Avançar para o conteúdo principal

Maravilhas da maternidade #6


Estou a dar em doida com a quantificação das roupinhas. Depois de ler 1001 conselhos e de ouvir irmã, amigas e família, realmente vou optar pela táctica do "vamos indo e vamos vendo". Há que ter o essencial, mas não quero ter uma avalanche de roupas para os primeiros tempos, com receio de que metade nem chegue a ver a luz do dia e a conhecer o corpitcho do filhote. Há quem diga que alguns bebé precisam de ser mudados quatro a cinco vezes por dia, mas também há bebés que aguentam todo o dia com a mesma roupa. Como o meu vai ser filho do Verão, a roupa lava e seca num instante, não deverá haver crise.

Hoje é dia de contar o número de bodies de manga curta ou comprida, de fatinhos calça + camisola, de calças, de tshirts, de meias, de gorros, de babetes, de fraldas. A minha cabeça vai dar um nó, pois a lista está em permanente actualização e acho que já nem me lembro de metade do que comprei - nem quero imaginar quando, daqui a pouco, trouxer a herança de roupa do sobrinho. 

Comentários

  1. Eu tive realmente uma bebé muito limpinha e aguentava bem o dia com a mesma roupa (nunca na vida tive 4 ou 5 mudas de roupa num dia). Uma dezena de bodies e uma dezena de pijamas, tamanho 1, serviu perfeitamente até ela passar para o tamanho seguinte. :)

    ResponderEliminar
  2. Olha, eu comprei pouca coisa pk dao sempre mta roupa de oferta para o bèbè que vem a caminho...conclusão, nem metade do que me deram, usei!!eles crescem muito rapido!tanto ele, como ela agora nao sujam muito a roupa...beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que fazes bem em garantires que tens o mínimo necessário para cada fase :)

    A teoria de que dão muito é boa para quem estiver bem no pós-parto para ir para as compras. É que usualmente as pessoas não percebem patavina de roupas de bebé e eles realmente mal usam as roupas dadas...isto porque ou dão peças minúsculas, roupas de veludo para o verão ou de manga curta/cava para o inverno. Tanto tens roupa de 0 meses/1 mês em quantidades industriais - que usualmente chega quando eles já ultrapassaram essa fase - ou então tens roupas de 3/6/9 meses e por aí fora completamente desadequadas à estação na qual a dita roupa irá servir à criança.

    Portanto depois a opção é mandar o pai trocar (quando há talão de compra) e se o teu for como a maioria dos pais percebe tanto de tamanhos como nós de engenharia aeroespacial e o mais certo é terminares com outros tamanhos pouco adequados.

    Claro que podes estar fresca e fofa e cheia de vontade para te enfiares em lojas de roupas de bebé logo mal saias da maternidade mas creio que isso é a realidade de muito poucas mães.

    Eu pessoalmente tanto tive dias em que 1 peça de roupa dava para todo o dia como tive dias em que gastei mais de 7 mudas completas (bem-dita máquina de secar, ele nasceu em Abril). A quantidade de mudas eram derivado ao facto de não haver outras fraldas que lhe segurassem as necessidades excepto as Dodot, apesar de no inicio lhe trocar a fralda de 2h em 2h... Portanto tanto fossem huggies, chicco, libero, etc era tudo sinónimo de toda a roupa para lavar. Isto para não falar de quando bolsava tudo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónima das 00h47, obrigada pelas dicas. Como disse, eu acho que já tinha peças 'suficientes'... mas ontem fui buscar cinco caixotes de roupa dos primeiros dois anos de vida do meu sobrinho e estou 'chocada' com a quantidade de roupa que herder. Ontem disse ao meu companheiro que não vou comprar nem mais uma peça de roupa por necessidade. Vou apenas comprar aquilo que gosto e que me parece bonito... porque necessidade, acredite, não tenho nenhuma. Estou cheia de roupa, especialmente para o primeiro ano de vida - claro que nem tudo bate certo, porque o bebé da minha irmã nasceu em Março e o meu nasce em Junho, mas tenho uma avalanche de bodies e roupa interior, que era o que mais me estava a preocupar, pois tinha muita roupa 'bonita' mas pouca roupa de andar por dentro. Obrigada!

      Eliminar
    2. Isso é que é bom!! Principalmente porque é um investimento muito grande em roupa de bebé que mal é usada (mas que eles precisam porque não vão andar nus).

      Agora assim é mais fácil, é só relaxar e comprar os miminhos que realmente gostamos :)

      Eliminar
    3. S* cuidado que podes ter muita quantidade de roupa dada e não conseguires vestir quase nada, basta não coincidirem as estações do ano com o tamanho da roupa que precisas, ou seja por exemplo estares no inverno e o tamanho que o teu filho está a vestir ser o da roupa de verão qu te deram...,etc...e com o calçado acontece o mesmo

      Eliminar
    4. Anónimo das 10h20, bem sei, daí ter comprado agora muitos bodies e manga curta para 0-3 meses. :)

      Eliminar
  4. Este blog transformou se numa maçada...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem bom remédio, sinceramente.

      Eliminar
    2. S*, brinda-nos de vez em quando com post's dos outros tb! Percebo que nesta fase estejas dominada pela tua gravidez, mais do que natural, mas tb tenho saudades de ler outros post's :-)

      Eliminar
    3. Mesmo!! Só vim espreitar na esperança que tivesse melhorado...mas não!

      Eliminar
    4. Não acho seca nenhuma. Eu estou a adorar acompanhar esta fase! Se o blog é sobre as "pequenas" coisas da S, parece-me lógico que ela fale essencialmente sobre isso agora (e não é uma pequena coisa neste caso, é mesmo a maior da vida).
      Gostava de saber quem destes comentadores já passou por uma gravidez na sua vida e conseguiu que não fosse o tema central dos seus dias!

      Eliminar
    5. Eu entendo perfeitamente que algumas pessoas achem chato, mas lamento, não pretendo mudar. Como a anónima das 22h20 referiu, esta é - provavelmente - a fase mais importante da minha vida. Leitores que gostam de me seguir suponho que gostem da minha felicidade. :) Melhores posts virão!!

      Eliminar
  5. Confesso que cheguei a ter minha filha 2 dias com a mesma roupa! Não se sujava, não ia sair de casa... trocar de roupa para quê? Estava tão quentinha com aquela! LOL
    Penso que quase todas as mães acabam por ter roupa a mais para os seus bebés! É daquelas coisas quase incontornáveis!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gorduchita, cada uma sabe de si. Eu acho que mudarei, no mínimo, de manhã e à noite, pois é o que faço comigo. :D

      Eliminar
    2. Vais ver que dependerá do bebé e não só dos pais. :) Se o Rafael for como a minha filha, que chorava como se a estivessem a matar cada vez que era preciso vestir e despir (e coitadinha, até era bastante calminha o resto do tempo. As mangas é que sempre a incomodaram até hoje, sabe-se lá porquê), tu própria não vai querer estar a sujeitá-lo a essa tortura. :)
      Bom, mas depois também depende se o bebé sua muito, por exemplo. E se deres banho todos os dias, é normal que troques a roupa todos os dias. A minha não tomava (e não toma) banho todos os dias e como andava sempre de babygrow, passava o dia e a noite com o mesmo na boa. :)

      Eliminar
    3. Teté - a minha miúda (agora com 8 meses) ainda "sofre" horrores quando troco as partes de cima (calcinhas é na boa, adora mudar a fralda)- Despir para o banho é excelente - porque a-d-o-r-a tomar banho e brincar na banheira, mas voltar a vestir é tortura!

      Quando adormece ainda com a "roupa de dia" e não está suja por vezes só troco para as calças de pijama e deixo-a dormir assim (ela por norma toma banho em dias alternados, a não ser que esteja transpirada ou se suje com a comida).

      Eliminar
  6. S*, estamos com duas semanas de diferença! Partilha a tua listinha depois pf pq tb não faço a minima ideia das quantidades de roupas que vamos precisar por aqui... beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isabel, eu ia fazer uma lista... mas depois de receber 5 caixotes de roupa do meu sobrinho, desisti da ideia. ahahah

      Eliminar
    2. Ehehe sortuda!!! Por cá vamos mesmo ter que comprar tudo!

      Eliminar
  7. A minha opinião é que não vale mesmo a pena ter muita coisa. Eu sei que as roupinhas de recém nascido são lindas e uma mãe de 1ª viagem derrete com tanta fofura.... mas sejamos praticas e realistas, mais vale não gastar tanto no inicio e ir gastando aos poucos conforme a necessidade.
    A minha pequena com 15 dias deixou de vestir as primeiras roupinhas... e no máximo mudava 2 x por dia de roupinha...caramba 15 dias... que desperdicio! Apostar sempre em tamanhos maiorzinhos. Haja bom senso! beijinhosss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Susana, isso é o que me 'assusta': a roupa que deixa de servir em dias!!

      Eliminar
  8. Ora bem. o teu bebé vai ser bebé de verão mas os bebés no primeiro mês de vida ainda não tem a temperatura corporal regulada e tem sempre mais frio que nós e as indicações é para vestir mais uma peça que nós...ou seja para o primeiro mês deves ter babygrows completos de manga comprida e calça que eles precisam é de conforto, após o primeiro mês e esteja calor e comeces a sair à rua é roupa normal de criança que tú gostes e não necessitas interiores para o verão...po
    des ter bodys de manga curta e sem perna para estar em casa confortável ou dormir....mas é verdade que os bebés sujam muita roupa, entre xixi, cocó, leite que azeda e cheira logo mal, vomitado, etc...Ah e não penses que se lava e seca rápido porque se tiveres um bebé dificil nem dormes, nem comes, nem tomas banho....quanto mais lavar e tratar de roupa ( a não ser que tenhas quem te trate da roupa....)é preferivel ter a mais do que a menos...como diz a tua irmã num comentário do face a roupa de verão é barata e consegues comprar muitos conjuntos baratos. Não te stresses com isso e pensa que os bebés são imprevisiveis, eu andava com as mesmas dúvidas que tú entre tamanhos 0 e 1 para o primeiro mês e etc e tal e depois fui parar ao hospital com 33 semanas...e enquanto tinha o bebé na neonatologia tive que comprar tudo em tamanhos 00(45cm) e mesmo assim ficava grande (nasceu com 43cm)....Outro conselho que te dou é comprar com relação qualidade/preço porque a roupa é lavada todos os dias e se não for de qualidade minima fica logo estragada e é dinheiro perdido, e nos primeiros meses do bebé também é necessário muito cuidado com a roupa que possa alejar o bebé nomeadamente costurar e tecidos "duros"....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo das 10h52, obrigada. :) Até ver só comprei roupa de qualidade, creio, tudo 100% algodão. Posso até ver uma ou outra peça na Primark, no Domingo, mas até ver só comprei roupa que considero de qualidade. Tem toda a razão, há situações em que o barato sai caro.

      Tenho andado a comprar por tamanho, sim... até porque o meu sobrinho, por exemplo, fez há poucos dias 2 anos e já usa roupa de 3 anos. Depende muito da criança. Obrigada!

      Eliminar
    2. Desculpem a intromissão, mas S*, os básicos da Primark (bodies e babygrows) são de excelente qualidade. Melhores que os da H&M por exemplo. Um algodão suave, elástico e que não arranha nada. Ah, e pode ser lavado várias vezes que não ganha borbotos nem nada (Só estica um bocadinho na zona onde pões as molas).
      Os algodões da C&A também são bons, mas são mais caros.

      Em termos de tamanho, mesmo os cm mudam de marca para marca. Para os mesmos cm, as roupas da H&M são sempre maiores que a Primark ou a C&A.

      Depois, e a verdade é que não tenho nada com isso, mas concordo que devas ir comprando a roupa à medida das necessidades porque não sabes se o teu Rafael vai ser um bebé que cresce rapidamente ou não - o meu Tiago por exemplo cresce devagar, agora chega a usar as roupas vários meses (no primeiro mês de vida cresceu apenas 2 cm, com 3 meses usava roupa para dois meses, enfim, já percebeste). E também não se sujava muito por isso só trocávamos de roupa de manhã e à noite para vestir o pijaminha (desde muito cedo que vesti o meu filho com camisolas e calças de ganga e de sair - são manias, eu prefiro assim) :)
      Acima de tudo, segue o teu instinto! Vais ser uma ótima mãe e vais saber o que fazer pelo teu filhote :)
      Beijinhos***

      Eliminar
    3. Alexx M., sim, já ouvi dizer que sim... mas, lá está, nunca comprei lá nada para o meu filhote. A roupa de adulto não me convence, mas já ouvi falar bem da colecção de bebé, é um facto. ;)

      Eliminar
    4. Eu compro nos dois lados e pessoalmente, prefiro a h&m. A roupa da primark alarga muito no pescoço (mas para vestir 5 vezes está bom!!). O meu baby é de dezembro/16 e safou-me a maquina de secar, um bebe de verão é mais facil!

      Eliminar
    5. Os bodys da Zara e pijamas/babygrows também tem uma excelente qualidade/preço...é lavar e secar as vezes que for necessário que não encolhem, não deformam, e raramente ficam manchados...além de terem formas e acabamentos que vestem muito bem deixando o bebé muito confortável

      Eliminar
  9. Ah tenho mais um conselho, a roupa trás sempres os meses e os centimentos, deves escolher o tamanho sempres pelos cm e não pelo mês que varia de marcas para marcas a relação mês/cm...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é um optimo conselho! A roupa da chicco por exemplo é minima... os cm dos seis meses corresponem aos cm dos 3 meses da vertbadeut!

      Eliminar
  10. E depois há o fator crescimento super rápido que alguns bebés têm. O meu bebé passou de fatinhos 1 para o 3 de repente, quase nem passou pelo 2 e foi antes de fazer 3 meses. Depois manteve-se um tempo neste tamanho. Mas os primeiros bodies, que por acaso eu não tinha muitos, deixaram de servir num instante.
    Vai é haver dias em que precisas de mudar a roupa toda 3 vezes ou mais. Isso vai. Mas também vai haver dias em que se consegue salvar a roupa :) isso depende mais da fase em que o bebé está do que de bebé para bebé...porque acho que todos passam pela fase de ups estou todo sujo :)

    ResponderEliminar
  11. O meu segundo assim que nasceu, por pesar 4,5Kg, teve de vestir roupas de 3 meses.
    Antes do nascimento nunca andei cá a pensar quantas vezes os iria mudar por dia, só pensei nisso depois e dependendo dos dias. Há dias em que basta uma muda, há dias em que são precisas 4 ou 5, ou mais. Outras em que é apenas necessário trocar a roupa interior.
    Acho sempre que a S põe um pouco a carroça à frente do burro. Nestas coisas é tudo tão imprevisível. Não podemos dizer que hei de fazer assim ou assado, pois só perante cada criança e cada situação, saberemos como iremos reagir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo das 18h42, vai desculpar mas eu apenas referi que o meu estilo é "relaxado". Não acho que o meu filho vai ser assim ou assado porque, como disse, não faço ideia. No entanto, não vou estar a pensar em extremos, porque não faz parte do meu feitio.

      Eliminar
    2. Mas foi a própria S que disse que iria mudar o seu filho 2 vezes ao dia. Não é muito coerente no que diz.
      Por aquilo que escreve, não aparenta nada ser uma pessoa relaxada, como diz.

      Eliminar
    3. Anónimo das 21h35, o que tem a ver o facto de dizer que vou mudar o meu filho duas vezes ao dia (se não se sujar nos entretantos) com ser relaxada? Para mim tem a ver com ser limpa. Eu uso uma roupa em casa e outra na rua. Planeio fazer o mesmo com o bebé. :)

      Eliminar
    4. O que acontece é que a S está misturar conversas... eu falo-lhe nas calças e responde-me no c*...

      Eliminar
    5. É isso. Não é você a implicar nem nada. :)

      Eliminar
  12. Para bodys, já que vai nascer no verão e será provavelmente a peça de roupa mais usada/trocada/suja, os da primark são muito bons sim... De resto, as lojas onde mais perco a cabeça para a minha sobrinha são a zippy, zara kids e por vezes c&a, para mim aliam o acessível ao giro/fofo/amoroso, etc =)

    Acho que devem ponderar bem a questão da cadeira para o carro do teu rapaz, porque tal como a teté referiu, mesmo que haja uma emergência e ele o precise de levar algum sítio, o bebé estará logicamente no mesmo sitio onde está o ovo, porque tem de andar sempre nele! Em que situação poderia ter o bebé e não o ovo juntos? Se pegassem nele ao colo e alguém passasse a correr e roubasse o ovo? Não me parece =) seria muito rebuscado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que já estamos os dois mais ou menos de acordo em deixar a cadeirinha mais para a frente. :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura