quinta-feira, 2 de julho de 2015

Dias bons

Dias em que é muito, muito fácil ser feliz. De manhã, fui ao senhor doutor e tive "alta" médica. De tarde, Zoo de Santo Inácio, em Avintes, com a melhor companhia de todas.

O lago dos pinguins. Pouco activos... pelo menos até à chegada do tratador. Depois nadavam a toda a velocidade, na "apanha" do peixe.

O capivara é a coisa mais fofa. Sociável, sempre a pedir comida... uma pessoa dava-lhe folhas, mas ele não era esquisito e comia tudo.

Uau. Foi a segunda vez que visitei o Zoo de Santo Inácio... já lá não ia há mais de uma meia dúzia de anos. Construíram a "savana" dos leões e fizeram uma espécie de ponte em vidro. Por sorte, o leão e as três leoas acharam por bem deitar-se em cima da ponte, encantando toda a gente.

A selfie possível com uma das rainhas.

Vidas...

Este tigre estava sozinho, meteu-me pena. Lindíssimo... Por outro lado, a chita tinha bebés, os "bambis" também tinham crias... até as cobras tinham decidido procriar.

O cão da pradaria é absolutamente irresistível. Dizia lá que eles ferravam. Mas este aqui estava muito entretido a roer um pedaço de cenoura, aninhou-se a comer e levou imensas festinhas. Graçádeus, não nos ferrou.


32 comentários:

  1. Sou, relativamente, de perto e nunca lá fui!

    ResponderEliminar
  2. Adoro o zoo de Santo Inácio e já há imenso tempo que não vou lá!

    ResponderEliminar
  3. Aii que giro.. e eu que até nem moro longe nunca lá fui :)

    ResponderEliminar
  4. Ando ao tempo para ir visitar e realmente parece valer a pena :D

    ResponderEliminar
  5. Estou apaixonada por este post... vou voltar a vê-lo e a ver as fotos todas e pedinchar ao boyfriend para irmos lá este verão :D

    ResponderEliminar
  6. ADORO ir aí! Já não vou há uns 3 anos, também não havia essa ponte.
    O Tigre é normal estar só, eles na floresta também são solitários, caçam por conta própria, não são animais comunitários como os leões que ficam lá em grupo na savana :-)
    Por vezes os zoológicos juntam os animais sozinhos para acasalar e depois separam, algumas espécies não se dão mesmo juntas.

    ResponderEliminar
  7. ADORO ir aí! Já não vou há uns 3 anos, também não havia essa ponte.
    O Tigre é normal estar só, eles na floresta também são solitários, caçam por conta própria, não são animais comunitários como os leões que ficam lá em grupo na savana :-)
    Por vezes os zoológicos juntam os animais sozinhos para acasalar e depois separam, algumas espécies não se dão mesmo juntas.

    ResponderEliminar
  8. O teu olhar transborda felicidade, gosto de ver :).

    ResponderEliminar
  9. Sou de tão perto e nunca lá fui... Um dia destes!

    ResponderEliminar
  10. E que tal o zoo? É tranquilo, tem muita gente, é grande?!?! Conta um bocadinho mais dessa tua experiência S*

    ResponderEliminar
  11. Uma defensora acérrima de animais, como te dizes ser, a visitar um zoo? Um local onde os animais vivem enjaulados, afastados do seu habitat natural com o único propósito de entreter visitantes? Está certo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca me viu a dizer que sou contra zoos. Só contra aqueles que não lhes garantem o mínimo de qualidade de vida. Este zoo tem áreas amplas, para dizer a verdade.Sei que não são o melhor para os animais... mas também acredito que, se não fossem os zoos, os animais mais exóticos e as espécies em vias de extinção já não existiriam... olhos que não vêem, coração que não sente.

      Eliminar
    2. Exactamente S*, os zoos, especialmente como este com óptimas condições, desempenham um papel extremamente importante na conservação das espécies. Quantos animais já não existiriam na natureza por terem sido caçados até à extinção pelas suas peles, chifres...?
      Os zoológicos não são circos, esses sim só servem para entreter os visitantes e os animais vivem em condições miseráveis e degradantes. Felizmente a imagem dos zoos com animais infelizes e enjaulados num cubículo já não faz parte do mundo desenvolvido.

      Eliminar
    3. Nunca disse que era contra zoos mas acho que nem seria preciso dizer, parecia-me lógico que seria contra qualquer tipo de espectáculo com animais. Este é um deles. Áreas amplas? Sim, comparado com uma savana, uma jaula é de uma amplitude de se perder de vista. Aah o argumento das espécies em vias da extinção, tão bom. Sabe, com toda a certeza, que utilizam esse mesmo argumento relativamente a algumas espécies de touros (utilizados exclusivamente na tauromaquia), não sabe?

      Eliminar
    4. Que exagero! Pelo contrário, quem visita zoos gosta de certeza de animais.

      Eliminar
    5. Este novo modelo de zoo não tem jaulas. Mas pronto, se acha melhor eles desaparecerem...
      Antigamente sim, em muitos zoos, inclusive em Portugal, os animais não viviam em condições dignas e só serviam para ser vistos. Felizmente hoje em dia isso não se passa e muitos zoológicos até recuperam animais doentes ou feridos para depois os devolver à natureza, não estando à vista dos visitantes. Esse argumento de quem defende a tauromaquia perde à partida porque se servem da desculpa da extinção para os criarem e ferirem e matarem, a incoerência e contradição do argumento falam por si.

      Eliminar
    6. Anónimo das 14:26, desculpe mas você está a meter coisas que são completamente diferentes no mesmo saco. Tem todo o direito de não gostar de zoos, de achar que não são o ideal para os animais (obviamente, não o são). Mas comparar com touradas, que servem exclusivamente para vaidade humana, TORTURANDO e MATANDO animais? Não faça tal comparação, não tem ponta por onde se lhe pegue.

      Neste zoo, que não tem jaulas (não é esse tipo de zoo, credo), os animais estão gordinhos, de pêlo brilhante. Obviamente que seriam mais felizes no seu meio natural... mas acredito piamente que os zoos contribuem para a manutenção das espécies, divulgando-as e estimulando a procriação em cativeiro. Eu vi por lá cobras bebés, bambis bebés... a chita também tinha crias, bem como os pinguins. E o leão, com três leoas, só não tinha porque não queria. :)

      Eliminar
  12. Foste operada ao coração?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que foi a uma hérnia...

      Eliminar
    2. Nem a uma coisa nem a outra. Fui operada ao coração em bebé. Agora fui operada a uma fistula que se desenvolveu no local da cicatriz. :)

      Eliminar
  13. Adoro dias passados assim! Se há coisa que faço SEMPRE quando vou de férias a Lisboa, é ir ao Zoo, mesmo que vá lá todos os anos :)

    PS: Eu adoro Zoos! Mas aqueles onde os animais têm 4 patas e vivem bem! Não este zoo que vivemos cá fora, onde os animais, em vez de 4, têm 2 patas.

    ResponderEliminar
  14. Ainda bem que não tem caracóis, porque agora parece que está na moda defender os direitos dos moluscos e ias ter aqui a LDCCV (Liga dos Direitos dos Caracóis Cozidos Vivos) a chatearem-te a molécula.
    Lagosta pode, mas caracol, é um crime grave. eheh

    Gostava de ver de perto e fazer festas à capivara e ao cão da pradaria. São aparentados com as marmotas, bicho esquivo que tenho visto nos Alpes e Perinéus, mas que nunca consegui fotografar.
    Sabes que as sacanas das marmotas têm uma "parceria" com uns pássaros com quem coabitam as altitudes e quando veem alguém aproximar-se começam a piar e servem de aviso. Por isso é impensável chegar perto das marmotas... é só uma curiosidade. :)

    ResponderEliminar
  15. A minha relação com zoos é um bocadinho...estranha (e já nem vou falar dos zoos que não têm possuem condições para albergar os animais). Por um lado adoro estar em contacto com os animais, principalmente porque não são animais que se costuma ver todos os dias; por outro...não consigo ignorar o facto de estarem afastados do seu habitat natural e, apesar de muito provavelmente eles até viverem mais anos em cativeiro e, como tu disseste, se calhar se encontrarem ameaçados na natureza, talvez fossem mais felizes em liberdade.
    Mas, como já disse, apesar de todo este debate ético dentro da minha cabeça, adoro estar em contacto com os animais e adorei, principalmente, a tua cara de felicidade ! :)

    ResponderEliminar
  16. Não conhecia essa maravilha de zoológico! Tenho de lá ir com o Nuno um dia destes!
    Bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
  17. Já não vou ao zoo á tantos anos ..que saudades.

    ResponderEliminar
  18. Vi as fotos no instragram. Tão fixe! :D

    ResponderEliminar
  19. Maravilhoso zoológico, sempre fui conta zoos mas agora analisando bem penso que se eu fosse um animal e pudesse escolher onde viver com certeza escolheria este aí do seu post. Imagina como deve ser difícil a vida na selva enfrentando predadores, caçadores, falta de comida e abrigo, ferimentos sem tratamento etc. As pessoas que criticam então venham viver aqui na floresta Amazônica com os índios para ver como é difícil a vida na natureza.

    ResponderEliminar