Avançar para o conteúdo principal

Termóstato avariado

Na cama, é todo um filme. Eu sou toda fã de lençóis polares, cobertores peludos, edredões, mantas e mantinhas.

Ele é um calorento, que todas as santas noites "destrói" o seu lado da cama ao tentar soltar-se dos lençóis e cobertores.

Espertos são os casais que escolhem camas com colchões individuais.

Comentários

  1. Termostato não tem acento, muito menos seria nessa sílaba que não é a sílaba tónica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A palavra é acentuada, a não ser que tenha havido alterações propostas por algum organismo científico, acerca das quais não tive conhecimento recentemente. Durante o meu percurso universitário e também no ensino secundário, os professores de Física eram muito cuidadosos na correção das imprecisões na linguagem científica. A grafia correta é termóstato e aproveito para indicar outros casos como reóstato, elétrodo e díodo. Acontece com frequência as pessoas verbalizarem essas palavras como se fossem graves. Veja-se o exemplo do termo "período". A minha professora da escola primária insistia para que a disséssemos corretamente. Se ouvirmos as pessoas à nossa volta, quantas consideram a sílaba tónica "rí"?
      Lembrei-me agora de um composto de carbono que toda a gente conhece: a grafite. Ouvi imensas vezes grÁfite por ser feita uma espécie de contração da palavra grafite com grafitti. Há inclusivamente quem esteja a ensinar crianças que a forma correta de dizer é grÁfite. Corrigir a imprecisão numa fase posterior torna-se um problema e enquanto isso o erro propaga-se.

      S*, cá em casa ainda temos os lençois de verão e um edredão para frio "intermédio". De há uns anos para cá e o meu marido temos tolerâncias semelhantes, felizmente. Nos primeiros anos partilhava da tua angústia.

      Eliminar
    2. Admito perfeitamente estar errada. Eu sempre escrevi termóstato.

      Eliminar
    3. admitem-se ambas as grafias e pronúncias na palavra termóstato. basta procurar pela mesma seguida do nome de um órgão de comunicação social no google. outros exemplos: tulipa/túlipa, azimute/azímute, logotipo/logótipo. a própria entrada da wikipédia mostra as duas versões da palavra na sua definição.

      Eliminar
  2. Tal e qual com o casal deste lado xD

    ResponderEliminar
  3. Também sou friorenta. Mesmo dormindo sozinha consigo desfazer a cama todas as santas noites.
    Não sei como consigo esta proeza! :D
    Para vocês, o ideal é fazerem roupa de cama por medida, metade Inverno e outra metade Verão... estou a meter-me contigo, naturalmente! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o problema é no lençol de baixo, há na loja IKEA uma solução que ajuda imenso. São umas presilhas elásticas que prendem o lençol por baixo do colchão através de um sistema igual ao dos suspensórios. Procure por JULKAKTUS Presilha elástica, na secção dos lençois. Uma embalagem traz 6 presilhas.

      Eliminar
    2. Não. É no de cima. É mesmo ele que tira o lençol à patada. Ahah.

      Eliminar
    3. Se a resposta era para a anónima que desfaz a cama sozinha lol (eu)... muito obrigada pela dica do IKEA mas o problema é mais na roupa de cima. O lençol de baixo não sai do sítio.
      É terrível. :)

      Eliminar
    4. Nesse caso fornecia ao marido um saco cama fresquinho para se emaranhar a ele mesmo durante a noite 😆

      Eliminar
  4. Ahahah. Percebo-te perfeitamente. Não é fácil partilhar cama, quando temos temperaturas opostas.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura