Avançar para o conteúdo principal

Édipo e Electra

Segundo o psicanalista Sigmund Freud, o complexo de Édipo acontece quando a criança se dá conta da diferença de sexos, e tende a centrar a sua atenção "libidinosa" nas pessoas do sexo oposto no ambiente familiar.

O complexo de Electra é uma atitude emocional que, segundo algumas doutrinas psicanalíticas, todas as meninas têm em relação à mãe. É uma atitude que implica uma identificação tão completa com a mãe que a filha deseja, inconscientemente, eliminá-la e ficar com o pai só para si. Daí a frase "menina do papá", geralmente as raparigas têm maior ligação com o pai... enquanto que os rapazes se ligam mais à mãe.

A menina torna-se hostil em relação à mãe porque ela possui o pai e ao mesmo tempo quer ser parecida com ela, numa espécie de competição. Daí que as meninas gostem de se vestir de senhoras, usar saltos altos e brincar com maquilhagem. Alegadamente, para captar a atenção do pai.

Segundo a psicologia, acabamos por ter como homem/mulher ideal uma figura marcante na nossa infância. Acho que a minha figura marcante foi o meu tio. É um ser humano fantástico, honesto e muito preocupado. Põe a família em primeiro lugar. É inteligente, bom conversador, uma pessoa interessante. Tem uma pachorra impressionante para aturar a minha tia. Adora animais. Adora os sobrinhos... Não é pessoa de gestos carinhosos, mas é pessoa de atitudes carinhosas. Tornou-se a minha figura de referência no que diz respeito aos homens. Acho sempre que nenhum lhe chega aos calcanhares. :')

Comentários

  1. A minha referência foi (e será sempre) o meu falecido avô materno.

    ResponderEliminar
  2. Porra, tou a ver que o meu problema é a falta de referências (lol).
    O meu velho era um homem rude do campo, "bebedolas" que esturrou tudo na taberna.
    A minha mãe foi sempre de uma frieza glacial. À sua passagem as goteiras congelavam nos beirados.

    Como é que eu fui sair este "espectáculo" de homem (quase um Adónis) sóbrio e carinhoso, por quem as gajas choram, gritam e arrancam os cabelos???
    Eheheheh.

    Beijoca

    ResponderEliminar
  3. É engraçado que eu já conhecia esses 2 complexos, por ter estudado psicologia, e acho que o meu namorado emn certas piadas e assim se assemelha ao meu pai xD Isso mete-me medo! LOL

    ***

    ResponderEliminar
  4. eu não fujo à regra e sou mais com a minha mãe...

    o teu tio devia ler o teu post e ia ficar todo orgulhoso :)

    beijinho

    ResponderEliminar
  5. Muito culta a menina. Já diz uma música:

    "Father!?
    Yes Son!
    I want to kill you...

    Mother?!?! I want to, fuck you all night long baby"

    bjs com charme

    ResponderEliminar
  6. Fiquei coladinha a ler o post,muito interessante mesmo.

    Acho que,a escolher uma referência masculina,seria o meu irmão.Sim,também estava sempre muito ligada ao meu pai...mas...enfim...

    ResponderEliminar
  7. A minha figura de referência,é sem dúvida a minha mãe...=)Tem um feitiosinho...;)

    ResponderEliminar
  8. Eu acho que a minha figura de referência é a minha mãe, e somos demasiado parecidas. O meu pai e o meu marido são o oposto um do outro! Acho que não me insiro muito nessas categorias!

    ResponderEliminar
  9. S*, é um prazer ler-te. E como se não bastasse, ainda aprendo!
    Obrigado. :-)

    Beijo,

    ResponderEliminar
  10. Por aqui a figura de referência, e apesar de ter falecido sendo eu ainda um jovem, é o meu avô do lado materno. Do que vivi com ele, aprendi bastante. A Ele, lhe dedico tudo o que consigo.

    ResponderEliminar
  11. Por acaso adorei aprender sobre isso em filosofia e psicologia e sempre achei interessante. Vai ser giro de observar quando tiver um miúdo.

    E parabéns ao tio pela descrição tem uns calcanhares gigantes e intimidadores ;)

    ResponderEliminar
  12. Cada vez mais me convenço de que na minha procura, tento achar um homem o mais parecido possível com o meu pai. Sem dúvida aquela figura que me inspira. E eu a tal menina do papá =X

    ResponderEliminar
  13. Lembro-me bem dessa matéria em psicologia e estou sempre a confirmar que de facto bate certo!

    ResponderEliminar
  14. Sempre interpretei o complexo de Electra de uma forma mais simplista: achava que era o equivalente ao Édipo, mas entre pai e filha (no fundo não sabia a parte da "inveja" e desejo de substituir a mãe). Gosto de aprender com os posts:D*

    ResponderEliminar
  15. Hm, nao fazia ideia dessa inveja toda...eu por acaso nao tenho. Adoro o meu pai, mas dou-me muito melhor com a minha mae.
    *

    ResponderEliminar
  16. Andas a "laurear a pevide", ou eu não me chame Galo eheheh.
    23 horas sem escreveres nada?

    Beijinho

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura