Avançar para o conteúdo principal

Diz que é tosse!


Cão com tosse de canil e que fica "engasgado" cada vez que os donos chegam a casa, por causa do entusiasmo sentido. Donos que nem dormem de noite e que correm para o veterinário quando vêem o seu animal com tosse. 

Foram precisos 28 anos para ter um animal com tosse de canil (o nome chique é traqueobronquite infecciosa canina).

Está ainda mais mimado do que já é habitual e fez um espetáculo para tirar sangue, na veterinária. Amuou com o dono e pediu logo protecção à dona. Se isto não é amor, vou ali e já venho. De parte a parte.

Comentários

  1. o amor não tem que ser só entre humanos. Esse é o amor verdadeiro. Ele está melhor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anita, sim, ontem - antes de ir à vet - tossiu 5 vezes em 15 minutos... desde que iniciou tratamento deve ter tossido umas quatro ou cinco vezes... em mais de 24 horas. :)

      Eliminar
  2. oh, que fofinho esse cão. É preciso amor para ter cães.

    ResponderEliminar
  3. São a melhor coisa do nosso mundo!

    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. A minha cadela também já apanhou tosse de canil! É mesmo aflitivo, mas fomos ao veterinário e passado uma semana já estava boa :)

    ResponderEliminar
  5. Coitadinho!! <3 As melhoras!

    Um beijinho dourado

    ResponderEliminar
  6. Cão com tosse e cão mimado, ou seja, cão sortudo! :)

    ResponderEliminar
  7. Ai o amor :))) Olha o meu de ser tão bruto teve colapso da traquéia.Agora andam os dois de peitoral, mas ela coitada fica ridícula, o pêlo é tão grande que fica todo emanharado :) O mês que vem vão às vacinas, vamos lá ver.
    BJ
    Xana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xana, o meu ODEIA o peitoral... detesta, mesmo, e aprendeu a tirá-lo mesmo que estivesse justinho!

      Eliminar
    2. Olha que engraçado, sabes que esta semana "perdi" o meu??Estava a puxar tanto ,que eu estava distraída a olhar para sachaa, que de repente ele se soltou!!!
      Sabes quando ficas a pensar, mas que raio aconteceu??? Fiquei eu assim :)))

      Eliminar
    3. O meu cão usava peitoral até aos 2 aninhos, mais ou menos... depois aprendeu a "apertar" os ombros e esgueirar-se. :D Ainda conseguiu soltar-se duas ou três vezes... e desisti do raio do peitoral quando o cão se agarrou a um osso junto a uma das estradas mais movimentadas da cidade... tentei agarrá-lo para lhe sacar o osso da boca, sacou do peitoral e fugiu-me... ia morrendo!!

      Eliminar
  8. É a tua outra criança, esse patudo fofinho...

    ResponderEliminar
  9. Não lhe deu a vacina? O nosso veterinário recomendou dar , dado o grande número de casos que estão a surgir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diana, sim, está a fazer antibiótico e na próxima semana, quando ficar bom, leva vacinas e leva também vacina contra o verme do coração. Mas primeiro tem de ficar bom. :)

      Eliminar
  10. ola :) eu tenho uma pinscher com 15 meses e ultimamente ela também se engasga muito e fica com dificuldades em respirar ... como detectaste essa doença no teu canito?? a veterinária diz-me que ela engasgar-se e ficar assim é normal :/
    beijinho **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andreia, a tosse do canil tem uma tosse característica (sonora e seca) mas em que o cão se mantêm activo e feliz. Não é costume ter dificuldades respiratórias a não ser com patologias secundárias. Seria mais provável no teu caso tratar-se do colapso da traqueia que provoca dificuldades respiratórias e engasgos em cães de raças pequenas. Peça ao seu veterinário para despistar esta doença (normalmente por exame físico e radiografia). Podes ler mais no meu artigo sobre o colapso da traqueia para ver se a situação é parecida à do teu cão :) http://omeuanimal.com/colapso-de-traqueia-em-caes/

      Eliminar
  11. Andreia, um animal com dificuldades em respirar não é normal. Procure segunda opinião!! Neste caso o diagnóstico é simples e foi feito pela veterinária...

    ResponderEliminar
  12. Olá :) A tosse do canil é desesperante pelo tipo de tosse (a que nós veterinários chamamos de "tosse de ganso"). Mas não é muito preocupante porque a tosse tende a passar dentro de 1 a 2 semanas sem grandes consequências. Até lá é ter paciência com aquela tosse repetitiva e barulhenta. Se quiseres saber mais fica aqui o link: http://omeuanimal.com/tosse-do-canil-traqueobronquite-infecciosa-canina/
    As melhoras para o cachorro! :D

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura