Avançar para o conteúdo principal
Licença parental aumenta para 6 meses

Pelos vistos, o Governo aprovou hoje o aumento da licença parental para seis meses, subsidiando com 83 % do salário bruto. No caso da licença ser de apenas cinco meses (partilhada por pai e mãe) pode ser subsidiada em 100% . Acho bem. Acho muito bem mesmo.

Não é só dizer que o país está envelhecido, que temos cada vez mais velhotes e cada vez menos crianças. Palavras levam-nas o vento, o que acaba por ficar são os actos. Por isso acho muito bem que se apoie a natalidade.

Vieira da Silva, responsável pela pasta do Trabalho e da Solidariedade Social anunciou hoje a medida (finalmente).

"Procede-se ao aumento do período de licença parental para seis meses subsidiados a 83 por cento ou cinco meses a 100 por cento na situação de partilha da licença entre mãe e pai, em que este goze um período de 30 dias ou dois períodos de 15 dias em exclusividade". Até agora, o subsídio por maternidade/paternidade apenas previa o pagamento de 120 dias a 100% ou 150 dias a 80%.

Com a crise que vivemos, com os salários baixíssimos e as condições de vida medianas, ser mãe/pai é uma tarefa difícil, pelo que toda a ajuda é de louvar.

Na minha opinião, o mais louvável nesta medida é o apoio que se dá à figura do pai. Os direitos do pai são mais protegidos pelo novo sistema, pois passa a ter a possibilidade de gozar 20 dias totalmente subsidiados pela segurança social. Isto, meus caros, eu acho ainda melhor. Que eu saiba a criancinha não é feita só pela mãe, e o pai tem tanto direito como a mãe a acompanhar os seus primeiros dias.

Pode não parecer uma ajuda assim tãooo grande. Mas melhor que nada. :)

Comentários

  1. Para mim, pessoalmente, piou tarde. Já temos idade para ter juízo. Não darão nenhum subsídio aos avós? Se assim fosse ía já falar com os meus filhos e dizer-lhes: Decidam-se, porra!

    ResponderEliminar
  2. O objectivo é aumentar a taxa de natalidade mas não é só com isso que vão lá! Sim, a intenção é boa e melhor que nada, mas mesmo assim não sei que impacto terá.

    Obrigado pela visita ;)

    Bj,
    (i)

    ResponderEliminar
  3. Os pais já tinham direito a 5 dias + 10 à muito tempo. São só mais 5 dias e sinceramente isso de ser partilhado vai incentivar muito pouca gente. É que se quiserem ficar com o filho a maior numero de tempo possivel vao sempre perder dinheiro e agora ao invés de um são os dois.

    As pessoas não têm vida financeira para suportar isso. A mãe vai continuar a ficar pos meses da praxe em casa e ganhar os 100% e infelizmente vai ter que voltar ao trabalho.

    ResponderEliminar
  4. É uma medida teoricamente boa.Mas infelizmente na prática poucos gozam a licença de maternidade,pelo pavor de serem despedidos. Pena que não mudem certas mentalidades da parte das entidades patronais,por exemplo.

    ResponderEliminar
  5. Oiiii Sanxeri ;)

    É uma boa notícia eu acho.. Mas é como diz a JS, hoje em dia o medo impera!

    As mulheres têm medo de engravidar pq podem perder o emprego, os homens têm medo de engravidar as mulheres pq têm medo q elas percam o emprego, as mães têm medo de gozar a licença de maternidade pq podem perder o emprego e os pais vão ter medo de gozar a licença parental pq têm medo de perder o emprego!

    Basicamente toda a gente tem medo de fazer o q quer q seja pq o emprego pode ir ao ar!

    E eu tenho medo de ter medo!

    Xiiiiiiiiiiiii q medo!!!!!!!

    1 2 3 Macaquinho do Chinês

    AlexJacaré

    ResponderEliminar
  6. Acho que isso acontece porque as pessoas têm vidas "da caca" e querem fugir à realidade a todo o custo. E pela net há todo um novo mundo, onde podem ser quem quiserem...

    ResponderEliminar
  7. Já vi que estamos em sintonia e de acordo com a nova lei...lol

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura