Avançar para o conteúdo principal

Oi?


Não gosto de falar sobre estas coisas, porque ao apontar um dedo aos outros, posso estar com quatro dedos a apontar para mim.

Mas caramba, isto é cá uma falta de nível... são PESSOAS. Não são "cegos" (mesmo sendo pessoas cegas) nem "ciganos" (mesmo sendo dessa etnia). Já agora, como li por aí... só faltou o "monhé".

Fico sempre espantada por saber que o é o jornal mais lido do país... É triste.

Comentários

  1. Escrevi sobre isso no meu blog. Isto só mostra o quão atrasados estamos em matéria de igualdade. Tenho pena!

    ResponderEliminar
  2. Não vejo mal em chamar cego a um cego. ou cigano a um cigano... Porque a comunidade cigana tem imenso orgulho nas suas origens e tradições e um cego não deixa de ser cego. A forma como a sociedade olha para ele é que está errada porque independentemente da condição social, racial, eventuais deficientes uma pessoa tem sempre algo a dar à sociedade é preciso é saber dar oportunidades as pessoas.
    Acho bastante errado é um jornal usa-los no sentido preparativo, considerando-os menos que os outros ministros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ella, nem eu vejo mal nas palavras cega e cigano. No entanto, o texto é:

      "O Presidente da República dá esta quinta-feira posse a um dos mais plurais e integradores Executivos de sempre: um verdadeiro mosaico social. Além de uma ministra negra, Francisca Van Dunem, na Justiça, António Costa leva para o Governo um secretário de Estado cigano, uma secretária de Estado cega, dois secretários de Estado primos de conhecidas figuras nacionais e ainda o filho de um ex-ministro e ex-presidente do Tribunal de Contas.

      Ler mais em: http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/politica/detalhe/executivo_integra_ex_autarca_cigano_e_cega.html"

      ??? WTF?

      Eliminar
    2. o q é q tem? é a verdade

      Eliminar
  3. Não me espanta nada que seja o mais lido... já tenho as expectativas muito baixinhas em relação ao mundo...

    ResponderEliminar
  4. O Costa é o "Ké Frô?". ahahah

    ResponderEliminar
  5. A versão deveria ser uma Jurista e um Advogado, mas enfim...

    ResponderEliminar
  6. Rotular os outros é sempre mais fácil do que fazer o exercício de perceber que para lá dos rótulos há pessoas.

    ResponderEliminar
  7. Isso é de uma falta de nível lamentável. Eu cá acho óptimo que o Governo seja o primeiro a dar o exemplo de que TODAS as pessoas têm os mesmos direitos.

    ResponderEliminar
  8. Pois, não devia ser noticia na capa, devia ser uma coisa normal e banal.

    ResponderEliminar
  9. Isto é uma vergonha de jornal, tratar assim as pessoas, dar este tipo de noticias é simplesmente uma vergonha. Espero que as entidades competentes façam algo a este jornal porque isto não é liberdade de expressão mas sim liberdade de insulto.

    ResponderEliminar
  10. Esses jornalistas do CM devem ter alguma pistola apontada a cabeça, para escreverem essas barbaries, de conotação reles e nem jornalismos lhe podemos chamar..Tenho dito!

    ResponderEliminar
  11. Já ouvi em muito lado "ah mas um cigano é mesmo cigano e um cego é mesmo cego"...e então? As pessoas não têm nome? Porque raio havemos de estar sempre a colocar rótulos? Quando será que isto muda...

    ResponderEliminar
  12. Bem que imagem!
    Mark Margo
    www.markmargo.net (site cor de rosa com noticias de famosas e cinema)

    ResponderEliminar
  13. O cabeçalho é sensacionalista como se pretende, o objectivo é mesmo esse.
    O pressuposto errado está em achar que é relevante haver uma cega e um cigano no governo, não em chamar-lhes tal coisa, porque o são na realidade.

    ResponderEliminar
  14. Sendo eu cega ou invisual como cada um prefira chamar, não me incomoda nada... acho uma parvoíce e falta de profissionalismo daquele CM escrever assim, não porque ache que tenham de ser politicamente correctos, mas simplesmente essa cega chama-se ana e esse tal cigano chama-se carlos acho... o espetar o rótulo, ou condição acima da pessoa é que eu considero errado... Enfim...

    ResponderEliminar
  15. http://www.cmjornal.xl.pt/opiniao/colunistas/octavio_ribeiro/detalhe/cega_negra_e_cigano.html

    Vocês haviam de ter mais calma, aprender a ler até ao fim antes de opinar precipitadamente.

    ResponderEliminar
  16. É lamentável, mas o que se espera de um jornal desses...

    ResponderEliminar
  17. E este PASQUIM, é o jornal mais lido em Portugal!!! Que Vergonha!! E fez muito bem em divulgar, etnia, adquire-se pela família, agora a cegueira qualquer um de nós pode ter, um acidente ou qualquer doença!! Será que os JORNALEIROS, que trataram e escreveram, pensaram nisso???' Devem ter família não???

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura