Avançar para o conteúdo principal

Dilemas morais

Dilemas morais são situações nas quais nenhuma solução é satisfatória. Não percebemos bem o que é certo ou errado, é difícil decidir.

Um comboio vai atingir 5 pessoas que trabalham desprevenidas sobre a linha. Tens a oportunidade de evitar a tragédia accionando uma alavanca que leva o comboio para outra linha. Nessa outra linha, o comboio atingirá apenas uma pessoa. Mudarias o trajecto, salvando as cinco e matando um?

Este dilema moral foi apresentado a voluntários por Joshua Greene, da Universidade Harvard. Segundo as investigações de Greene, a maioria das pessoas diz que é aceitável mudar o trajecto do comboio. Esta opinião baseia-se na doutrina criada pelo filósofo inglês John Stuart Mill, no século XIX. Para ele, a moral está na consequência: a atitude mais correcta é a que resulta na maior felicidade para o máximo de pessoas.

Segundo Freud, as nossas respostas a estes dilemas morais indicam diferentes níveis de desenvolvimentos moral.

Outro dilema... um homem é casado há muitos anos. A mulher está gravemente doente. O homem sabe que na farmácia mais próxima tem um medicamento muito caro que pode salvar a vida à sua mulher. Não tem dinheiro para o comprar e opta por assaltar a farmácia. É legítimo assaltar a farmácia? Deve ser perdoado...?


Comentários

  1. Eu até sou fan do Sr Sigmund, mas de verdade ele fumava um nadinha de rapé a mais né?
    Mas era bom moço!!
    Beijuuuu
    Lak

    ResponderEliminar
  2. Quanto ao último dilema, acho que seria legitimo caso essa se apresentasse como a última alternativa para lhe salvar a vida. Seja como for, ninguém é ninguém para julgar o outro. Normalmente toda a gente tem um motivo para fazer as coisas. E muitas vezes o que parece uma atitude horrenda vista de fora, é uma atitude acertada no enquadramento das circunstâncias. Apesar de odiar esta frase...cada caso é um caso :p

    ResponderEliminar
  3. Boa! Mas na nossa sociedade (leia-se Portugal) não seria dilema nenhum. Já estou a ver a notícia no correio da manhã: "Homem assalta farmácia, abandona a mulher doente e foge com a amante". E depois de apanhado pela polícia, até é capaz de ser perdoado pela sociedade. Se tiver a sorte de aparecer na TVI e que a mulher seja muito feia e gorda e a amante muito bonita e elegante.

    Quanto ao dilema moral em si, olha a resposta para mim, está aqui

    ResponderEliminar
  4. O primeiro dilemo é complicado de tomar uma decisão. Já o segundo é fácil, dado que o dinheiro é por si só imoral e mais ainda quando faz a diferença entre a vida e a morte, por isso está a ver qual é a minha resposta para a sua solução!

    ResponderEliminar
  5. O 1º caso dou como exemplo em situações de guerra alguns inocentes terão que morrer para salvar milhares algumas situações na 2ª guerra mundial e não só...

    As minorias têm que ser sacrificadas pelas maiorias(infelizmente).

    O problema estaria na consciencia da pessoa que fez a opção(depois)

    No segundo caso ele teria que logicamente que assaltar a framácia, podia era sofrer as consequencias, que me desculpe de ser tão racional.

    ResponderEliminar
  6. Pronto no primeiro caso concordo, apesar de achar que a outra pessoa não merecia morrer.

    Mas no segundo ele poderia ter várias opções, desde pedir dinheiro aos amigos, ao banco... e só em último caso recorrer ao assalto, porque se vamos a assaltar por tudo e por nada isto vira uma anarquia... bem... estamos no bom caminho!

    ResponderEliminar
  7. E lá vem a matéria do 11º de Filosofia... :p

    Bem, se o senhor SÓ levar aquele medicamento talvez seja perdoavel... mas porque não pede ao farmaceutico e depois paga por prestações? Há sempre uma solução melhor...

    Beijos*

    (como no caso do comboio, podiamos tirar aquela unica pessoa da linha e mudar o comboio de direcção... simples)

    ResponderEliminar
  8. Ora bem... Isto não é facil!! Em relação ao primeiro dilema, estou um pouco de pé atrás... Sei lá se a outra pessoa é da minha familia, ou alguém que me toque!! Acho, que aqui existem muitas conseqùências, que tem que ser pensadas... Quanto ao segundo dilema, de todo que deve ser perdoado...

    ResponderEliminar
  9. e ele não podia explicar a situação ao farmaceutico? Se mesmo assim não resultasse e ele só roubasse aquele medicamento, então acho que sim, que devia ser perdoado...

    ResponderEliminar
  10. há um filme sobre uma situação desse tipo mas do qual não me recordo do nome... em que o homem faz reféns num hospital porque não querem operar o filho por não terem seguro de saúde que cubra os custos da operação.

    eu ia à farmácia, pedia o medicamento e CORRIA de lá pra fora! catch me if you can!
    *isto não é assalto pois não? é SÓ roubar ao estilo Robin Woods:P

    ResponderEliminar
  11. É legitimo e tem perdão. O estado depois que pagasse o roubo ao farmaceutico. Se há hipoteses de salvar, não se pode deixar morrer. Eu assaltava nem que não fosse perdoada.

    ResponderEliminar
  12. Essas coisas filosóficas dão cabo da minha pessoa... a minha resposta ao 2º dilema é sim senhor... mais que legítimos e sim senhor tem perdão... nem mais!

    Beijos

    Pink

    ResponderEliminar
  13. Se no primeiro caso, baseando-nos em John Stuart Mill, a melhor decisão é salvar o máximo de pessoas, no segundo já não é assim.
    Embora o assalto à farmácia possa prejudicar várias pessoas da empresa farmacêutica, apenas para salvar a mulher doente, é lógico que, do ponto de vista humano, o marido desesperado deve ser perdoado e até louvado pela atitude.

    ResponderEliminar
  14. Passa por lá, que parece que o link já dá!! 8)

    ResponderEliminar
  15. Eu penso como a Bailarina, no 1º sei lá se a outra pessoa é da minha familia, ou alguém que me toque...quanto ao 2º, se não tivesse mais hipotese nehuma roubava a farmácia!!

    ResponderEliminar
  16. Se é dilema é porque é difícil que se farta de responder! Ao primeiro nem sei...ao segundo, definitivamente sim! Que assalte a dita farmácia e seja perdoado.

    ResponderEliminar
  17. Outro dilema moral se pode colocar ao homem que tem a alavanca na mão.
    O facto de o comboio ir a caminho de matar 5 pessoas, é um mero acidente, enquanto que se mudar deliberadamente a "agulha", ele tem consciência de que vai matar aquele homem.
    Depois não há quem lhe garanta que os 5 homens não se apercebem da chegada do comboio, o que ainda o deixará num dilema mior (ou um trilema, uma vez que lhe acrescentei outra elemento eheheh).

    No segundo caso acho que nem se deve levantar a questão moral. Assaltar a farmácia para salvar uma vida humana não é mais grave do que a farmácia "assalta-nos" todas as vezes que precisamos de medicamentos e como ladrão que rouba a ladrão, tem cem anos de perdão... eheheh

    Beijinho

    ResponderEliminar
  18. O primeiro é de facto um dilema dos grandes. Porque, apesar de por um lado irmos salvar quatro vidas, quem somos nós para pôr e dispôr das vidas das pessoas e provocar uma morte que de outra forma não existiria?

    No dois, sim, penso que é legitimo e perdoável, com poucas dúvidas da minha parte ;) Acho que não é um dilema..

    ResponderEliminar
  19. depois do fiambre da perna extra dois dilemas destes é demais!
    só tenho resposta para o segundo: sim, sem margem para dúvidas.

    ResponderEliminar
  20. É complicado. Eu tenho a minha opinião, e há com certeza muita gente com opiniões diferentes. Por isso gosto de discutir este género de coisas, mas sobretudo gosto de respeitar a opinião dos outros, e que respeitem a minha. Questões éticas são lixadas...

    ResponderEliminar
  21. Isto lembra-me as aulas de filosofia!
    No último caso eu acho que é legítimo, pois não está a "prejudicar" ninguém. Quer dizer, está e não está, é complicado. Quanto ao primeiro caso... eu não sei o que pensar nesse.

    ResponderEliminar
  22. Dilema moral é se, mudando o comboio de linha, "tu" morreres. Aí, sim, grande dilema... Ou tu ou X pessoas.

    ResponderEliminar
  23. Sem dúvida um dos textos mais interessantes que já li aqui.
    Se eu podia viver sem este blog?
    Podia........
    Mas não seria a mesma coisa. lolll

    ResponderEliminar
  24. Obrigada =)

    Começando pelo fim,seria ilegal mas compreensível.Havia sempre aquela de pedir ajuda a amigos ou familiares.
    O primeiro...lá dizia o Estaline(acho eu) que uma morte era uma tragédia,muitas era estatística.Ok,5 pessoas não é uma multidão...eu não sabia bem o que fazer,desviar o comboio para a outra linha sabendo que estava lá uma pessoa...txi,lixado!

    ResponderEliminar
  25. Lol bem tu tens um jeito para nos por a pensar! E olha que isso no meu caso é um feito! Deixa cá ver (gosto muito deste tema/dilema) em relação à questão colocada eu diria: que é racional ele assaltar a farmácia mas apenas se todas as restantes hipóteses falharam e se procurar mesmo ser perdoado custe o que isso custar. Mas este é mesmo daqueles casos "você decide!" em que até gosto mais de pensar na questão do que chegar a uma conclusão lol. Obrigado por isso :)

    ResponderEliminar
  26. Isto é só filosofia...Muito bem S*...;)

    ResponderEliminar
  27. Costumo usar o exemplo de "era capaz de matar o meu marido para dar o dar de comer aos meus filhos a morrerem de fome", para explicar o extremo a que poderia chegar para salvar-me a mim e alguém que Amo.

    ResponderEliminar
  28. Assaltar eu assaltava mas assumia o meu erro. :):)

    ResponderEliminar
  29. Eu fazia de tudo para não assaltar.. pedia, implorava para pagar mais tarde, às prestações.. acho que não partiria para a última "solução".
    Já agora: a noticia de hoje, uma americana fez 15 abortos porque tinha medo do marido... 15.. não é um, nem 2.. neste caso sou contra!!
    KissKiss

    ResponderEliminar
  30. O primeiro dilema é bastante injusto. E legalmente isso é punível sabias? Não podes salvar 5 p matar 1. Não deixava de ser homicídio. Uma vida é uma vida, n é quantificável. Acho que nesse caso eu n mudava de linha, se o comboio tinha de ir por ali era por ali que tinha de ir. Se eu mudasse o comboio de linha e matasse essa única pessoa, a culpa seria somente minha.

    Qto ao último exemplo, acho perfeitamente legítimo. Eu fazia o mesmo. Em situações limite n olhamos a convenções. Perdoado pela justiça n sei, mas por mim era.

    ResponderEliminar
  31. São dilemas difíceis de optar...
    A justificativa deles se calhar estaria de uma maneira mais clara em nossas cabeças se acontece conosco tais situações!
    Dificil mesmo!
    Bom fds e bjks

    ResponderEliminar
  32. Dilemas morais são sempre complicados de resolver... A nossa consciência é que deverá nos guiar, fundamentalmente...

    ResponderEliminar
  33. Decidir que a vida de 5 pessoas tem mais valor do que a de uma, só por uma questão de quantidade, é talvez redutor... ajuizar sobre a matéria é demasiado exigente para a minha fraca capacidade de decidir sobre a vida de outros!
    Quanto ao segundo caso até por menos dava carta branca para o assalto à farmácia... não são esses os "negócios" que nos assaltam a nós, quando estamos nas suas mãos, fragilizados e sem alternativa, senão deixarmo-nos mesmo roubar por quem tem os olhos postos no lucro desenfreado, acima de qualquer preço???

    ResponderEliminar
  34. Se fosse para alguem que eu amasse, eu assaltava a farmácia...

    Mas isso sou eu que faço tudo por amor!

    Deve ser por isso que as vezes me sinto só...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura