Avançar para o conteúdo principal

10 de Junho

Tenho um orgulho do caraças em ser portuguesa.

Podemos ser um país teso, com políticos corruptos e com um Factor C (de Cunha) amplamente conhecido...

Mas há qualquer coisa de muito forte que me faz sentir orgulhosa do nosso País. São as pessoas.

Acho que os portugueses são boas pessoas - generalizando, claro. Os portugueses sabem receber bem. Os portugueses podem ser tesos, mas fazem questão de dar tudo o que têm para receber bem qualquer pessoa, mesmo que o vizinho da casa ao lado. Os portugueses são os que se preocupam em passar uma boa imagem do país. Podem emigrar, mas não esquecem as raízes. Defendem que a sua comida é a melhor do mundo. São aqueles que recebem uma selecção de futebol em estado de histeria em Joanesburgo. São os que vibram com o futebol, não por ser futebol, mas por ser a selecção nacional. São ainda os que se esforçam por falar castelhano com os espanhóis e dão umas arranhadelas no francês para se explicarem aos franceses. São os que não negam ajuda a ninguém. Comovem-se com o caso Maddie. Criam uma onda de solidariedade para apoiar a Madeira. Queixam-se do estado do país mas continuam a ser alegres, solidários e a saber receber.

Sim, temos políticos corruptos. Sim, somos tesos. Não temos grande influência na Europa nem somos espectaculares em termos de desenvolvimento. No entanto, a população é rica. Tenho um tremendo orgulho disso.

Comentários

  1. arrepiei-me ao ler isto. Não podia concordar mais minha querida. :')

    ResponderEliminar
  2. Mais do que as pessoas, são os lugares que me identificam com este país. Nos portugueses há uma coisa que me orgulha imenso que é o facto de caso tenham que dizer mal do país, dizem aos seus e nunca aos estrangeiros, nunca ouvi um portugues a dizer mal do pais no estrangeiro, defendem este cantinho que mesmo não sendo o topo de gama da Europa, é um país pacato, sem conflitos graves, com bom clima, lugares diversificados, curtas distâncias... um cantinho do céu. Quantos países se podem orgulhar disso?

    E sim, só agora me lembrei que é 10de Junho dia do país, e eu ainda estou a trabalhar a esta hora e neste dia... :(

    Maldita globalização.

    ResponderEliminar
  3. Sim, é verdade. Qualquer portuga se destaca onde quer que esteja. Se é coisa boa que temos é defendermos a nossa cultura e as nossas origens, mesmo que não sejam as que nos dão mais orgulho. Temos um bom coração e somos hospitaleiros. São características que nos definem... Também tenho orgulho em ser português apesar de por vezes me envergonhar com cestas coisas que fazemos. Mas também temos muitas coisas com o qual nos orgulhamos. Não somos um povo perfeito, até porque não existe nenhum.

    ResponderEliminar
  4. Nós portugueses até podemos ser boas pessoas, mas no caso do futebol que referiste, tenho pena é que os portugueses só tenham orgulho de o ser durante um mês, ou seja, a duração do campeonato de futebol. E podes acreditar que se a nossa selecção não sair bem classificada, os portugueses são os primeiros a insultar os jogadores e a terem vergonha do seu Portugal.
    E realmente os portugueses dão tudo sim, até o que não têm, isto porque tentam mostrar uma imagem de quem está bem na vida mesmo não estando, daí muitas familias estarem individadas. Querem receber bem até o vizinho do lado, porque apenas querem ser melhor que este.
    Felizmente, temos um lado bastante solidário, do qual me orgulho também.
    E não, não somos um povo feliz, sofremos de um fatalismo trágico que vem desde da altura dos Descobrimentos. E não é preciso muito para reparar na tristeza que vai em cada português, basta observar o caminhar de cada pessoa, o olhar, o rosto fechado de quem caminha por estas ruas. Não somos definitivamente um povo feliz.

    ResponderEliminar
  5. =)
    Sim, senhora. Bonito post sobre o nosso Portugal. E tens mesmo razão. podemos estar em primeiro lugar nas coisas más, mas a verdade é que temos também muitas cosias boas no nosso país. E muitas vezes nem reconhecemos isso.

    ResponderEliminar
  6. concordo em todo o que disses-te e ainda acrescentava muito mais que me faz ter tambem um enorme orgulho em Portugal :)

    ResponderEliminar
  7. Tens toda a razão... O Português, pode não ter nada mas dá tudo, só porque gosta de ser simpático! Não há como nós... 8)
    Bjinho*

    ResponderEliminar
  8. E o futebol, não te esqueças do futebol. Quando estão duas equipas dentro das quatro linhas a chutar uma bola e a nossa marcar golo até beijos e abraços damos aos desconhecidos :D

    ResponderEliminar
  9. Olha, não sei o que te diga...
    Gosto do meu País, gosto das pessoas, gosto da vida e do Mundo!

    Gosto de gostar.

    Bjs e bom feriado!

    ResponderEliminar
  10. Eu acredito que Portugal é um pais abençoado, podem rir, mas eu acredito na nossa TERRA, na nossa HISTÓRIA e na NOSSA GENTE, acredito que há uma energia especial que vibra.

    E aqui nos Açores então, é a dobrar, lolol

    ResponderEliminar
  11. Eu gosto imenso de ser portuguesa. Não tenho vergona nenhuma em dizê-lo. E tenho pena de quem sente isso. Problemas todos têm. E nós temos imensas coisas boas :D Adoro o nosso povo e a nossa comida :p
    Beijinhos e bom feriado!

    ResponderEliminar
  12. Como concordo contigo S*!
    Temos orgulho no nosso país, mesmo com as coisas más todas. E mostramos esse orgulho ao mundo sem qualquer vergonha.

    ResponderEliminar
  13. Eu adoro esplanadas e sol. Enquanto houver guito para beber um café ao sul, não saio deste país.

    ResponderEliminar
  14. Bem, ando aqui às voltas, vai para 10 minutos, a escrever e a apagar, mas acho que não vale a pena dizer mais do que isto:
    Eu se fosse a ti, ia ao médico.
    Só podes estar com febre.

    O que eu tinha para dizer sobre o assunto era muito violento e não estou para me irritar a esta hora.
    Remato só com um:
    Quero que Portugal se foda!

    ResponderEliminar
  15. Ser português é isso tudo...

    Kiss**

    ResponderEliminar
  16. Fonix Fresco e Fofo!!!!

    Assim de fofinho não tens nada, lolol

    Então admite lá que também tens orgulho em ser PORTUGUÊS!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura