Avançar para o conteúdo principal

Isto é Inglaterra


Sanxeri foi ao cinema ontem à noite. Cheia de sono, cansada como tudo, mas lá fui eu. Há coisas mais interessantes do que ficar em casa. Pipocas e Iced teas à parte, gostei do filme.

"This is England - Isto é Inglaterra" é um filme passado em 1983. Shaun é um miúdo problemático, que não gosta de si. Apesar dos seus 12 anos, já passou por algumas situações complicadas. Teve de lidar com morte do pai na guerra das Malvinas e é o alvo favorito dos colegas da escola. Gozam com ele a torto e a direito e o rapaz é infeliz.

Thomas Turgoose é o miúdo que faz o papel principal. Um rapaz absolutamente desconhecido, a quem foi dado o papel principal.

Um dia encontra um grupo de skinheads que o ajudam e acolhem no seu seio. Parecendo improvável, o rapaz loiro é acolhido pelos skinheads.

Este grupo de skinheads distingue-se pelas cabeças rapadas e pela forma de vestir. As famosas botas Doc Martens são a imagem de marca do grupo. Apesar disso, o grupo não tem ideais racistas. Milky, um jovem negro, é um dos elementos do grupo.

Inicialmente Shaun começa a divertir-se junto de miúdos mais velhos do que ele. O grupo de skineads trata o rapazito de uma forma quase paternal. Protegem-no a toda a hora. Apesar de serem skinheads, não são racistas. O grupo é unido e conseguem ser simpáticos aos nossos olhos.

Entretanto o filme dá uma reviravolta com a chegada de Combo. Combo é um outro tipo de skinhead. Mais velho, já na casa dos trinta, com tendência para a violência. Combo gera conflitos no seio do grupo inicial e acaba por dividir Shaun.

Combo é aquilo a que se chama um gajo venenoso. Consegue separar o grupo inicial, destrói a amizade existente entre todos e afecta a trajectória de Shaun.

O filme fala de desemprego, dos problemas sociais e do preconceito em relação aos imigrantes. Mostra-nos uma Inglaterra muito violenta.

A violência gratuita para com os "monhés" é assustadora. Batiam-lhes simplesmente pelo prazer de lhes bater. A certa altura só me apetecia espetar um bofardo nas fuças daqueles idiotas. Ser nacionalista é uma coisa. Ser racista e estúpido é outra completamente diferente.

Comentários

  1. Sublinho o teu comentário final...

    E parece que o vírus da estupidez, está presente em todos os continentes...

    ResponderEliminar
  2. Este sugestão veio mesmo a calhar. Será esse que irei ver logo à noite. Mesmo sem intenção de ver, olha muito obrigadinha menino com nome de Bombom ;-)

    ResponderEliminar
  3. Este sugestão veio mesmo a calhar. Será esse que irei ver logo à noite. Mesmo sem intenção de ver, olha muito obrigadinha menino com nome de Bombom ;-)

    ResponderEliminar
  4. Eh pá, isto parece uma longa metragem, com um final pouco feliz.
    Esses "beefs" têm a mania, mas não são melhores do que os monhés.
    Ora aí está outra coisa que eu fazia, se tivesse poderes para tal: mandava afundar a Grã-Bretanha eheheh.
    Beefs só com batatas fritas e ovo a cavalo (também estou sou um bocado racista em relação aos ingleses, mas eles merecem eheheh)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Fiquei curioso com este filme, acho que o vou ver.

    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Oh... e explicar/entender essa diferença? É muito ténue a marca que as distancia e, normalmente, está-se convicto numa e a lutar pela mesma que passa logo aí a ser a outra. É mais ou menos isso...

    ResponderEliminar
  7. Muito bom este filme! Já agora qual é o cinema aqui no Porto que está a projectar esta obra prima?

    ResponderEliminar
  8. Nero, no Arrábida Shopping. :)

    ResponderEliminar
  9. Tenho que ver se em Viana City já está em exibição...quero MESMO ver este filme.

    ResponderEliminar
  10. Estive p/o ir ver numa noite destas mas depois acabei por não ter tempo. Mas não queria deixar escapar.. **

    ResponderEliminar
  11. Mas não tenhas dúvidas (em relação à tua última observação).

    Uma amiga minha teve de fazer um trabalho sobre skinheads e detestou. É muito cruel os ideais de algumas facções.

    Bj,
    (i)

    ResponderEliminar
  12. Mas não tenhas dúvidas (em relação à tua última observação).

    Uma amiga minha teve de fazer um trabalho sobre skinheads e detestou. É muito cruel os ideais de algumas facções.

    Bj,
    (i)

    ResponderEliminar
  13. Coitado do rapaz! A Inglaterra é mesmo um país de extremos: de um lado temos a família real mais famosa do Mundo, ou outro temos isto... Tenho de ir ver esse filme.

    Bj
    http://vitaminaline.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  14. Ora aí está uma boa dica, também quer ver o filme. Bem, já que puxaste do assunto eu abro as goelas =P Eu sou nacionalista e tenho as minhas Doc Martens mas nunca bati em ninguém e quem eu mais ofendo são os condutores XD Sou assumida e fiquei feliz por esse filme não mostrar (mais uma vez) os skinheads como os maus, os vilões, os assassinos...

    =) O teu blog só mostra coisas boas

    **

    ResponderEliminar
  15. Não li o texto todo pq falta-me ver uma parte final do filme, que deixei pendente há uns tempos, e não queria spoilers x)
    Mas, viste-o no cinema?._.
    Gosto muito de filmes com este tipo de história.
    *

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura