Avançar para o conteúdo principal

Shutter Island - o day after


Ou horas after, como queiram, já que saí da sala de cinema às três e meia da matina. O filme é bom, desperta-nos, não sentia um pingo de sono. Fiquei vidrada do início ao fim (só desviava o olhar para roubar à irmã o pacote das pipocas).

O Leonardo Dicaprio, como eu já esperava, está cada vez melhor. Não me venham com tretas que não gostam do Dicaprio. Só podem estar a falar do Dicaprio do "Titanic". O Dicaprio do "Diamante de Sangue", do "The Departed - Entre Inimigos", do "Aviador", "Revolutionary Road", "Apanha-me se puderes" é excelente. Adoro o homem e todos os filmes em que entra têm sido fantásticos!

Martin Scorsese é dos poucos realizadores que realmente me cativa. Desde "The Departed" que é impossível não gostar dele.

Gostei de tudo. Dos actores, da história, da forma de filmar, das imagens fortes. Tudo bom, sem críticas.

A história em si... enervante. A certa altura já nem conseguia perceber se era o homem que estava mesmo tolo, se estava a ser bem enganadinho. Coitado, foi muito bem tramado. Mas é imprevisível, faz-nos querer saltar da cadeira e ajudar o homem. As reviravoltas estão sempre a acontecer, coisa que aprecio num bom filme.

‘Don’t you get it? You’re a rat in a maze.’ – George Noyce

Um rato num labirinto: é isso que Teddy Daniels, a personagem principal, representa. Faz-nos sentir pena dele, mas ao mesmo tempo admirá-lo por não desistir de descobrir a verdade.

O final é brilhante, apesar de me ter deixado meia incomodada por não ter percebido muito bem o que afinal se passava ali. "Morrer como um monstro, ou viver como um bom homem?".

Comentários

  1. o esforço que fiz por não ler o post todo =p grr (pretendo ver o filme!)
    mas o meu irmão já o viu e diz que é bastante pesado mas espectacular.

    ResponderEliminar
  2. parece um bom filme para ver nos próximos tempos:)

    ResponderEliminar
  3. Também vi o filme e achei o mesmo. Quanto ao final, deixou qualquer coisa em aberto, que permite ao espectador pensar muitas coisas. Eu, pessoalmente, encontro 2 soluções possiveis:

    - Ou era tudo verdade - eles faziam experiencias com as pessoas - e ele, apercebendo-se de que foi a sua mulher que matou os filhos e não conseguindo viver mais com essa realidade, aceita (sem lutar mais contra isso e fingindo continuar louco) que lhe seja feita uma intervenção...retirando-lhe de vez a memória que ele não quer mais ter.

    - ou ele continuou mesmo doente. Aparentemente teve momentos de lucidez, mas no final volta a fazer reset e a refugiar-se no seu mundo de ilusão.

    Enfim, são suposições! Mas ainda assim, achei o filme cativante!

    ResponderEliminar
  4. Gostava de poder dar uma opinião, mas não vi o filme. Mas valeu a pena vir cá, só para agradecer a visita e perguntar de quem é que não gostas: do alberto joão, ou do sousa tavares? E "Da Minha Moca", gostaste? xD.
    Pareces bastante entendida em cinema e talvez a tua crítica me leve a ir ver, embora deteste filmes "pesados", que me façam sair do cinema irritado, o que parece-me ser o caso deste.

    ResponderEliminar
  5. Quero ver esse filme!!! O Leonardo é mais que a cara laroca do Titanic, cresceu muito como actor.

    ResponderEliminar
  6. Também vi o filme ontem e quando terminou fiquei assim tipo estática a olhar para o ecrã a pensar: Acabou?? saí de lá sem saber bem o que pensar. Hoje já digeri, ja li criticas na net, já li o teu post´e conclui que gostei do filme... ;) Os últimos 10min foram mesmo muito bons e para mim surpreendentes. Beijocas

    ResponderEliminar
  7. Gosto muito do Scorsese.

    Ainda não vi o filme.

    O LDi é um excelente actor.
    Conduzido pelo gigante Scorsese terá todas as condições ara brilhar.

    Saudações

    ResponderEliminar
  8. Realmente tirando todas as histórias em volta do Di Caprio ele é um grande actor!

    ResponderEliminar
  9. convite para a seguir a história de Alice
    lá no ...continuando assim...


    bj
    Teresa

    ResponderEliminar
  10. Uma palavra para não estragar o filme aos outros: lobotomia.

    :-D

    ResponderEliminar
  11. Já me tinham dito que era brutal =)

    ResponderEliminar
  12. Ainda não vi mas quero muito. Acho que Scorsese e Di Caprio é daquelas duplas tipo Burton/ Deep, uma maravilha.

    O Di Caprio fez coisas pouco brilhantes no inicio da carreira mas gosto dele porque tem tido uma evolução positiva, sempre a melhorar e tem feito filmes cada vez melhores e mais bem escolhidos *

    ResponderEliminar
  13. Acho o LDC um actor fantástico, com uma maturidade enrome. Não tem nada de bonitinho no dia a dia mas adquire um grande carisma nas personagens que encarna. Tou mm deserta pra ir ver este filme!!!
    :-)

    ResponderEliminar
  14. É BRUTAL!! E quem está na área da saude mental, como eu, ainda dá mais valor às interpretações, que estão, sem duvida nenhuma, fantásticas! O DiCaprio está cada vez melhor!!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura