Avançar para o conteúdo principal

"Um por todos, todos por um"

A partir de segunda-feira fico "de férias" em casa com o meu pequeno. Não lhe ia explicar o que é a pandemia e o coronavírus, porque ele tem dois anos e nove meses e não ia certamente entender. Fiquemos pela explicação "estamos de férias" - o professor da piscina também já estava "de férias" há uns dias . Claro que ele quis logo saber por que motivo o papá não terá também férias... E não deu para explicar que as situações não são todas iguais.

"Um por todos, todos por um", como Os Mosqueteiros de Dumas. 

Boa sorte a todos. Vai correr bem.

Comentários

  1. Eu expliquei... ao de 5 e ao de 2,5. nao quero que entenda como férias. nao sao. quero que entenda que há trabalho, atividades para todos. expliquei e aproveitei para reforçar comportamentos. é muito giro que sao eles a dizer ja algumas coisas... eles percebem bem mais do que se acha

    ResponderEliminar
  2. Acho que os meus filhos devem ser muito burrinhos, desculpem 😂😂😂
    O meu mais velho sabe porque estamos em casa e os cuidados a ter.

    O mais novo tem 2,5 anos e hoje terminou a rotina habitual até abril. Não lhe expliquei nada. Não tenho problema nenhum em que encare isto como umas férias, sem dramas nem problemas. Vamos estar mais caseiros, provavelmente não saímos sequer de casa/jardim pelo menos nas próximas 3 semanas mas não vejo motivo para o tentar alarmar para algo que não entende, muito menos de o preocupar ou falar de coisas perigosas... O miúdo mal tem capacidade emocional para lidar com o facto de querer estar calçado e descalço ao mesmo tempo. 😁 Também se assusta bastante com a possibilidade de estarmos a ateavessar a estrada com carros e habitualmente agarra-me as pernas para me proteger dos carros... Só para terem noção da capacidade de conceptualizar o perigo na fase em que ele se encontra.
    Não vejo necessidade de o assustar com algo que não entende e dar-lhe a sensação que há coisas que nos podem fazer mal e que os pais não o podem proteger de tudo. A ilusão pode ficar mais uns meses...
    Nem acho que tenha a capacidade cognitiva atualmente de compreender sequer o que é que estamos a enfrentar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um pouco isso, acho que só iria assustar e gerar mil perguntas...

      Eliminar
    2. Em miúdos tão pequenos não vejo necessidade de criar medos neles. Vão ficar a criar minhoquices nas cabeças, sem necessidade.

      Eliminar
  3. Muita sorte e amor para vocês <3

    https://little-cherry-wine.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa sorte para todos nós.
      Fé e Amor. 🙏🏻😷

      Eliminar
  4. Por aqui, como já tem 4 anos, já deu para explicar um pouco mais. Explicámos que há um "bichinho" que deixa as pessoas doentes e que para as crianças não andarem a passar o bichinho umas às outras, as escolas fecharam (ela já sabe que quando uma criança adoece não vai à escola para não pôr os amigos doentes por isso esta explicação era fácil). E depois tivemos de explicar que o bichinho gosta de andar de avião e que por isso há aviões que já não vão andar mais e que por isso as férias dela em Portugal com os avós tiveram de ser canceladas. Achei que era mais fácil explicar assim do que explicar o contágio entre países e grupos de risco e tal. :P
    Por aqui, também ficarei em casa. Quanto tempo? Há quem diga 15 dias, há quem fale que se avaliará nas férias da Primavera (Abril), há quem diga que as escolas só abrirão depois das férias: 4 de Maio! E eu nem conto quantas semanas serão se esta última previsão estiver certa para não me assustar. :P

    ResponderEliminar
  5. Não deve ser fácil explicar estas coisas às crianças... Também vou ficar em casa e seguir as recomendações. Temos que nos aliar e tentar minimizar o risco. Se todos se esforçarem, será certamente mais fácil. Quanto ao trabalho, ainda não sei se consigo ficar em isolamento (irá ainda depender da minha empresa que parece que ainda não sabe o que fazer), mas sempre que puder irei contribuir. Começo já este fim de semana. Entretanto, escrevi um post sobre coisas para fazer em isolamento. Se precisarem de ideias espreitem.

    ResponderEliminar
  6. Por aqui tenho um com 11, portanto, sabe perfeitamente o que se passa... e uma com 1 ano e meio, que está alheia a tudo o que não seja bonecada e brincadeira :P é aproveitar o tempo com eles e tirar o melhor partido de uma situação complicada.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura