Avançar para o conteúdo principal

Memórias de uma avó

Se há coisa que a minha avó era, era recatada. Uma senhora que não estudou muito (apenas o essencial, como era costume na época dela), mas que sabia estar em qualquer lugar. Sabia ficar tranquilamente calada, quando nada tinha a dizer. Observadora e ponderada. Com aqueles olhos muito verdes e brilhantes. Sabia ser incrivelmente risonha e divertida, no meio daqueles que amava, contando mil e uma vezes a mesma história. Histórias de África, da casa que tinha, do pretinho que criou e depois a roubou. Histórias que ela contava desde sempre, que todos nós já conhecíamos de trás para a frente e de frente para trás. Mas histórias que a faziam rir a bom rir. E nós ríamos com ela. 

Comentários

  1. As histórias. E também muito do que recordo dos meus avós.

    ResponderEliminar
  2. E é tão bom ter memórias assim para recordar :)

    ResponderEliminar
  3. as avós têm o dom de nos fazer apaixonar pelas histórias repetidas milhares de vezes :)

    ResponderEliminar
  4. o meu coração ficou apertadinho agora...

    ResponderEliminar
  5. Já não se fazem avós como dantes. As avós de hoje não têm histórias de jeito para contar e só sabem estragar os netos, em vez de os ensinarem a ser gente. _/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. "Avós como dantes" vs "avós de hoje", ora aí está um conceito perfeitamente ambíguo.

      Eliminar
    2. Os meus avós era os avós de antigamente. Os avós de hoje são aqueles que são avós agora.
      Não vejo onde é que está a ambiguidade. Mais claro do que isto, só fazendo um desenho, mas eu sou fraco a desenhar e mais fraco ainda a alimentar conversa de encher chouriços.

      Eliminar
  6. Abençoadas avós que transmitiram o seu saber e souberam incutir e educar dessa forma as suas netas!

    ResponderEliminar
  7. Ficam as histórias, as memórias e a saudade das avós...

    ResponderEliminar
  8. As histórias dos mais velhos fascinam-nos sempre!

    ResponderEliminar
  9. Fizes-te lembrar da minha avó! Já morreu à tantos anos, mas continuo a lembrar-me dela como se tivesse ido embora ontem.
    Novo sorteio no blog, participa :)

    ResponderEliminar
  10. Era sem dúvida uma senhora no verdadeiro sentido da palavra...

    Bjxxx

    ResponderEliminar
  11. Os avós vão ser sempre os nossos avós, mesmo que sejam apenas em memórias...

    ResponderEliminar
  12. Parecida com a minha avó Perpétua linda :)

    ResponderEliminar
  13. Guardo muitas boas histórias contadas pelo meu avô paterno :' )

    Beijinhos S*

    ResponderEliminar
  14. Ai que saudades...Avós é um património cultural!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda bem que reconhece a verdade. Só é pena as netas terem descarrilhado.

      Eliminar
  15. que bom ter uma boa relação com uma avó :)

    ResponderEliminar
  16. São essas histórias que ficam na nossa memória :) Apesar de já as sabermos de trás para a frente nunca nos cansamos de as ouvir!

    http://miscelaneathesecond.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura