Termóstato avariado

Na cama, é todo um filme. Eu sou toda fã de lençóis polares, cobertores peludos, edredões, mantas e mantinhas.

Ele é um calorento, que todas as santas noites "destrói" o seu lado da cama ao tentar soltar-se dos lençóis e cobertores.

Espertos são os casais que escolhem camas com colchões individuais.

Comentários

  1. Termostato não tem acento, muito menos seria nessa sílaba que não é a sílaba tónica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A palavra é acentuada, a não ser que tenha havido alterações propostas por algum organismo científico, acerca das quais não tive conhecimento recentemente. Durante o meu percurso universitário e também no ensino secundário, os professores de Física eram muito cuidadosos na correção das imprecisões na linguagem científica. A grafia correta é termóstato e aproveito para indicar outros casos como reóstato, elétrodo e díodo. Acontece com frequência as pessoas verbalizarem essas palavras como se fossem graves. Veja-se o exemplo do termo "período". A minha professora da escola primária insistia para que a disséssemos corretamente. Se ouvirmos as pessoas à nossa volta, quantas consideram a sílaba tónica "rí"?
      Lembrei-me agora de um composto de carbono que toda a gente conhece: a grafite. Ouvi imensas vezes grÁfite por ser feita uma espécie de contração da palavra grafite com grafitti. Há inclusivamente quem esteja a ensinar crianças que a forma correta de dizer é grÁfite. Corrigir a imprecisão numa fase posterior torna-se um problema e enquanto isso o erro propaga-se.

      S*, cá em casa ainda temos os lençois de verão e um edredão para frio "intermédio". De há uns anos para cá e o meu marido temos tolerâncias semelhantes, felizmente. Nos primeiros anos partilhava da tua angústia.

      Eliminar
    2. Admito perfeitamente estar errada. Eu sempre escrevi termóstato.

      Eliminar
    3. admitem-se ambas as grafias e pronúncias na palavra termóstato. basta procurar pela mesma seguida do nome de um órgão de comunicação social no google. outros exemplos: tulipa/túlipa, azimute/azímute, logotipo/logótipo. a própria entrada da wikipédia mostra as duas versões da palavra na sua definição.

      Eliminar
  2. Tal e qual com o casal deste lado xD

    ResponderEliminar
  3. Também sou friorenta. Mesmo dormindo sozinha consigo desfazer a cama todas as santas noites.
    Não sei como consigo esta proeza! :D
    Para vocês, o ideal é fazerem roupa de cama por medida, metade Inverno e outra metade Verão... estou a meter-me contigo, naturalmente! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se o problema é no lençol de baixo, há na loja IKEA uma solução que ajuda imenso. São umas presilhas elásticas que prendem o lençol por baixo do colchão através de um sistema igual ao dos suspensórios. Procure por JULKAKTUS Presilha elástica, na secção dos lençois. Uma embalagem traz 6 presilhas.

      Eliminar
    2. Não. É no de cima. É mesmo ele que tira o lençol à patada. Ahah.

      Eliminar
    3. Se a resposta era para a anónima que desfaz a cama sozinha lol (eu)... muito obrigada pela dica do IKEA mas o problema é mais na roupa de cima. O lençol de baixo não sai do sítio.
      É terrível. :)

      Eliminar
    4. Nesse caso fornecia ao marido um saco cama fresquinho para se emaranhar a ele mesmo durante a noite 😆

      Eliminar
  4. Ahahah. Percebo-te perfeitamente. Não é fácil partilhar cama, quando temos temperaturas opostas.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares