Avançar para o conteúdo principal

Cinzentos

Se há coisa que realmente a vida me tem ensinado é a não fazer grandes planos. Ir vivendo, sem tentar organizar tudo à minha volta - que é uma mania chata que as pessoas com Transtorno Obsessivo Compulsivo têm. Gosto muito dos pretos ou dos brancos. Sim é sim. Não é não. As zonas cinzentas deixam-me ansiosa, nervosa, atarantada. 

Mas depois vem a vida e volta-me a inundar de tons acinzentados, só para me deixar os nervos em frangalhos. Foge-me do controlo, escapa-me por entre os dedos, já não depende só de mim.

Relaxar - dizem que é o segredo. Ando mesmo a tentar deixar-me levar. Custa, mas também entusiasma. Pensar menos e sentir mais. 


Comentários

  1. As coisas não são assim tão lineares.
    Muito pragmático dizer que sim é sim, não é não.
    Eu também me considero uma pessoa despachada, mas em tempos fui, pura e simplesmente, obrigada a parar, esperar e ir buscar paciência onde achava que não existia mais.
    Depois fui obrigada a organizar ou tentar organizar muitas coisas... e não tenho nenhum transtorno obsessivo compulsivo.
    Para mim é um importante sentir e pensar.
    É muito bom deixa fluir... mas dependendo da situação, essa do deixar fluir sem pensar... pode levar a grandes males.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Não pensar leva a muitas asneiras. Divórcio por exemplo não é S?

      Eliminar
    2. Anónima das 13h04, por exemplo, sim!

      Mas eu não falei de ser apressada... Anónima das 11h24, falei de gostar de ter tudo muito definido e organizado. Eu sou assim, metódica e organizada e não gosto quando o meu mundo deixa de o ser. Tem sido um processo aprender a lidar com a inconstância da vida. Não tem mesmo nada a ver com ser imprudente ou não pensar... Porque, apesar de ser uma pessoa intempestiva, nunca fui impulsiva no sentido de ser inconsciente. Pondero sempre o que é importante.

      Eliminar
  2. Huuum....acho que depende tanto do que é que se está a falar. Por exemplo, este ano (e o ano passado) forço-me a não planear muito as férias. Verei mais perto do Verão, não faço grandes planos nem previsões. Mas antes da pandemia, fazer planos permitia uma certa organização, permitia comprar bilhetes mais baratos antecipadamente, permitia saber que ia visitar mais pessoas....
    Numa relação (ou início de relação ou projecto de relação) acho importante saber em que pé se está para não darmos por nós um ano depois numa semi-relação com alguém, sem se saber muito bem em que direção se está a ir, arriscando no futuro a sentir que se andou simplesmente a perder tempo. Por outro, querer controlar tudo na vida, trará apenas em muitos casos a sensação de que se estar perdido quando tudo foge ao nosso controlo. Como disse, acho que depende muito do que se fala. :)

    Tété

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fala-se de tudo um pouco. :) De um conjunto de situações, na verdade. Eu nunca fui de grandes planos, é certo... Não faço planos a 3 ou 4 anos, por exemplo. Planeio sempre o próximo ano, talvez, nunca mais do que isso. Mas realmente gosto de pisar sempre chão firme... Mas nem sempre é possível. E custa-me mesmo muito lidar com isso, porque sou pessoa de listas, de organização, de coisas bem definidas.

      Eliminar
    2. Eu ficava muito ansiosa quando tinha tudo meio planeado e ia por água abaixo. Quando as expectativas saíam defraudadas. Não sei se aprendi a viver de maneira diferente, mas acho que tento relativizar. Tento, apesar de difícil, que as coisas não me afectem tanto intensamente de maneira a criar ali um ciclo que me seja prejudicial. Não é fácil. De longe. Há dias melhores outros menos bons. Mas acredita nunca há dois dias iguais e há que ter fé que o dia a seguir é sempre melhor!
      Sorrisos!

      Maria

      Eliminar
    3. Ahaha, não estava a tentar tirar nabos da púcara e a tentar perceber se falavas de alguma situação em específico. Embora acredite que em textos destes temos tendência a estar a pensar em algo específico e quem comenta também estará a pensar em algo específico (que na maior parte dos casos não será o mesmo de quem escreveu :P). Eu também sou assim e na verdade o que mais me custa nesta pandemia é esta ausência de planos a curto prazo. Para quem gosta de ter a vida organizada, não é fácil. :D Mas reforço, depende muita da situação: há coisas em que o melhor para nós é planear, organizar, controlar. E há outras coisas em que também não perdemos nada em deixar fluir...O importante é que no fim estejamos bem. :)

      Tété

      Eliminar
  3. Eu criei uma imagem mental de mim a segurar todas as pontas das cordas com que mantenho o controle de tudo. Mas começo a ficar cansado e, às vezes, já me deixo ir na onda do deixa andar. Acho que as pessoas com aquela atitude de "Maria vai com as outras", são mais felizes. Ou, no mínimo, menos preocupadas...

    ResponderEliminar
  4. S*, vê se te identificas com o epicurismo ou estoicismo.
    Acho que vais gostar de aprofundar esta área mais filosófica :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura