Avançar para o conteúdo principal

Frivolidades

"Habituamo-nos a tratar os amores como electrodomésticos: quando se escangalham, vamos ao supermercado comprar um novo, igualzinho ao que o outro era. Consertar? Não compensa: o arranjo sai caro, além de que nunca se sabe muito bem onde procurar a peça que falta. Substituímos a eternidade pela repetição, e o mundo começou a tornar-se monótono como uma lição de solfejo. Tememos a maior das vertigens, que é a da duração. Mas no fim de cada sucesso há um cemitério como de Julieta e Romeu, apenas com a diferença da aura, que é afinal tudo."

Inês Pedrosa, "Nas tuas mãos".

Comentários

  1. Tem tudo pode ser substituivel! Por vezes o que parece um desgaste è apenas falta de manutençao :p

    ResponderEliminar
  2. Ora porra, agora que eu estava quase a nomear-te para o Nobel da literatura, chego ao fim e o texto não é teu.
    Onde é que costumas comprar os teus "electrodomésticos": numa loja especializada, ou numa grande superfície?
    Já sabes, isto agora é tudo feito na China. Por muito que escolhas, estás sempre sujeita a ficar "pendurada" a meio de um "trabalhinho". Por isso não vale a pena investires em material caro e de marca. Vai ao chinês e compra meia dúzia deles, pelo mesmo preço.
    Ah, estava a esquecer-me de dizer que tenho estado a falar de "Dildos". eheheh

    Beijoca

    ResponderEliminar
  3. Um bocado "interessante".Vou pesquisar mais sobre a Inês Pedrosa...
    Não conheço..
    Mas tá giro sim senhora.
    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  4. Dildos? Olha eu a pensar que se vendiam só nas sex shops... pelos vistos o Galo costumam ve-los na loja dos chineses. Desconhecia tal coisa.

    E tendo em conta a função dos ditos - é melhor comprar coisa de qualidade. :P

    ResponderEliminar
  5. Pensei assim durante muito tempo. Que a seguir vinha outro e era uma "nova corrida, nova viagem"... E assim foi. A próxima pessoa fez-me sempre esquecer a anterior. Deitei tantas recordações e sentimentos para o lixo. (Em retrospectiva também não eram nada que valesse a pena manter, good riddance.)
    Até encontrar algo que não pode ser substituído. Aconteça o que acontecer. Mesmo que o calcário corroa e o tambor se solte.

    ResponderEliminar
  6. Penas que muitas pessoas se comportem assim, mas enfim, é uma questão de sorte, ou azar, até para sermos 'vendidos' temos de ter sorte em quem nos pega! xD

    ResponderEliminar
  7. Adorei o texto. retrata "aquela" realidade.

    bjs com charme

    ResponderEliminar
  8. Agora viajei até ao "Fazes-me Falta" :')

    ResponderEliminar
  9. Que bonito :)
    Deste.me vontade de ler o livro!

    ResponderEliminar
  10. Sei que não achas grande piada aos desafios... mas merecer o selo que tenho no meu blog para ti na mesma :P Bjinh*

    ResponderEliminar
  11. Se algo se escangalha em quem amamos nós somos as melhores para o conseguir consertar... ;) no entanto... depende muito do problema em causa... beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Se algo se escangalha em quem amamos nós somos as melhores para o conseguir consertar... ;) no entanto... depende muito do problema em causa... beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Infelizmente é a realidade dos dias de hoje... nas relações nada se arranja e tudo se substitui. Gostava que o amor fosse eterno, que tivesse arranjo...

    ResponderEliminar
  14. Aposto que bem escondidinhos nos fundos da loja, o chinês há-de ter "material" para todos os gostos.
    - Sinhola quele modelo chinês, aflicano, ou eulopeu.
    Não te metas em aventuras... o chinês não se livra da fama de ser uma "coisinha" assim parecida com os pauzinhos de comer o "aloz", mas mais fininho eheheh.
    O aflicano tem muita fama, mas há sempre a hipótese de te calhar um pigmeu e ainda ficas mais mal servida do que com o "chinoca". O melhor é jogares no europeu, porque o seguro morreu de velho.

    Tu, com este texto, é começaste a falar de electrodomésticos. eheheh

    Beijinho e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  15. O problema é que hj em dia parece que está tudo facilitado, do género: se esta correr mal arranjo outra. E isso n pode nem deve ser assim. Se existe uma relação é pq as pessoas gostam umas das outras (supostamente), e por isso mesmo deveria valer smp a pena "consertar" em vez de substituir.

    ResponderEliminar
  16. Penso que na questão do amor - se é amor - devemos ser usados em nosso talento e não querer usar o outro - que deverá também ser usado em talento e dom.
    Nós nos usamos e nos movimentamos com o amor.
    O ser querido não é para ser usado a não ser por ele mesmo e do mesmo jeito que coloco.
    Talvez assim, a gente não vá tratar pessoas como eletrodomésticos.
    Obrigada.

    ResponderEliminar
  17. Triste mas verdadeiro...
    Já ninguém se esforça para que dure. Se há tantos mais aí, para quê o esforço?
    Poucas são as pessoas que realmente pensam que o amor não é descartável..

    ResponderEliminar
  18. Inês Pedrosa é fantástica. Gosto muito dos textos dela. Já li o livro "Nas tuas mãos" e recomendo.

    ResponderEliminar
  19. O ser humano é polígamo por natureza. Mas como é condenável ter simultaneamente mais do que um amor, a tendência é "dessincronizar" (se é que esta palavra existe) as relações. De maneira que vamos trocando sucessivamente de parceiros. Basicamente é isto que acontece
    :-)

    ResponderEliminar
  20. Interessante a comparação!!!
    Mas na prática,não é bem assim...

    ResponderEliminar
  21. Da forma como foi postado no texto eu penso não ter esperanças.

    Se você conserta um relacionamento, você tem uma falha no passado. Se você busca um novo amor, você tá ignorando os sentimentos?

    Onde está a esperança neste texto?
    Você compactua com essa falta de esperança?

    Direto do Brasil.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  22. está mesmo real, infelizmente :x lindo!

    ResponderEliminar
  23. hm... não creio.
    Sim, se formos falar de estatisticas.
    Mas o facto é que ainda há pessoas que gostam de classicos e gostam de adquirir as coisas para durarem "para sempre". E há coisas que duram "para sempre". A minha lapiseira caran D'ache, o meu fotometro Leningrade4, o meu relógio de corda, a minha zenit ou a yashica, os velhos discos de vinil, as telas e o que escrevemos em papel...

    ResponderEliminar
  24. Adorei. Os amores (se forem a sério) nunca se substituem.

    ResponderEliminar
  25. gostei do único livro que li dela, mas pelos vistos tudo o que escreve parece interessante! xD

    em relação a uns comentários anteriores, deve estar lá no fundo das lojas assim meio dissimulado, mas não deve ser recomendável... compra com qualidade não vá aquilo deixar passar 'energia' e apanhas uns choques =D loool

    beijinhos...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura