Avançar para o conteúdo principal

Hoje fui à biblioteca. Gosto de bibliotecas, gosto de passear por lá, ver os livros, tocar-lhes. Gosto de folhear aqueles calhamaços antigos... Gosto de ler um bocadinho de todos, tentar absorver o seu conteúdo.

Os jardins do Palácio de Cristal são lindos. Nem a chuva consegue diminuir o seu encanto. Fiquei ali longos minutos, a olhar para a rua. Chovia muito, muito mesmo. As folhas das árvores caíam, o vento soprava forte... Uma paisagem que misturava beleza com alguma escuridão. Uma beleza diferente. Não sentia frio mas apertei o casaco junto ao corpo. De vez em quando ainda tenho frio, de vez em quando ainda sinto arrepios... mas há-de passar.

Comentários

  1. Claro que é uma livraria. A vocação é vender livros. Mas ao introduzir a liberdade total para consultar, ler, tratar os livros... a FNAC ter-se-á tornado na «Biblioteca» mais consultada, mais famosa de Portugal, através das suas sucursais.

    Não tem um jardim adjacente... paciência!

    ResponderEliminar
  2. amiga devias de ver o que e jaridens bibliotecas aqui em londres...um abusoooo...bjbj

    ResponderEliminar
  3. Lindo texto. Tb adoro bibliotecas. Livros são minha paixão. Ainda vou conhecer esse palácio. É encantador!

    ResponderEliminar
  4. Adoro bibliotecas/livrarias e afins... O meu namorado é que não tem lá muita paciência para ir comigo lol. Bem pela descrição desse sítio fiquei com vontade de conhecer.

    BJS**

    ResponderEliminar
  5. adoro a gulbenkian ao final da tarde aqueles livros de arte todos e os jardins à volta são qualquer coisa de especial ;)

    ResponderEliminar
  6. bibliotecas e as pessoas que as frequentam, normalmente parecem-me sempre querer saber mais :) gosto disso. saber mais .

    ResponderEliminar
  7. Há certas misturas que tornam as coisas muito bonitas :D

    ResponderEliminar
  8. A única vez que fui a uma biblioteca pública, foi tão mau, que não fui uma segunda vez...
    No Palácio de Cristal (são só coisas ruins!) estive em péssimas condições, juntamente com umas centenas de colegas, a fazer um exame... Não foi o suficiente para me traumatizar, mas também nunca mais lá fui... E não conheci os jardins dos quais falas com tanto carinho!...
    Um texto muito bonito.

    ResponderEliminar
  9. Adoro livros, mas o silêncio das bibliotecas incomoda-me... E gosto de silêncio, mas aquele... Manias!


    Beijinho, S*

    ResponderEliminar
  10. Bibliotecas?! Medo...
    Sou sempre corrido delas lol

    ResponderEliminar
  11. Gosto de bibliotecas, mas prefiro o recanto do lar para poder ler à vontade, sem ouvir "shhhsssss" e outros sons enervantes. Sim, porque numa biblioteca há sempre um palhaço com tosse...

    ResponderEliminar
  12. eu gosto de bibliotecas, adoro a de faro, com a esplanada a dar para o jardim, e a da gulbenkian (tb em faro) nos claustros de um antigo mosteiro...
    alem dos livros, respira-se historia!
    Mas depois prefiro ler em casa, aconchegada no sofá com uma musica de fundo...

    ResponderEliminar
  13. O Palácio de Cristal é lindo... Passeei algumas vezes por lá quando estudei no Porto!... Mas não me lembro da bibliotaca, lol... Eu gostava era de olhar o rio Douro...

    Beijinhos ;P

    ResponderEliminar
  14. ohhh nunca fui ao Palácio de cristal! Tenho que resolver isso!

    ResponderEliminar
  15. As bibliotecas têm um encanto sobre nós indescritível... aliás qualquer sitio que nos rodeie de livros tem toda a minha atenção... bjs

    ResponderEliminar
  16. Que saudades tenho de fazer algo parecido.. dantes adorava sentar-me naqueles cadeirões da biblioteca micipal de Barcelos ao pé da janela a ler um livro e a ouvir a chuva a bater nela.. são coisas simples da vida que gostava de voltar a fazer.
    KissKiss

    ResponderEliminar
  17. adoro bibliotecas também, sinto-me bem entre os livros... e gosto do silêncio... :)

    ResponderEliminar
  18. Seja bem aparecida :)

    Eu adoro ler, e adoro livros... mas livros tocados por muita gente não gosto. Dão-me nojo :-S

    Paneleirices lol

    ResponderEliminar
  19. quando me rodeio de livros tenho a sensação de estar rodeada de personagens a sussurrar as histórias todas que por ali pairam...
    oh e estavas tãaaaaaaaaaao pertinho de mim!
    prá semana vou lá almoçar!
    se vir uma moça a apertar o casaco junto ao peito foi chamar: SSSSSS*
    ;)

    ResponderEliminar
  20. Deve ter sido um cenário lindo...

    **

    ResponderEliminar
  21. Tb gosto. Gosto sobretudo do silêncio que há lá dentro e do cheiro a livros!

    ResponderEliminar
  22. pede ao RUi Rio então para não os destruir... já não falta muito.
    Esses jardins trazem-me muitas memórias *.*

    ResponderEliminar
  23. Uma das coisas que eu gosto nas bibliotecas é o silêncioo das pessoas e só se ouvir o folhear das páginas. É um som que nunca me havia de cansar de ouvir. Quanto os livros adoro aqueles que pesam quase quilos mas que nos ensinam imenso. Tenho pena é do cheiro que alguns deles têm, pois eu sou alérgica a isso... começo logo a espirrar e depois aí lá se acabou o bom silêncio das pessoas!

    ResponderEliminar
  24. Desde que mudei do Porto para Gaia que não fui mais a essa biblioteca.Era sócia e tudo,adorava-a.
    E,sim,nada tira o encanto aos jardins do palácio de cristal!

    Há-de passar ;)

    ResponderEliminar
  25. Os livros contam muitas histórias, às vezes até as de quem os leu, os anotou, os sublinhou, lhes dobrou páginas! Os jardins são um bom complemento para um livro. Quanto aos arrepios...vais ver que qualquer dia vão ser de alegria!

    ResponderEliminar
  26. Os Jardins do Palácio de Cristal têm uma magia intrínseca difícil de explicar mas tão simples de perceber e interiorizar.

    Talvez seja desse silêncio que precisas para te encontrar , e vejas na biblioteca um espaço para esse encontro :)

    boa semana

    ResponderEliminar
  27. Os jardins do Palácio são mesmo lindosss!

    Gostei do cantinho.

    Beijo*

    ResponderEliminar
  28. Os jardins do palácio de cristal são deliciosos..

    ResponderEliminar
  29. Esses jardins lembram-me sempre bons momentos, e são tão tão bonitos =)

    ResponderEliminar
  30. Sem duvida q esses jardins são fantasticos mas ´so tive la uma vez :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura