Avançar para o conteúdo principal

Inverter a pirâmide


Acho que hoje em dias as pessoas exigem de mais. Ter ambições é bom, é óptimo, é sinal de que não nos conformamos com pouco. Mas almejar a perfeição não me parece ser uma boa ideia.

Talvez devido às novelas, aos livros e aos cinemas - onde toda a gente é linda e tem vidas perfeitas - toda a gente se mostra insatisfeita com o que tem. Ninguém está feliz. Parece que nada as satisfaz.

A vida não é um filme. A vida não é a série "O Sexo e a Cidade", em que só se fala de roupas, malas e homens (nada contra, eu até adoro malas :P ).

Deixa-me um bocado triste ver pessoas que baseiam a sua felicidade em coisa tão importantes como ter um namorado, um bolsa xpto e uma casa com piscina.

Se sou feliz? Sou.

Podia ser mais feliz? Claro que podia. Podia ter uma quinta, em vez de um apartamento. Podia ter um jeitoso a meu lado. Podia ser rica. Podia muita coisa. Mas não tenho. E sou feliz com o que tenho. Claro que há dias em que me apetecia mesmo mesmo ter um namorado porreiraço com quem partilhar a vida. Mas também não tenho - temos pena.

Não, não sou coitadinha nem coisa que valha. Nem me conformo com pouco. Apenas acredito ter as prioridades bem definidas.

Família, saúde, estabilidade emocional. Isso tenho. O resto vem por acréscimo.

--> Pirâmide das necessidades de Maslow.

Comentários

  1. ººº
    .....oooO.............
    ....(....)....Oooo....
    .....)../. ...(....)..
    .....(_/.......)../...
    .............. (_/....
    ... PASSEI POR .......
    .......... AQUI ......
    ......................

    P'ra desejar...
    ótimo fim-de-semana

    ., . - . - , _ , .
    .) ` - . .> ' `(
    / . . . .` . .
    |. . . . . |. . .|
    . . . . ./ . ./
    .. `=( /.=`
    .... `-;`.-'
    ......`)( ... ,
    ....... || _.-'|
    ........|| _,/
    ........|| .*´¨)
    ¸.•´¸.•*... ¸.•*¨)
    (¸.•´ (¸.•` *
    Beijo enorme !!
    ¸.•´¸.•*... ¸.•*¨)
    (¸.•´ (¸.•` **?*?

    --
    ► Jota Ene ๏̯͡๏

    ResponderEliminar
  2. Adorei o texto. E concorde plenamente como que disseste!

    ResponderEliminar
  3. Eu também gostava de ter essas coisas que tu dizeste, que por um lado todos sonhamos ter, mas por outro dá sempre muito mais gozo sermos nós a conquistá las, e como tu tb nao me conformo com pouco, mas sou feliz com aquilo que tenho agora. ( :

    ResponderEliminar
  4. Há várias formas de ser feliz! Nenhuma delas errada. Consoante a nossa vida, assim os nossos estados de felicidade se vão transformando.

    Se eu já fui mais feliz do que sou agora? Sim já! No entanto luto por ser feliz todos dias, mesmo que seja de maneira diferente.

    ResponderEliminar
  5. Claro que és feliz! :) Tens o Fred! "Dá à mãe" Ahahahah, o que tu me fizeste rir!

    ResponderEliminar
  6. Eu como sou um gajo que gosta smp de fundamentar as coisas que digo, dou smp o exemplo dessa pirâmide qdo quero demonstrar a alguém pq é que nunca andamos satisfeitos com o que temos. Faz parte da natureza humana...quando atingimos um patamar e nos sentimos satisfeitos, queremos logo atingir o posterior, e n descansamos até o conseguir.

    O problema é que n se consegue :|

    ResponderEliminar
  7. Correcção: O problema é QDO n se consegue :|

    ResponderEliminar
  8. Eu também sou feliz com o que tenho:) E vou tentando ter mais, mas se não conseguir e achar que não faz sentido continuar a tentar, continuo feliz...(optimista demais, dizem-me uns...optimista qb, acho eu:P)

    ResponderEliminar
  9. "não tenho tudo o que quero, mas amo tudo o que tenho"... resumindo numa frase era isto que dizes, não é?

    ResponderEliminar
  10. Hoje a sociedade põe a fasquia alta demais e quem não consegue "saltar" sente-se muito infeliz, porque lhe ensinaram que "aquilo" era a felicidade.
    Ser feliz ou infeliz não tem nada a ver com bens materiais, com dinheiro... embora isso ajude, não é o mais importante.
    Há que aprender a ser feliz porque está um lindo dia de sol, porque esse é que quando nasce, é para todos. O dinheiro é só para alguns e "eles" não gostam de dividir com ninguém.
    Um namorado ao lado também não é sinónimo de felicidade (eu ia ficar muito infeliz com um "namorado" ao lado ;D). Às vezes é ao contrário. Antes só, do que mal acompanhado.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. É assim mesmo. concordo plenamente.

    Beijinho

    ResponderEliminar
  12. Que belo texto =)

    Acho que cada um desenha a sua própria felicidade;é bastante subjectivo.
    Há quem encontre felicidade onde outra pessoas encontram futilidade ou banalidade...

    Mas,grosso modo,acho que não damos valor às coisas que devemos,e concordo quando dizes que parece que nunca estamos satisfeitos com aquilo que temos.

    ResponderEliminar
  13. A maior parte das pessoas não se contenta com aquilo que tem...Ainda bem que pensas o contrário!

    ;)

    Embora eu ache que ninguém é totalmente feliz, nem eu sou!

    ResponderEliminar
  14. Olha a bela pirâmide das necessidades, segundo o Sr. Maslow... Ai ai, já nao me basta ver essa coisa linda no trabalho, ainda tenho de me esbarrar com ela no teu blogue?? :p

    Ora bem, segundo o dito Sr., o ser humano só almeja mais alguma coisa, quando tem as necessidades básicas satisfeitas... Que é como quem diz, eu só tenho uma vontade irresistivel de comprar aquela bolsa linda linda, porque tenho uma casinha confortável, uma caminha quentinha, comidinha boa e saudável no frigorífico, etc etc etc... Eu só sinto uma necessidade absoluta de encontrar a cara-metade, porque necessidades mais básicas (como a segurança no emprego) já estão satisfeitas... Ora, sem me querer armar em socióloga (pq até nem o sou), esta pirâmide consegue explicar mt bem o porquê de haver tantos divórcios e separações em tempos de crise...

    Mas o que eu gosto mesmo mesmo, mas mesmo mesmo, é dos debates que se instalam na sala de formação qd os meus queridos percebem que "sexo" é considerado necessidáde básica...

    Pois é... O que nos leva à tua questão... Sim, há muito boa gente que, aparentemente, tem as prioridades trocadas... possivelmente não é bem assim... Se já têm as necessidades básicas satisfeitas, é normal que procurem algo no patamar acima... É o que diz a teoria do sr., e eu concordo com ela...

    ResponderEliminar
  15. É tão verdade o que dizes. Hoje em dia parece que o que importa é a embalagem e não o que as pessoas são realmente... E que importa é o que as pessoas têm e não o que fazem... Ainda bem que existem pessoas como tu que não pensam como a maior parte das almas depenadas. Bjinh*

    ResponderEliminar
  16. "Feliz a 100 por cento, só mesmo, só mesmo o Pateta Feliz"

    Partilho a mesma ideia. :)

    ResponderEliminar
  17. Nunca nos sentimos plenamente felizes.. Há-de haver sempre qualquer coisa a faltar. Mas tendo saúde, um pouco de dinheiro, familia e amigos, acho que o resto vem por acréscimo..

    beijinho.

    ResponderEliminar
  18. Pirâmide de Maslow invertida: alinho. :)

    ResponderEliminar
  19. Completamente de acordo :)
    Às vezes somos demasiado ambiciosos a querer o que não temos e esquecemo-nos do que temos. Do quanto isso vale e é importante!
    beijo

    ResponderEliminar
  20. Ser feliz é amar tudo aquilo que temos e aquilo que somos...não faz mal nenhum ambicionarmos em ter um pouco mais, digo eu, mas tudo em proporções iguais, até porque para nos sentirmos bem, a nossa balança têm de estar e ser equilibrada. Ter saúde é o fundamental, acredita. O resto, vem mesmo por acrescimo.

    *

    ResponderEliminar
  21. As prioridades do Homem são mutáveis. Nunca está satisfeito com o que tem. Como eu costumo dizer, haja saúde e amigos que tudo o resto vem por acréscimo ;)

    ResponderEliminar
  22. Sáude, sem dúvida, nem sabemos o Bem que é, qd reinam as doenças oncológicas em pessoas cada vez mais jovens. Segurança civil, outro bem muito valioso (roubos, raptos, sequestros, violência). Estabilidade económica, fundamental ("casa onde não há pão...").
    No campo emocional, as coisas são como as marés: vão e vêm, uns dias melhores, outros piores... Bj

    ResponderEliminar
  23. querida S como concordo com as tuas palavras..... Nem uma letra a mais nem a menos. beijinhos

    ResponderEliminar
  24. Sabes, concordo contigo.
    Sim, amava ter muita coisa, principalmente, como romântica que sou, amava encontrar o homem (o homem..vá, o rapaz x)) perfeito para mim.
    Às vezes perguntam-me: "Ahh porque é que não tens namorado?"
    Mas porque raio tenho eu de ter namorado? É obrigatório??
    Claro que gostava mas se ainda não encontrei a tal pessoa ou se essa pessoa ainda não me encontrou a mim tenho de namorar com uma série de gente antes disso??
    Não é que ache mal as pessoas que têm muitos namorados mas não me venham chatear a cabeça -.-'

    P.S.:Também gosto de malas. Se pudesse, tinha uma para cada dia do ano...Malas e sapatos :P

    ResponderEliminar
  25. Revolta? :p

    De facto a pirâmide de Maslow é um excelente modelo conceptual para demonstrar a evolução das entidades sociais, mas com pouca (escassa, aliás) base empírica. Por isso, há que invertê-la, rodá-la, tirar realizações e colocar outras até encontrar a pirâmide de cada um :)

    ResponderEliminar
  26. Concordo...nos dias de hoje as pessoas querem demais...eu também quero, mas no fundo também sou feliz com o que tenho...e sei que se tiver mais posso não ser tão feliz.

    ResponderEliminar
  27. Também concordo. Sou feliz. Com aquilo que tenho e que já alcancei. A família que está sempre presente, o namorado que adoro, os amigos que são poucos mas bons. A saúde é importante também. E tenho o meu emprego. Agora o resto, os bens materiais...tenho a minha casa que não é um palácio mas é minha e o meu carrinho...o resto vem tudo por acréscimo :D

    ResponderEliminar
  28. Eu acho que só era totalmente feliz se fosse rico. Dizem que o dinheiro não traz felicidade, mas eu nao vejo nenhum milionário infeliz

    ResponderEliminar
  29. Valorizar o que de melhor temos ,como fazes parece me o mais sensato e inteligente.A vida é demasiado curta para a desperdiçarmos á deriva.Apreciar cada gesto,cada sorriso,cada fim de tarde,cada carinho,cada olhar torna se vital para a minha felicidade.O resto a vida encarrega se de nos dar as coordenadas.....beijos conterrãnea.

    ResponderEliminar
  30. Olha, eu também sou feliz.
    Tenho as minhas pancas, as minhas crises existenciais. Tenho os meus lamentos, os meus momentos e os meus tormentos, mas sou uma pessoa feliz.

    Gosto do meu trabalho, nao tenho saudades da escola nem coisa que se pareça. Gosto dos meus amigos, e de conviver com eles e de tudo o que eles fazem de mim. O crescimento é bom, e deve ser feito.

    As pessoas que não são felizes, que tratem de a procurar, que ela ainda ai e também nao gosta de estar sozinha. ;)

    BeijooO*

    ResponderEliminar
  31. Já uma vez disse a um colega que a Piramide de Maslow é muito ambigua!
    Um monge Zen, por exemplo, é feliz e não por essa ordem!
    Além disso, uma piramide nunca é uma boa forma de quantificar nada =P

    *

    ResponderEliminar
  32. Como em tudo na vida, deve haver um equilíbrio entre ambição, e lado menos material da vida. Na minha perspectiva temos tempo para nos gozarmos da família e dos prazeres da vida, e, agora enquanto somos novos, devemos concentrar-nos em criar condições para termos essa qualidade de vida.

    Tenho dito!!!

    bjs com charme

    ResponderEliminar
  33. Sou como tu, tenho ambições, sonhos e esperanças mas também não ando (sempre) infeliz por não ter tudo o que quero. A vida é demasiado curta para isso.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  34. muito dessas coisas que dissestes que podias ter... provavelmente não te fariam mais feliz por isso!
    A felicidade em parte depende e parte de nós.
    Das coisas mais pequenas e não das maiores.

    Mas também depende de pessoa para pessoa.

    bj*

    ResponderEliminar
  35. Ora nem mais...
    as pessoas hoje em dia nao se contentam com o que têm, mesmo sendo pouco...
    querem sempre mais e mais.
    e quando têm esse mais, ainda querem mais :S

    pronto, nao acrescento mais nada, porque ja dizes tudinho :P

    beijinho

    ResponderEliminar
  36. A vida não é "O Sexo e a Cidade" nem um filme de Bollywood. Às vezes é mais uma comédia de Monty Python ou uma cena de Tarantino.
    Gosto da forma como tu olhas e aprecias as tuas 'pequena coisas' e por isso vais com certeza encontrar o amor (ou o amor vai-te encontar a ti...) :P
    bjs

    ResponderEliminar
  37. Os 4 anos de faculdade, sempre a ser atacada por essa piramide... :P

    ResponderEliminar
  38. Ai quando o Maslow souber que lhe inverteste a piramide!!!!!
    Beijo
    Lak

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura