Avançar para o conteúdo principal

E se fosse consigo? Homofobia

Mais uma vez, lá assisti eu ao programa da Sic. Não vi por completo, admito, porque estava ao computador, a trabalhar, mas assisti a uma parte considerável, até porque o mais-que-tudo estava no sofá a ver e fazia questão de me interromper com frequência para eu ouvir "a velhota de oitenta e tal anos" e outros testemunhos.

De forma consciente, a homossexualidade é um preconceito de que não sofro. Aliás, sou uma acérrima defensora do casamento gay e da adopção por casais homossexuais. No primeiro caso, porque amor é amor, deve ser respeitado, acarinhado e celebrado - seja através de um casamento ou de um outro qualquer gesto. Já sobre a adopção por casais homossexuais, também só consigo dizer "sim, sim e sim". Uma criança precisa de amor. O amor não tem sexualidade, não é diferente se vier de um homem ou de uma mulher. Desde que a criança seja estimada e acarinhada, pode ter uma mãe, um pai, pai e mãe, pai e pai, mãe e mãe.

Ah e tal, mas a pedofilia está muito associada à homossexualidade... Onde é que leram isso? Gente porca há em todo o lado. Não tem a ver com a sexualidade da pessoa, mas sim da perversidade do ser humano. Não é por dar uma maçã podre que vamos achar que a árvore está a morrer.

Ah e tal, mas uma criança precisa de um pai e de uma mãe para o seu equilíbrio. Acredito que sim, que todos precisam de referências femininas e masculinas - mas é para isso que a família e os amigos também servem. Caso contrário, quando existe a morte de um dos progenitores, como se fazia? Ou quando os pais não se dão e a criança só vive com um dos lados? Uma criança pode ter duas mães, nenhum pai, mas pode ter um tio fabuloso ou um avô que faça toda a diferença. Acredito piamente nesta minha opinião. O meu pai sempre trabalhou fora, mas eu sempre tive um tio muito presente, pelo que sempre tive a tal referência masculina.

O preconceito existe. Infelizmente, existe. Temos de lutar contra ele. Ninguém tem nada a ver com a sexualidade dos outros. As pessoas são pessoas, independentemente de amarem homens ou mulheres, e merecem ser felizes. Não podemos querer obrigar os outros a ser felizes de acordo com os nossos conceitos. É profundamente egoísta. 

Comentários

  1. Na verdade, acho que não precisamos de referências masculinas e femininas. As características que associamos a ambos os géneros são construções sociais (milenares, sim, mas construções) que estão a ruir. Muito pouco - muito pouco mesmo - do que sou enquanto pessoa se deve à minha identidade de género, um género que me foi entregue com a socialização. Se há pessoas que se identificam mais com o padrão de género? Sim, mas não acho que isso seja necessário e tão-pouco acho que o género tenha tido um impacto positivo nas culturas humanas. Obviamente que a minha conclusão é a mesma que a tua - uma criança não precisa de um pai e de uma mãe, precisa de quem a ame :)

    ResponderEliminar
  2. Concordo plenamente com a tua opinião sobre o assunto. Infelizmente acho que ainda vai demorar algum tempo até que este preconceito seja ultrapassado

    ResponderEliminar
  3. Verdade. Que incomode algumas pessoas, eu só tenho de respeitar, e consigo entender, porque mal ou bem a sociedade em geral não foi educada para aceitar por muito que se diga que sim.

    Agora o que me mete mesmo confusão é quando dizem que não é normal. Ah, eu aceito, mas não é normal, ou é uma aberração. Não! Na minha visão, o normal é muitas pessoas se sentir atraídas por pessoas do mesmo sexo. É natural em nós seres Humanos, é natural em muitas outras espécies animais. Faz parte da Natureza. A atracção física ou emocional não é linear, é algo que surge.

    Mas tenho para mim que daqui a uns anos os preconceitos serão totalmente (ou quase) quebrados!
    Isto deveria ser um não assunto de tão natural que é...

    ResponderEliminar
  4. Não poderia estar mais de acordo com o que escreveste!

    ResponderEliminar
  5. Ainda não vi o desta semana mas estou ansiosa!

    ResponderEliminar
  6. Hoje é o dia de quem está onde tantas vezes não está mais ninguém! Hoje é o nosso dia: Feliz Dia Internacional dos Enfermeiros

    ResponderEliminar
  7. Posso assinar por baixo?
    Nunca vi o programa. Não sei bem quando da... Confesso. Mas ando curiosa

    ResponderEliminar
  8. A maioria dos abusadores sexuais de crianças são homens, de meia-idade, casados, heterossexuais e com filhos.
    E a maioria das crianças abusadas sexualmente é-o pelos pais, tios, outros familiares próximos ou amigos próximos da familia.

    Portanto, não é de todo pela maçã podre que se deve ir porque senão nenhum homem de meia-idade poderia ou deveria ser deixado a sós com uma criança. Principalmente se fosse o próprio pai, avô ou qualquer um dos tios. E todos nós sabemos bem que temos na nossa família várias pessoas nessa circunstância, muitos que teriam tido a possibilidade de abusarem de nós se quisessem e nunca o fizeram, certo?

    O resto é preconceito puro. Há vários adultos hoje que foram criados por casais homossexuais (sim, existem e não são poucos, mesmo em Portugal) e os resultados das investigações mostram que não há diferença para com crianças criadas por heterossexuais.
    E mais, ao impedir a adopção não se impede a existência destas familias pois elas existem: ou através de produção independente, casamentos anteriores com pessoa heterossexual, etc a única coisa promovida é a insegurança das crianças nestas situações, principalmente em caso de adopção singular por uma mulher/homem homossexual pois em caso de falecimento a criança é entregue ou aos familiares ou novamente à instituição, sendo que a criança não perde somente 1 figura de vinculação, mas sim as 2 e perde também nesse processo que deveria ser de luto, tudo aquilo que conheceu até então: perde ambos os pais/mães, perde a casa, as amizades, a rede social, a rede familiar e é retirada a todo o seu ambiente.
    Se for entregue à familia da pessoa que estava como adoptante e eles se derem bem, pode ser que a criança tenha sorte. Se essas pessoas não quiserem a criança ou não tiverem condições para tal, mesmo que o pai/mãe que a criança conhece e que está vivo, possa cuidar, ela entra no sistema, é institucionalizada e a pessoa que ela encara como pai/mãe tem que lutar e muito pela custódia, podendo nunca lhe ser atribuída a mesma. Enquanto este processo decorre, pode demorar meses, nos quais uma criança que está a passar por 1 perda é sujeita a esta violência e tudo isto porque há pessoas que misturam religião e a estupidez com o superior interesse da criança e são uns anormais que nem sequer se dignam a estudar os estudos realizados nos últimos 20 ou 30 anos neste âmbito.

    Ps: Eu sou heterossexual e mãe e só de imaginar que, caso eu morresse o meu filho seria tirado do meu marido e institucionalizado ou entregue aos meus pais (a minha mãe faria de tudo para fazer mal ao meu marido), portanto, só de imaginar que o meu filho seria prejudicado pela maldade da minha mãe e estupidez do nosso Estado, dá-me a volta ao estomago.
    E é isto que estas crianças estao sujeitas. SE o Estado pensasse no superior interesse da criança isto nunca viria a ser uma questão.

    ResponderEliminar
  9. Concordo contigo a 100%. O grande problema da homossexualidade, na minha opinião, é aquela minoria de homossexuais que acham que os outros são obrigados a ver "as cenas" que eles fazem. Bem, talvez para se afirmarem, sei lá... Ainda há dias, quando entrei no metro em Lisboa a meio da tarde, vi um casal de homossexuais em grandes amassos, uma coisa mesmo explícita, mesmo à frente de crianças. ATENÇÃO: mesmo que fosse um casal hetero, aquilo não era nem o local nem o momento!!! Das duas uma: ou estavam sob efeito de qualquer coisinha química ou estavam à espera que alguém partisse para a agressão. Juro que ainda olhei para o tecto à procura câmaras ocultas ou coisa do género! Se calhar, aquilo era uma experiência social, sabe-se lá...

    ResponderEliminar
  10. Eu convivi a minha vida toda com lésbicas pois joguei futsal muitos anos e uma boa parte das minhas colegas e das minhas "adversárias" eram homossexuais, uma das minhas melhores amigas também o é e sinto-me indignada com os comportamentos homofóbicos das pessoas. Sinto repulsa, revolta e só me apetece é ofender! Torço sempre para que haja uma situação como houve há uns anos num jantar com pessoal do nosso clube. Um dos dirigentes, que só serve para assinar papelada e nunca está presente, no meio da conversa disse que tinha nojo de gays. A Marisa, a nossa guarda-redes, levanta-se e diz "Então se tens nojo de mim, amanhã não sirvo para representar o teu clube... quero ver qual é a heterossexual que vais conseguir fazer o meu papel!". E vimos o dirigente a ficar pequenino, vermelho e sem resposta. Por vezes é bom confrontar... mas quando soubermos que caso corra mal, há quem nos apoie!

    ResponderEliminar
  11. Foi o único programa que vi, uma vez que é um tema que me está mais chegado pois tenho uma familiar muito próxima que é lésbica. Se fosse eu a estar naquela paragem de autocarro, havia muita gente que levava com a mala na cabeça (bem sei que a violência não resolve nada, mas...)

    ResponderEliminar
  12. Concordo tanto mas tanto contigo chuchu....

    ResponderEliminar
  13. Tive mtos amigos gays na juventude e entretanto todos já chegamos aos 40 e picos anos e posso lhe dizer sem nenhuma leviandade que todos eles sem excepção querem miudos de 18 anos pq sabem os riscos q correm com menores por isso a associação à pedofilia n é tão injusta como querem fazer parecer..e se tiver alguma dúvida faça uma pesquisa no facebook a cronologias de homossexuais e perceberá q santos só no céu e nos blogues lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se procurar nas cadeias e em artigos cientificos verá que casos de pedofilia e abusos sexuais são maioritariamente perpetuados por pais de familia, homens casados com mulheres, heterossexuais. Pessoas socialmente reconhecidas como pessoa modelo e das quais nunca se suspeitaria.
      O que acabou de dizer não passa de uma estupidez: afinal a maioria dos homens heterossexuais de 40 anos também procuram miúdas de 18/20 aninhos para ter casos e affairs (e eu também os acho bem nojentos).


      Mas não podemos confundir isso com pedofilia. Pedofilia é ter desejo sexual e praticas sexuais com jovens de idade inferior a 14 anos. Com crianças, desejo sexual por anatomia infantil, etc. Um rapaz ou uma rapariga de 18 anos têm aspecto de adultos e são adultos, jovens adultos mas adultos, estão na sua plena capacidade de maturação para aceitarem e anuirem na prática sexual se assim o desejarem. Uma criança de 7 anos, não.

      A diferença a partir dos 14 até aos 18 anos é que passa a ser considerado abuso sexual de menor em vez de pedofilia. Pois obviamente a capacidade de um jovem mentalmente são aos 14 anos de saber o que está para acontecer é superior a de uma criança de 4/7/10anos. No entanto, continua a ser menor e a ser susceptivel de manipulação e ainda sem ter completado o desenvolvimento cerebral pleno que lhe dá a capacidade de decidir.
      Instrua-se.

      Eliminar
  14. Não percebi bem... Quer dizer que eles querem miúdos de 18 anos porque são cuidadosos mas que na verdade queriam miúdos mais novos?

    ResponderEliminar
  15. Eu, como mulher, não tenho nada a dizer de mulheres homosexuais, mas já das consideradas heterosexuais, principalmente de meia idade e idade mais avançada, tenho e muito, são essas que se escondem na máscara de hetero e de realizadas no casamento, mas que na ver verdade, só não marcha uma mulher que acham atraente porque não há oportunidade...se houvesse!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha outra a fazer generalizações parvas... Junte-se ao anónimo de 13 de maio às 22:47!

      Eliminar
  16. Este assunto é um desgaste para mim. Tenho pessoas amigas e na família que são. Sempre convivi muito de perto com isso e é-me super normal. Odeio homofobia. Mete-me asco.

    ResponderEliminar
  17. Completamente de acordo contigo. :) Acredito firmemente que as mentalidades estão a mudar (já mudaram tanto) e os nossos filhos e netos vão poder crescer numa sociedade muito mais humana, tolerante e feliz.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura