Avançar para o conteúdo principal

Facto

Por este andar, com este bom tempo assustador, vou chegar ao casamento mais branca que a cal. Às tantas, ainda me confundem com a noiva cadáver do Tim Burton. 

Eu só queria estar morena e com uma pele saudável e reluzente, por Deus!

Comentários

  1. Por acaso, prefiro peles brancas como a cal do que peles bronzeadas.
    Uma coisa são pessoas negras e naturalmente morenas (lindíssimas!), as outras acho que ficam com um ar "encardido" e vulgar, tipo casa dos segredos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também existem bronzes com ar saudável (ainda que nenhum bronze seja, em termos médicos, saudável).

      Eliminar
    2. Eu não disse que queria queimar a pele. Quero ficar com um moreno bonito.

      Eliminar
    3. ca granda saloia, esta do "ar encardido e vulgar". essa era a mentalidade, e até o termo, que era usado para as pessoas se referirem a quem estava tisnado, no século passado. o ar bronzeado era característico de quem trabalhava no campo, por oposição aos patrões que andavam debaixo de telha. hoje em dia, no pico do verão, a meio de agosto, andar branco como a cal é de gente doente, o sol e a vitamina D são fundamentais para, entre outras coisas, combater problemas ósseos e a depressão. eu estou a meio das minhas 3 semanas de férias e... ainda não estou suficientemente preto para ficar como quero.
      S. dá um salto à praia, além da cor, o estado de espirito muda logo. boa sorte com esse casório!

      José

      Eliminar
    4. José, tem todo o direito de fazer o que quer com o seu corpo, mas o consenso científico é que pele bronzeada é pele danificada. Para suprir a necessidade de vitamina D bastam 15 minutos diários de exposição não protegida ao sol, o que obviamente não equivale a ficar "preto". Igualmente ninguém precisa torrar ao sol para melhorar o estado de espírito.

      https://www.healthline.com/health-news/base-tan-debunk#Myth-2:-Tanning-is-necessary-for-vitamin-D

      Eliminar
    5. Ca ganda saloio, este José.
      Esturrica-te à vontade, pá! Felizmente, o melanoma é como a estupidez: não se pega.

      Eliminar
    6. O meu pai mora num país frio em que o sol não se compara com o português e no inverno estava mais bronzeado que eu no verão. Há quem tenha mais facilidade em bronzear, não quer dizer que tenha a pele danificada ou esturricada. Que estupidez.

      Eliminar
    7. José, andar branco no Verão em Agosto é coisa de gente doente? Lol depende das vidas amigo, depende dos gostos. Não é visto como... nem deixa de ser. Mania que as pessoas têm de rotular tudo e todos. Viva o rebanho!!!
      Cada qual faz da vida o que quiser e trata a sua pele como bem entender.
      Sou branca como cal com muito gosto. Quem decide se é para andar pálida ou morena sou eu! Ponto final.
      Há com cada um lol!!!

      Eliminar
    8. Anónimo11 de agosto de 2019 às 21:36 informe-se sobre o que é o bronze e porque é que danifica a pele. Que ignorante.

      Eliminar
    9. Anónimo das 09:53, ficou assadinho com o que eu disse?

      Eliminar
    10. Anónima das 09:53, pelo contrário, vou continuar com uma pele maravilhosa durante largos anos, enquanto aquelas que pensam como a anónima andam todas encarquilhadas. ;)

      Eliminar
    11. Meus amores, menos, muito menos. Eu gosto muito de me ver morena, mas como nem gosto de praia, o meu tom moreno é adquirido por meros passeios na rua - e uso diariamente protector solar na praia. Não me arrisco nem brinco com essas coisas. Apenas gosto de ter um tom mais dourado, acho que fico com um ar mais saudável e bonito. Quem gosta de manter o tom branco, encantado na vida... quem gosta de se 'churrascar' é que é um perigo!

      Eliminar
    12. Mais ignorante é quem sabe ler mas não sabe interpretar cara anônima do 12:36. Nem toda gente que tem facilidade a bronzear mais rápido tem a pele “encarquilhada”nem se vai por a torrar ao Sol.claro que há esses casos mas não são todos. Tenho uma pele boa, saudável, que não necessita de qualquer maquilagem, todos os anos fico com bronzeado, mesmo usando 50+ e evitando o sol de chapa. E toda a minha família é assim. Cada um é como é, cada um tem o tipo de pele que tem. Fique lá com a sua pele “maravilhosa”, que eu também não trocava a minha. E deixe quem quer ter uma cor dourada em paz.

      Eliminar
    13. Estas pessoas que dizem que têm facilidade em bronzear rápido usam protetor solar o ano inteiro? É que eu uso no rosto, 365 dias por ano, e no corpo apenas na praia/piscina e noto uma diferença grande nos tons do rosto e resto do corpo. Ou seja, é possível que quem acha que "bronzeia facilmente" apenas não se proteja devidamente.

      Eliminar
    14. Sim, tenho facilidade em bronzear e utilizo durante todo o ano proteção apropriada, escusa de vir. Como disse, todos temos tipos de pele diferentes, lá por a sua experiência ser diferente não quer dizer que seja lei.

      Eliminar
  2. Eu estou branca como cal e não me importo nada com isso. Primeiro porque não posso abusar do sol e segundo porque até gosto da minha pele branquinha e não stresso nada com esse facto.
    Gosto de peles morenas ou bronzeadas mas também gosto de peles nada bronzeadas.
    Nem sequer penso nisso de bronzear mais ou menos ou fazer maratonas para “torrar” a todo o custo.
    Pelo que sei o bom tempo com altas temperaturas regressa na próxima semana, mas Agosto já não é o que era, isso não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fico mais bonita bronzeada. Sobressaem as sardas. ;)

      Eliminar
    2. As sardas vão-se com a "maquilhagem de noiva" (para fotos). Não stresses. :)

      Eliminar
  3. Pele saudável e reluzente não é sinónimo de bronze, digo eu!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acho que está a confundir um tom dourado bonito com o tom 'churrasco'. :)

      Eliminar
    2. Tu é que estas a confundir, para um tom bonito não são precisas temperaturas de 30º à sombra. Este verão é atípico pelas temperaturas mais amenas, mas já tem estado sol. Eu já tenho um tom saudável, e também moro no norte.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Acho que esta frase da S* diz tudo "está a confundir um tom dourado bonito com o tom 'churrasco'."

      Eliminar
    2. Penso que a S quer que seja saudavel.

      Eliminar
    3. Solário, não, obrigada.

      Eliminar
  5. Não sei qual é o teu tipo de pele. Mas eu sou branca e raramente me bronzeio. É aceitar

    ResponderEliminar
  6. Há cremes muito bons na farmácia que te dão o aspeto que desejas. Porque nao expermintas?

    ResponderEliminar
  7. Uns dias ou semanas antes podes começar a usar um autobronzeador, mas subtil. Recomendo o da rituals, é muito subtil, deixa um tom douradinho e é bom para a pele!

    ResponderEliminar
  8. Já tem havido sol e calor. Aproveita quando há! Mas peles bonitas não precisam ser bronzeadas :) há pessoas a quem o tom branquinho fica até melhor. Mas já percebi pelos comentários que não é o que pensas da tua :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com um bebé de dois anos, não ando a ir para a praia mais do que uma hora e em horas com sol fraco. Demora. Ahah

      Eliminar
  9. Eu não consegui fazer um único dia de praia ou piscina o ano passado!! :( Sou mais branca que a cal, quase transparente até! E lá tive eu que me casar assim com cor de lula constipada... *sniff*

    Nem é bronzear sequer, é mesmo ganhar cor, basicamente um blush natural para o corpo, uma corzinha que faz qualquer pessoa sentir-se mais bonita. Tu aproveita o facto de teres praia à beira e faz umas caminhadas matinais ou assim ao fim-de-semana pelo menos. Algum sol há-de pegar nessa pele. Tamo junta! :P

    Mira

    ResponderEliminar
  10. Ahahah... Pensa positivo! Dizem que vem aí bom tempo...

    ResponderEliminar
  11. para mim, nesta altura do ano, quem está ou anda branco, tem um ar pouco saudável. então se aparecem todas despidas, saias muito subidas ou grandes decotes e costas à mostra...humm, não gosto nada de ver. não há nada com um bronzeado bonito de verão, no verão!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para não ficarem com ar "pouco saudável", expõem a pele a envelhecimento prematuro...

      Eliminar
    2. Vocês sabem que há pessoas que não bronzeiam, não sabem? Pessoas que vão à praia, fora das horas de maior perigo, que vão à piscina mas que não bronzeiam. Quanto muito ficam com a pele vermelha, o que é de evitar. Achar que alguém que é naturalmente branco tem um ar doente é simplesmente um disparate.

      Eliminar
    3. Ó anónimo do envelhecimento prematuro, já percebemos a sua ideia. Só não estou a perceber em que é que isso colide com o facto de alguém apanhar um pouco de sol no verão e gostar de ganhar uma tonalidade. De forma equilibrada, controlada e protegida. Aqui nesta caixa de comentários ninguém conhece o meio termo? Ou se fala em peles transparentes ou no contrário, que "é sinónimo de cancro e pele danificada" ? Menos se faz favor. Nunca ninguém vive pacífico com a opinião de ninguém, que radicalismos, credo...

      Eliminar
    4. Acho mais estranho ler que quem não tem bronze tem ar de pouco saudável do que bronze é sinónimo de pele danificada, que é um facto médico (ao contrário de radicalismo). Porque é que alguém que assume a sua cor natural tem um ar pouco saudável? Nem toda a gente gosta ou pode ir à praia ou piscina.

      Eliminar
    5. O primeiro comentário deve ser do José lá de cima 🤷‍♀️. "então se aparecem todas despidas.."

      Eliminar
    6. Sabem que há pessoas que não podem abusar do sol por recomendação médica. Certo? Já ouviram falar de problemas de melasma, entre outros??
      Dizer que alguém branco é doente é uma estupidez sem fim.
      E depois há pessoas que gostam, querem e podem ser brancas.
      Ainda bem que não somos todos “torrados”. Irra, há anónimos muito pouco esclarecidos isso sim...

      Eliminar
    7. Mas porquê é que não estar bronzeado é sinónimo de ar pouco saudável? Eu já fui das que se bronzeou até à medula, agora, de há uns bons anos para cá, mais consciente, uso sempre factor 50. Apanho sol , mas preocupa-me mais fazê-lo de forma saudável, do que danificar a minha pele, por uns dias de bronze e não tenho ar de doente. Tenho sim, aos quase 41 anos de idade, uma cara a quem ninguém dá tantos anos. Esturricar ao sol durante anos e anos tem consequências a longo prazo. Cuidem da vossa pele agora, para não lamentarem dentro de uns anos.

      Maria

      Eliminar
    8. Gente boa, eu nem gosto de praia e com o pequeno muito menos à praia vou - e quando vou, é às 9 da matina ou às 18 horas, pelo que não são horas em que ganhem 'tom'. O meu moreno é adquirido com bons passeios ao ar livre... coisa que nem tem sido muito possível porque o bom tempo tem faltado.

      Quanto ao resto, não se chateiem. Cuidem da vossa pele, protejam-se... fora isso, quem quer branco, anda branco... quem gosta de moreno, que morene com cuidado!!

      Eliminar
  12. Uso protector solar, no rosto, o ano inteiro, ou seja, SEMPRE. Faça chuva ou esteja sol, seja Inverno ou Verão.
    Já se tornou um hábito tal como escovar os dentes todos os dias. E a pele agradece.
    Todos, sem excepção, deveríamos usar proteção solar o ano inteiro.

    ResponderEliminar
  13. Pensa que há pessoas que nunca se bronzeiam. :P Eu desisti quando num Verão decidi que ia mesmo bronzear, passei um mês na praia, a ir de manhã e à tarde e depois das férias houve quem me perguntasse "então, não tinhas ido passar uns dias à praia?". Eu até levava relógio para a praia para ficar com uma marca que se visse (e eu acho que se via, conforme o ângulo do pulso, a luz e tal, e com muito boa-vontade :P). :D
    E sim, eu sou branquinha mas gosto de ver as pessoas com aquele tom dourado bonito de quem já apanhou uns dias de sol. :) Morenas demais já não gosto tanto, mas desde que quem fique assim goste, tudo bem. :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura