quarta-feira, 26 de abril de 2017

Diz que é tosse!


Cão com tosse de canil e que fica "engasgado" cada vez que os donos chegam a casa, por causa do entusiasmo sentido. Donos que nem dormem de noite e que correm para o veterinário quando vêem o seu animal com tosse. 

Foram precisos 28 anos para ter um animal com tosse de canil (o nome chique é traqueobronquite infecciosa canina).

Está ainda mais mimado do que já é habitual e fez um espetáculo para tirar sangue, na veterinária. Amuou com o dono e pediu logo protecção à dona. Se isto não é amor, vou ali e já venho. De parte a parte.

22 comentários:

  1. o amor não tem que ser só entre humanos. Esse é o amor verdadeiro. Ele está melhor?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anita, sim, ontem - antes de ir à vet - tossiu 5 vezes em 15 minutos... desde que iniciou tratamento deve ter tossido umas quatro ou cinco vezes... em mais de 24 horas. :)

      Eliminar
  2. oh, que fofinho esse cão. É preciso amor para ter cães.

    ResponderEliminar
  3. São a melhor coisa do nosso mundo!

    https://jusajublog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. A minha cadela também já apanhou tosse de canil! É mesmo aflitivo, mas fomos ao veterinário e passado uma semana já estava boa :)

    ResponderEliminar
  5. Coitadinho!! <3 As melhoras!

    Um beijinho dourado

    ResponderEliminar
  6. Cão com tosse e cão mimado, ou seja, cão sortudo! :)

    ResponderEliminar
  7. Ai o amor :))) Olha o meu de ser tão bruto teve colapso da traquéia.Agora andam os dois de peitoral, mas ela coitada fica ridícula, o pêlo é tão grande que fica todo emanharado :) O mês que vem vão às vacinas, vamos lá ver.
    BJ
    Xana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Xana, o meu ODEIA o peitoral... detesta, mesmo, e aprendeu a tirá-lo mesmo que estivesse justinho!

      Eliminar
    2. Olha que engraçado, sabes que esta semana "perdi" o meu??Estava a puxar tanto ,que eu estava distraída a olhar para sachaa, que de repente ele se soltou!!!
      Sabes quando ficas a pensar, mas que raio aconteceu??? Fiquei eu assim :)))

      Eliminar
    3. O meu cão usava peitoral até aos 2 aninhos, mais ou menos... depois aprendeu a "apertar" os ombros e esgueirar-se. :D Ainda conseguiu soltar-se duas ou três vezes... e desisti do raio do peitoral quando o cão se agarrou a um osso junto a uma das estradas mais movimentadas da cidade... tentei agarrá-lo para lhe sacar o osso da boca, sacou do peitoral e fugiu-me... ia morrendo!!

      Eliminar
  8. É a tua outra criança, esse patudo fofinho...

    ResponderEliminar
  9. Não lhe deu a vacina? O nosso veterinário recomendou dar , dado o grande número de casos que estão a surgir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Diana, sim, está a fazer antibiótico e na próxima semana, quando ficar bom, leva vacinas e leva também vacina contra o verme do coração. Mas primeiro tem de ficar bom. :)

      Eliminar
  10. ola :) eu tenho uma pinscher com 15 meses e ultimamente ela também se engasga muito e fica com dificuldades em respirar ... como detectaste essa doença no teu canito?? a veterinária diz-me que ela engasgar-se e ficar assim é normal :/
    beijinho **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Andreia, a tosse do canil tem uma tosse característica (sonora e seca) mas em que o cão se mantêm activo e feliz. Não é costume ter dificuldades respiratórias a não ser com patologias secundárias. Seria mais provável no teu caso tratar-se do colapso da traqueia que provoca dificuldades respiratórias e engasgos em cães de raças pequenas. Peça ao seu veterinário para despistar esta doença (normalmente por exame físico e radiografia). Podes ler mais no meu artigo sobre o colapso da traqueia para ver se a situação é parecida à do teu cão :) http://omeuanimal.com/colapso-de-traqueia-em-caes/

      Eliminar
  11. Andreia, um animal com dificuldades em respirar não é normal. Procure segunda opinião!! Neste caso o diagnóstico é simples e foi feito pela veterinária...

    ResponderEliminar
  12. Olá :) A tosse do canil é desesperante pelo tipo de tosse (a que nós veterinários chamamos de "tosse de ganso"). Mas não é muito preocupante porque a tosse tende a passar dentro de 1 a 2 semanas sem grandes consequências. Até lá é ter paciência com aquela tosse repetitiva e barulhenta. Se quiseres saber mais fica aqui o link: http://omeuanimal.com/tosse-do-canil-traqueobronquite-infecciosa-canina/
    As melhoras para o cachorro! :D

    ResponderEliminar