Avançar para o conteúdo principal

"O que é mais importante: a Viagem ou o Destino?"

Há pessoas que consideram mais importante a Viagem, o trajecto que traçamos, as etapas que ultrapassamos. Para estas pessoas, a Viagem é o mais importante porque o ser humano vai mudando de acordo com as suas experiências pessoais.

A nossa experiência de vida faz-nos mudar. Caímos, levantamo-nos, crescemos, aprendemos, evoluímos. Durante a Viagem a pessoa muda, porque assim tem de ser. Há quem tenha viagens mais fáceis e há quem tenha viagens muito pesarosas. E cada pessoa lida com as adversidades da vida de forma diferente. Mas há um ponto em comum: todas as viagens nos enriquecem. Umas mais e outra menos, mas todas nos acrescentam algo. Não somos os mesmos na casa de partida e no ponto de chegada.

Depois há os que consideram que o mais importante é o Destino, porque só tendo um destino bem definido conseguimos traçar uma viagem. Só tendo um Destino bem definido teremos força para enfrentar as adversidades da Viagem. E é essa vontade de chegar ao Destino que nos dá forças para caminhar ao longo de toda a viagem. É o Destino que faz os pés avançar. É ele que nos faz parar, descansar, limpar o suor e arranjar mais forças (sabe-se lá de onde) para continuar a Viagem. É essa vontade incessante de chegar ao Destino que nos faz caminhar.

Eu considero que ambas são importantes, mas a escolher, escolheria a Viagem. É a viagem que nos amadurece, é a viagem que nos muda. De que nos vale chegar a um Destino, se a viagem nada nos ensinou?

E se, a meio da viagem, percebermos que o Destino que queremos é outro? A Viagem é fundamental porque é ela que esclarece as nossas reais vontades. Podemos estar certos de querer chegar a um Destino… e só a Viagem nos poderá mostrar que afinal queremos outra coisa.

Como pessoa emotiva que sou, considero que é a Viagem a parte que mais joga com os nossos sentimentos. A Viagem elucida-nos, abre-nos horizontes. É durante a Viagem que vamos tendo consciência dos múltiplos destinos que existem. É durante a Viagem que vamos perceber o que gostamos e o que não gostamos. De que nos vale chegar ao Destino sem nada termos aprendido? De nada. Não evoluímos.

É a Viagem que nos mostra o bom e o mau, o certo e o errado. É durante ela que nos tornamos pessoas de personalidade bem definida – seja para o bem ou para o mal.

Além disso, é a Viagem que nos permite conhecer outras pessoas. É a Viagem que nos permite arranjar companhia para o nosso trajecto. E caminhar a dois – em direcção a um mesmo Destino – é uma aventura bem mais deliciosa.

Eu tenho bem definido aquele que desejo ser o meu Destino. Acho que todos temos. Todos sonhamos com um futuro para nós. Tendo esse Destino bem traçado, é levantar, atar os cordões das sapatilhas, sacudir a poeira das calças, limpar o rosto… e seguir Viagem.


--> Texto escrito a convite do Phyxius, do blogue Pensamentos de Éolo. Parabéns pelos cem posts, parabéns pelos textos e pelas emoções. E obrigada por - de alguma forma - me teres feito pensar na minha vida.

Comentários

  1. Acredito que para conseguir chegar a algum lado temos que percorrer diversos caminhos, como dizes muito bem, enriquecedores. Eu escolheria os 2, com mais ponderancia na viagem do que no destino.
    KissKiss*

    ResponderEliminar
  2. Ao contrário de muita gente, o considero que a a viagem deve merecer o destino, e não o contrário.
    O importante é o percurso, o resto são semáforos...

    ResponderEliminar
  3. Também sou mais adepta da viagem, porque só viajando é que conhecemos mundo e muitas vezes a nós mesmos, mas também é importante termos um destino bem traçado, pois só assim organizamos a nossa viagem.

    Resumindo e baralhando, também é bom algumas vezes irmos sem destino e aprendermos a chegar a algum sítio.

    Revejo as tuas palavras em muitas coisas que já fiz na minha vida:)

    Beij*

    ResponderEliminar
  4. Eu acho os 2 igualmente importantes, porque se não for a nossa determinação no destino nem sequer fazemos a viagem.

    ResponderEliminar
  5. Concordo plenamente contigo. E o texto está muito bom (coisa raríssima em ti eheheh), o que faz com que apesar de longo se leia bem, até ao fim.
    Já viajei um pouco pelo Mundo e pela vida e muitas vezes parei a meio da viagem a pensar nisto.
    Eu até vou um pouco mais longe e acho que há uma terceira hipótese em questão. A euforia de antes da partida tem a sua dose de interesse.
    Depois, se interpretarmos a vida como uma viagem (e parece-me ser isso que está subjacente no teu texto), convenhamos que o "destino" não é lá muito auspicioso.
    É uma viagem cujo destino é quase sempre um buraco frio e escuro (a não ser prós gajos que são "cromados" eheheh)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  6. Acho que o que mais importa é a vaigem, pois é através dela que aprendemos, que mudamos, que crescemos...no fundo o destino é apenas o fruto do modo como fizemos essa viagem...

    ResponderEliminar
  7. Que texto tão bem concebido e parido.
    Há pouco tempo enviaram-me um e-mail, daqueles que os amigos passam de uns para os outros, alguns muito "chatos", lindíssimo muito marcante,impressionante mesmo, comparava a nossa vida a uma viagem de comboio, as relações entre os passageiros, quem entrava durante a viagem, quem saía...
    O seu está em paralelo com a marca que o outro me deixou!
    Parabéns! Gostava de conseguir escrever assim...

    ResponderEliminar
  8. Parece-me que a Viagem é o que sabe melhor. Mas não consigo também ver um só Destino. Vamos tendo "destinozinhos" pela Viagem fora:)

    ResponderEliminar
  9. Axo k é a viagem, é d onde tiramos tudo... o Destino é apenas o final da viagem, já n ha mais nada alem do destino. A viagem desde que inicia até acaba é uma incognita!

    bjos!

    ResponderEliminar
  10. A Viagem que fazes está traçada no teu Destino...

    *

    ResponderEliminar
  11. Acredita que não o keria fazer linda mas estou farta de provocaçoes...eles fizeram o k fizeram e eu fikei na minha. Ainda lutei por ele uns tempos mas em vão. Agora por favor, não mexam com o meu filho nem venham com essas de dilemas pessoais... Chega a um ponto que isto arrebenta!

    ResponderEliminar
  12. o que acho mais importante é mesmo a companhia, e não falo em alguem em concreto, mas sim é fundamental termos pessoas fantasticas e que amamos a nossa volta, mas sim de nós mesmos... tem que existir amor proprio, acharmo-mos pessoas interessantes e sobretudo adorar-mos a nossa companhia para poder ter uma viagem productiva e um destino maravilhoso :)

    beijinhos enormes

    ResponderEliminar
  13. Concordo contigo
    O importante é a viagem, o destino é apenas um ponto de referência que durante a viagem pode mudar, ser a alterado, mas não se desvanece a não ser que nos perda-mos!

    ResponderEliminar
  14. Sem duvida alguma que percurso, a viajem, o caminho ou seja lá o que for é o mais importante, porque muitas vezes a vida dá uma volta, muitas vezes nos deparamos com obstáculos dificeis de contornar que nos obriga a mudar de destino, é como um avião, que se segue um determinado rumo e por algum motivo, (por exemplo mau tempo), tem de mudar a rota e aterrar em algum outro lugar.
    O importante é saber caminhar, viajar, navegar, como queiram, andar para algum lado, aprendendo e aceitando as nossas experiencias.


    Um beijinho Sanxeri

    ResponderEliminar
  15. às vezes o ideal de destino muda pela viagem que fazemos. pk a viagem enriquece e abre-nos os olhos! e as vezes aquele k parecia um destino de sonho da lugar a outros!

    ResponderEliminar
  16. Sem dúvida que o mais importante é a viagem...Onde damos "cambalhotas","cabeçadas"...E onde aprendemos...

    O destino,apesar de se ouvir dizer que já está traçado...Eu pessoalmente não concordo com isso...Pois acho que o destino,somos nós que o fazemos...É o resultado da nossa viagem...Boa ou má...

    ResponderEliminar
  17. A viagem para aqueles que já possuem destino. O destino para aqueles que como eu ainda estão na partida... mas que já querem meter-se a caminho.

    ResponderEliminar
  18. Apenas uma frase cujo autor não me recordo: "não há batalha mais amargamente perdida do que aquela em que não se lutou". :)
    Keep walking...

    ResponderEliminar
  19. Não acho que seja indissociável ;)

    bjo***

    ResponderEliminar
  20. Não acho que seja indissociável ;)

    bjo***

    ResponderEliminar
  21. Concordo contigo, ambos são importantes e entrecruzam-se! Mas, não querendo ser fatalista, por vezes acredito bem mais no destino e penso que não há coincidências...

    ResponderEliminar
  22. E por vezes os planos que se fazem também são muito importantes. Porque durante a viagem podemos reparar que se os planos fossem outros a viagem poderia estar a ser melhor (ou pior), e isso faz-nos pensar com mais calma e clareza. Assim da próxima vez iremos ter mais atenção aos pequenos pormenores que nos farão valorizar mais a viagem, e o destino poderá ser muito melhor.

    Beijinho**

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura