Avançar para o conteúdo principal

Emoção e Significado

Às vezes pergunto-me o que quero para mim. Não me refiro aquilo que quero neste momento, não falo de desejos fugazes. Pergunto a mim mesma o que quero para mim, para o meu futuro, para a minha vida.

Alguns textos que li defendem que queremos duas coisas: emoção e significado. Muitos dos nossos desejos passam pela emoção, pela nossa vontade de nos sentirmos vivos e realizados. E depois também há a outra parte - o querer que as coisas façam sentido.

O que não faz sentido nenhum é este texto. Psicologias baratas não fazem o meu tipo. Mas olhem, foi para o que me deu. :P

Estou na fase de passagem de menina para mulher. Começo a olhar para o lado, a tentar perceber o tipo de pessoas que prefiro, quais os meus objectivos de vida. O que é que eu quero para mim?

Quero uma família. É a base de tudo. Quero continuar a estar perfeitamente enquadrada na minha família, nos meus. E quero também começar a construir a minha família.

Marido? May be. Alguém que me ouça, que me entenda, que me valorize. Alguém que me ame. Isso resume tudo, certo?

Não sou muito maternal, mas sei que com o passar dos anos este vai começar a ser um desejo meu. Tenho colegas minhas que deliram com bebés, eu sinceramente não lhes ligo grande coisa. Para dizer a verdade, os pirralhos assustam-me. Mas parece-me inevitável, passado algum tempo, olharmos para o nosso parceiro/a e começarmos a questionar-nos se seria um bom pai/uma boa mãe. Já se passou comigo.

Quero um emprego que me faça sentir completa. Esta é uma daquelas coisas que todas as pessoas querem. Um emprego não deve ser somente uma fonte de rendimento. Deve ser, se tivermos muiiiita sorte, uma fonte de prazer. Há dias melhores e dias piores, mas acho que seria feliz se conseguisse ser jornalista. Gosto mesmo disto.

Estabilidade financeira. Pois, nem é preciso explicar nada.

Saúde. Fundamental, como todos sabemos.

E quero ter sempre o desejo de saber mais. Se há coisa que eu gosto em mim é a vontade incessante de aprender mais. Gosto de pesquisar, de aprender. Não me importo que me corrijam ou que me tentem ensinar alguma coisa. Sei que tenho várias lacunas e gosto de sentir que, a pouco e pouco, essas lacunas vão sendo preenchidas.

E tu? O que é que queres para ti?

Comentários

  1. É uma óptima questão. Agora a única coisa que quero muito mesmo é entrar na faculdade (tarefa relativemente fácil), depois logo se vê.

    Por vezes sinto-me um pouco estranha por não reagir aos bebés como a maior parte das minhas amigas. Ficam todas embevecidas e começam a falar uma língua estranha. Eu não fico assim, ás vezes nem reajo. Adoro miudos na a partir dos 2/3 anitos. Acho-lhes uma piada enorme, mas bebés passam-me ao lado.

    Bj,
    (i)

    ResponderEliminar
  2. Todos queremos viver, que é feito de altos e baixos, de perdas e de consquistas diárias. Mesmo as "coisas dos nossos sonhos", tipo marido, emprego, família, também têm dias negros...é a vida!

    ResponderEliminar
  3. Eu quero antes de mais nada saúde para mim e para a minha família, porque sem saúde não fazemos absolutamente nada. Em segundo lugar, já que estou quase a acabar o curso, quero o emprego que sempre quis, e que me dê estabilidade financeira e acima de tudo a realização pessoal e profissional. E por fim, quero preservar os amigos que tenho,porque isso é coisa que não tem preço. Amores...no momento certo, why not? Mas não desespero nem morro por isso.

    ResponderEliminar
  4. Eu cá queria o euromilhões ;-)

    Mas na falta dele já me dou por contente se conseguir viver feliz e com saude.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Ser feliz- e isso inclui tudo aquilo que disseste.

    beijoca!

    ResponderEliminar
  6. Pois... na minha idade já se perderam muitas das ilusões dos vinte anos, muitos sonhos ficaram por realizar...
    Hoje em dia, acordar e permitir-me ter pequenos sonhos, já é bom, depois de ter passado por fases em que nem isso me era permitido.
    Adormecer hoje com o suave rumor da chuva no telhado, ou acordar amanhã com o sol a entrar-me pela janela, são pequenas coisas que me fazem sentir vivo.
    É isso, acordar vivo e sem prazo de validade definido, é o meu grande desejo.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Ter saúde. O resto vem por acréscimo. Mas sem dúvida, que uma pessoa que goste de nós verdadeiramente é sempre bem vinda :P

    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Neste momento apenas quero seguir a minha vida e ser feliz. Para o futuro, essencialmente saúde e uma pessoa que goste verdadeiramente de mim e que relamente me mereça.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  9. Quero ser feliz como sou, mas obter mais umas realizações que espero estejam quase aí.
    beijo sanxerita

    ResponderEliminar
  10. Olá!
    Eu quero e quero tanta coisa que ainda não fiz e tenho planeado,:=((
    Mas ser feliz acima de tudo:=)
    O resto o tempo resolve

    Beijocas

    ResponderEliminar
  11. Oi! Estava vasculhando alguns blogs(e pelo "vasculhando" em vez de "a vasculhar", já dá p/ ver que sou brasileira - rs) e encontrei o seu. Que descoberta boa! Adorei essa postagem, pois tem muito em comum com alguns questionamentos que tenho feito ultimamente. Estou em uma fase de minha vida em que tenho algumas necessidades urgentes. Descobri que estabilidade financeira definitivamente não é tudo na vida. É preciso muito mais do que isso p/ ser feliz plenamente. Tb me identifiquei com seu desejo de aprender sempre mais. Aliás, a identificação foi completa! Vou seguir esse blog. Gostei muito daqui! Bj

    ResponderEliminar
  12. Gostei muito deste post, uma miuda com a tua idade e com estas duvidas.
    Também já pensei como tu, também já desejei a minha vida assim como tu.
    Hoje em dia olho para ela e afinal até tenho isso tudo, um bom emprego, estabilidade financeira, uma pessoa ao meu lado que me adora, que eu admiro muito mas sobretudo saude.
    E agora penso tenho tudo que sempre desejei mas tudo o que tenho não me satisfaz.
    Agora penso que o eu quero para mim é encontrar-me a mim mesma.
    Gosto muito de te ler.
    Beijos

    ResponderEliminar
  13. Gostei deste post!
    Eu quero ser feliZ... todos os dias um bocadinho... não precisa ser sempre... porque se formos constantemente felizes deixamos de saber o que é ser feliz!

    ResponderEliminar
  14. Sei o que é isso, sei o que é sentires que estás a crescer e a começar a pensares nas coisas que te rodeiam sabendo que é o teu futuro que tens em frente dos teus olhos, eu estou a lidar com essa fase na minha vida, aconteceram coisas que me fizeram ver que na vida existem maiores prioridades e só percebi isso quando percebi que já não sou a menina que julgava ser...
    Vais ver que daqui a uns tempos já tens as ideias bem acentes... Eu estou a adorar esta fase da minha vida

    beijos e bom domingo

    ResponderEliminar
  15. Quero ter (sempre) força de vontade para alcançar os meus objectivos :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  16. neste momento preciso o que quero é dormir!! ;)
    quero exactamente aquilo que tu, familia - que a minha se mantenha unida e que ainda este ano comece uma minha
    emprego - neste momento sinto que só é um meio de subsistência,já nao me sinto realizada, mas espero que volte a ser o que era, senao penso seriamente em fazer outra coisa
    estabilidade financeira- nao estou mal de todo
    saúde - o mais importante, para mim e os meus, tenho mt medo de voltar a perder alguem
    saber mais - assim que souber onde fico a viver meto-me num mestrado ou outro curso, sinto me a emburrecer

    ResponderEliminar
  17. Oh pá, com a sorte que eu tenho, o melhor é dar-me por feliz com o que vem.
    Para acontecer com os meus sonhos e desejos o mesmo que com o euromilhões, o melhor é nem jogar.
    Do sonho à ilusão vai uma distância tão curta, que o acordar pode ser uma desilusão ainda maior.

    Beijos

    ResponderEliminar
  18. lacunas são preenchidas, as arestas é que são limadas... :P

    ResponderEliminar
  19. Ora aí está uma questão pertinente, cuja minha resposta se resume a isto: SAÚDE e ESTABILIDADE EMOCIONAL! Com isto, acredito que é meio caminho para alcançar tudo o resto ;)

    ResponderEliminar
  20. Olá colega! Gostei do post. Eu quero acima de tudo estar rodeado por pessoas boas e fazer aquilo que gosto. Não peço muito! Chega-me para ser feliz.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Olá... é a primeira vez que visito o teu blogue...

    Não li todos os posts (evidentemente, ainda não tive tempo)mas ja consegui formar uma opinião.

    Escrita inteligente, humor inteligente, personalidade inteligente.

    Gostei.

    Vou "seguir-te". :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  22. O que eu quero p/mim é saber o que quero. Não, agora a sério: ser feliz é a resposta obvia. Mas que, basicamente não quer dizer nada porque implica muitas coisas. Quero mais ou menos o mesmo que tu que acho que (com pequenas nuances) é o que toda a gente quer..

    ResponderEliminar
  23. A Bê diz sempre umas coisas tão acertadas, que resumiu esta questão em três palavras. "Quero ser feliz."
    Ser feliz engloba tudo isso que queremos, todas essas coisas que procuramos. Saúde, o dinheiro suficiente para ter o que preciso e o que não preciso, uma família...
    Por isso também sou capaz de dizer que o meu objectivo é ser feliz. Feliz emocionalmente, profissionalmente e já agora, curtirde boa saúde...!

    Beijo

    ResponderEliminar
  24. Assim de uma forma geral quero o mesmo que tu:)
    Só não quero ser jornalista :p
    E também adoro essa sensação de preenchimento sempre que "adquiro" mais qualquer coisinha:)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura