa no meu htttpwww rapa o tacho e vira"
    fico fula da vida. e seim como tu não la meto o fiufiu. bjos
    tenho andado ausente, por trabalhito em dia e tive um problema com o meu mail bjo.

    ResponderEliminar
  20. Foi só para deixar um beijinho, passa lá no meu :D

    ResponderEliminar
  21. Passei por aqui só para te deixar um beijinho... sei que nunca me visitaste... passa no meu blogue, por favor! lol

    Concordo contigo... e detesto que me pressionem com um "sou visitante assídua do teu blogue e fico muito triste, por nao comentares o meu...".

    beijos

    ResponderEliminar
  22. (não resisti à piadola fácil, agora é a sério)

    Acho que é a primeira vez que comento o teu blog, pronto, agora já é a segunda, mas sigo-o já há algum tempo, ah pois é ;-) só que o tempo não me chega para chegar a todos e hoje, com este post, tinha que ser.

    Concordo em género, número e grau!

    E aqueles que ainda deixam o link? Não tenho paciência nenhuma e muito boa és tu, eu cá nem os aprovo ;-) fazem-me sentir veículo de promoção e na maior parte dos casos, os que me dei ao trabalho de espreitar, não valem um chaveco.

    Também não tenho lá muita paciência para os selinhos e miminhos.

    ResponderEliminar
  23. concordo.. mas olha so pra ser chata:P lol «gosto do teu blog :P» lol

    beijocas

    ps: aaaaah nao precisas passar no meu :P...

    ResponderEliminar
  24. por acaso o meu blog nao tem muitos seguidorees e visitantes, mas quem me visitam sao pessoas que "cativei" na blogosfera e q sigo regularmente, e que me seguem regularmente.. basicamente sei quem sao todos :P eheh

    ResponderEliminar
  25. Ora aí está!

    "Até parece que somos almas gémeas"
    "Temos tanto em comum..."
    "Identifico-me imenso contigo"

    e afins...

    Comentários sinceros? Bajuladores?

    Falas em separar o trigo do joio. Muito bem, todos o queremos fazer e todos dizemos que o fazemos.

    Conseguiremos?

    Olha, não posso dizer nada do teu blogue, acabei de o descobrir e ainda só li esta mensagem. Curiosa. Beijinhos também não te mando, pois nem te conheço e os beijos são valiosos.

    Acrescento que para ser lido e eventualmente seguido, tem o blogue de ter um tema atractivo. E atractivo para muitos. Para ter muitos a ler, a seguir e a comentar. Se formos para os blogues de dietas e afins, por exemplo, por mais fúteis que se apresentem, são dos mais visitados e comentados, a seguir aos eróticos/pornográficos provavelmente. Porquê? A procura é grande, tem mercado, como qualquer produto que se quer vender. Atinge o alvo. Vinga.

    Eu também tenho um blogue, de Corrida por sinal, com o cunho pessoal, como em tudo o que faço. Visitarás? Não? E que importância isso terá? Para mim, para ti? Tal como eu que agora aqui caí e simplesmente me apeteceu comunicar. Com o mundo, contigo, com ninguém... quem sabe?

    É assim mesmo o universo virtual.

    Até breve talvez...

    Maria Sem Frio Nem Casa

    ResponderEliminar
  26. Para além do "passa lá no meu" ou, pior que isso, chegar ali e espetar com o link, também embirro um bocado com um tipo de comentário que aparece muito que é "este texto podia ter sido escrito por mim".

    Nessas alturas só me apetece responder "pois podia, mas não foi".

    ResponderEliminar
  27. Gostei muito deste post, porque diz exactamente aquilo que eu penso.
    O meu blog tem quase um ano e muito poucos leitores (ou seguidores) exactamente porque não ando a publicitá-lo blogosfera fora. Claro que gostava de ter mais comentários, para poder trocar ideias e não parecer que estou ali a falar para o boneco, mas sou incapaz de andar por aí a "pedinchar" visitas.
    E também não visito os blogs de quem "pedincha" a minha, porque não gosto que o façam.
    Cheguei aqui através do blog da Miss C e tenho vindo a seguir porque gosto ler o que escreves, acho que escreves de forma simples, mas interessante, mas nunca deixei comentário (acho eu) porque não gosto de deixar apenas um LOL ou algo do género.
    Hoje comentei porque acertaste na "mouche".

    ResponderEliminar
  28. agora fizeste-me lembrar um post que li algures quando comecei o meu blogue... dizia basicamente se queres ser reconhecido faz comentários em tudo o que é blogue! Na altura fez-me rir muito! ;) e tu tens toda a razão é muito fácil distinguir quem nos lê de quem "finge" que lê! :) beijocas

    ResponderEliminar
  29. Concordo com o que escreves. Eu não tenho muito tempo para ler mas dedico sempre um bocadinho do meu dia para dar um passeio virtual. Alguns cativam-me, outros não volto a por lá os pés (virtualmente falando LOL).

    Esses pedidos mais parecem spam que outra coisa. O melhor é evacuar para eles ;) como diz o Rafeiro Perfumado.

    Beijos

    ResponderEliminar
  30. LOL! Tu agora aprendeste essa do "corta interesse" já não queres mais nada! detesto a expressão :P

    ResponderEliminar
  31. concordo ctg mas tb acho que há blogs que não tem qualquer piada nem assunto e tem imensos comentários e visitas,esquesito...
    bjs*

    ResponderEliminar
  32. pior que isso são os comentários qe não passam de pura publicidade... aquelas pessoas qe vao la comentar so pa deixar o link do seu blog onde vendem um produto qq. For God's sake! É delete na certa!

    ResponderEliminar
  33. Desta vez não concordo assim tanto contigo. Conheço dezenas de blogs cujos autores escrevem para lá de bem e no entanto não tem muitos seguidores porque não perdem tempo a ir comentar outros blogs.

    Pelo contrário, existe o fenómeno a que eu chamo de "blogs comerciais" que muitas vezes não são nada de especial mas como o autor até se dá ao trabalho de escrever qualquer coisita todos os dias e ir a cem blogs deixar o seu comentário - por mais enfadonho que seja - a coisa vai funcionando bem.

    Generalizar nunca foi boa política...

    ResponderEliminar
  34. Como eu diria há uns vinte e tal anos: "muito bem dizido!"... sim, porque benditas são as coisas de Deus...
    :-)))

    Sabes... leio-te muito e comento-te pouco. Obviamente não é a melhor forma de "captar" a tua atenção, mas também não é para isso que cá venho :-)

    Beijinho
    São

    ResponderEliminar
  35. JURO que não vou escrever este comentário só para ires ao meu, mas acreditas que fiz um posting hoje exactamente com o mesmo título com o teu? "da blogosfera"? QUE GRANDE KARMA xD e não foi plágio, swear to god =P apesar do título ser igual, o tema não tem muito a ver.

    gostei do texto, sobretudo da parte "Mais vale ter um ou dois comentários interessantes do que dezenas deles sem qualquer relevância.". Quem fala assim não é gago! =P

    ResponderEliminar
  36. Ora ai está uma opinião de peso de uma blogger experiente ;-)
    És simples e directa, acho que estás a ser correcta, concordo com a tua postura.

    ResponderEliminar
  37. SErá que cabe mais um comentário entre esses 40?
    Acho que estás forrada de razão, são chatas algumas situações, mas já percebi que no mundo, e na blogosfera tem de tudo!! Aprendi a respeitar, embora não simpatize com muita coisa que vejo, não só comentários mais posturas tb, falta de gentileza, que tb conta muito por aqui.
    E como diz a Jaque, do Tudo que Adoro, gentileza gera gentileza!

    Bjão, e amei o blog.

    ResponderEliminar
  38. Concordo contigo! Não temos de escrever para que gostem de nós, eu escrevo como desabafo, para deitar cá para fora o que sinto, o que gosto, não gosto, não para que façam comentários! Quando são comentários construtivos, opiniões são benvindos, mas como tenho lido em alguns blogs, quando é só pra chatear, é melhor nem fazê-los!
    Kisses

    ResponderEliminar
  39. Eu passo a vida a comentar aqui...aquele primeiro parágrafo era recado para eu "melhorar" umas coisas? AHHAHAHAHA

    BEIJOOOOOOOOOO

    P.S.- Dá para me visitares. É que eu adoro o teu blog.

    ResponderEliminar
  40. Bolas... estou um tempinho desaparecida da blogoesfera e nem reparei que mudáste de cara... aliás, mudou uma qtd de malta de cara...

    Bem.. é só pra dizer que tá mto giro o novo look... LOL... já agora, passa lá no meu... eheheheh ;)))

    Tou com vontadinha de mudar de look tb ja agora... mas nao me apetece, melhor, nao tenho tempo.

    Beijos

    Rita

    ResponderEliminar
  41. comentários por conveniência são uma seca e para publicidades já me chegam as televendas

    ResponderEliminar
  42. 45 comentários?! Sim, de facto és popular :)

    Maria Sem Frio Nem Casa

    ResponderEliminar
  43. Só para ser do contra, auqi vai um comentário que não tem nada a ver (tu sujeitas-te a estas coisas :p): gosto do novo layout :D
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  44. Pior que isso só mesmo aqueles que se limitam a fazer publicidade a alguma coisa.Raio que os parta...daasss

    ResponderEliminar
  45. E uma coisa que também chega a ser um bocadinho chatinha é quando deixam mensagens feitas. Se é assim nem vale a pena dizer nada (isto é a minha opinião, é claro...).
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  46. Muito bem dito, essa então do passa no meu estou totalmente de acordo!
    Um dia destes alguem que deixou um comentário no meu pela primeira vez foi do tipo "ai amiga(..) passa no meu!" wtf?! desde quando?
    mas o ai amiga partiu-me toda...
    Enfim...
    Há "n" de blogs que leio diariamente que raramente comento!
    So_Risos**

    http://so_risoincognito.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  47. acho que para ser popular é preciso dizer coisas simples, do interesse de todos. voilá

    ResponderEliminar
  48. "podes passar no meu" para mim é spam... não publico... isso e comentários anónimos... um pouco fachizóide, eu sei!

    ResponderEliminar
  49. Lembro-me do "comentador B": bom, brilhante, belíssimo - os comentários recebidos não passavam disto. Certo dia puxei dos adjectivos e argumentei subtilmente essa tal desconfiança.

    Besta ou bestial?...
    Não voltei a receber comentários.

    ":)"

    Eh eh

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura