domingo, 12 de janeiro de 2014

Pressões de uma sociedade tonta

No Facebook da simpática (e linda!) FairyStyle, tive conhecimento de mais uma daquelas polémicas que nos deixam de boca aberta. Pelo menos a mim deixou-me estupefacta.

A Cosmopolitan resolveu legendar esta senhora como sendo uma modelo plus-size. Se calhar até é. Não vou culpar a Cosmopolitan. Se a senhora trabalha como modelo plus-size, a legenda apenas o confirma. Mas culpo a sociedade altamente cega e cruel que considera esta mulher plus-size. Culpo o mercado, que quer à força que as mulheres sejam Olívias Palitos.

There Is Something Very Wrong With Women Magazines...

56 comentários:

  1. Ai pelo amor de Deus? Se esta rapariga é considerada plus-size continuo a não perceber o que pretendem para standard size... Felizmente já não vivemos na era das modelos escanzeladas (que mais pareciam modelos de anatomia!), mas continuamos ainda um pouco distantes da realidade!

    ResponderEliminar
  2. Parece que normal significa agora plus-size...

    ResponderEliminar
  3. A minha conterrânea e homónima Laetitia Casta também sempre foi considerada plus size model! Enfim, querem que a beleza seja pele e osdo!

    ResponderEliminar
  4. Para mim o corpo dela é normal (e todas as modelos deviam ser assim). As modelos esqueléticas até fazem impressão...

    ResponderEliminar
  5. aos olhos dos cânones que regem a profissão só pode ser! aos nossos olhos, como pessoas de bom senso, pasmamos com tal legenda...este mercado e estas agências têm comportamentos bem perigosos!

    ResponderEliminar
  6. ...enfim, eu já tinha visto esta polémica...e só tenho a dizer, fico feliz por ter um corpo "plus-size" :)

    ResponderEliminar
  7. eu tenho um corpo muito semelhante ao dela e apesar de corresponder ao meu peso ideal sinto-me "plus size". É estúpido porque tenho plena consciência de que tenho um peso saudável, não precisava perder nem 1 kg (1.72m para 62kg), mas se pudesse fazer desparecer uns 5-7kg por magia fazia (e isto apesar de trabalhar na área de sáude, que me dá mais consciência do facto de que o meu peso está BEM. mas a pressão da sociedade e f*****...)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenta não te deixar dominar pela sociedade. ;) Estás jeitosa, é o que interessa.

      Eliminar
    2. Anónimo,

      Esta modelo até é mais cheinha. Ela tem 1,88 para 82 quilos. E, já agora, eu acho que ela éplus size exactamente por isso, pela altura. E pelo peso, porque as modelos normais tem menos 20 quilos do que centímetros. Mas, ela é linda e normalíssima.

      Eliminar
  8. bem gira, a miúda... e comparando com as modelos esqueléticas size 0... bem gira!

    ResponderEliminar
  9. Não te esqueças da edição! As medidas dela são 99-78-104, o que para uma modelo é muito. Claro que não é plus size, mas como não encaixa nas normas da modelo de elite, atribuem plus size. Não existem mais categorias.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Anónimo, mas a própria expressão acaba por ser ofensiva... ela não é plus size, apenas não tem as medidas ditas normais para o mundo da moda.

      Eliminar
    2. não, porque eles estão a determinar a normalidade "do mundo da moda" às medidas XS, logo, se alguém é bem acima dessas medidas, não faz sentido não considerar plus-size. Eles não traduzem essas medidas para o exterior, eles sabem perfeitamente que o peso de uma modelo não é o comum no resto da sociedade. Nós é que queremos que eles traduzam a realidade para aceitarmos a nossa beleza. Logo, parece-me que o defeito está em nós, que não aceitámos a existência de um pequeno meio que classifica medidas e beleza de uma outra forma porque isso interfere com a nossa autopercepção. Da minha parte, acredito na moda como algo especializado dentro da sociedade, assim como são pilotos de avião com excelente visão (com a qual não ficamos ofendidos por termos de usar óculos), cirurgiões com perícia manual de invejar e coordenação oculo-manual, escritores que banalizam a escrita mundana, cantores com vozes com extensão que outros humanos não atingem, etc. Porque é tão importante desafiar a moda, se apenas nos diz o que é a beleza naquele meio? Porque é a beleza tão determinante?

      Eliminar
  10. Muito melhor do que as escanzeladas!
    Esta sociedade, às vezes, é mesmo muito triste!
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Mas que raio?? A serio? Ela é magra e lindissima!

    ResponderEliminar
  12. bem gira! plus size ou não...
    ***

    ResponderEliminar
  13. Mas é mau ser "plus size"?! Acho que o facto de alguém se indignar por uma modelo ser plus size é o sintoma evidente de que o preconceito está já enraizado na nossa mente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ser plus size não é mau. Mas considerar o corpo dela plus size é bastante mau.

      Eliminar
    2. Confesso que não percebo o teu raciocínio... Se ser "plus size" é uma coisa boa então que mal tem ela ser considerada "plus size"?! É que "plus size" não é a tradução para "gorda" (isso já é uma ilação fruto do nosso preconceito). É como em tudo, há quem vista o 34 e há quem vista o 38 ou 40. Se o 34 é o "tamanho de partida" o 38 ou o 40 são "plus size" em relação ao tamanho de partida... E, portanto, se a menina veste o 38 então é plus size! Mau era se alguém que vestisse o 34 fosse "plus size", isso já não teria explicação...

      Eliminar
    3. Fada, o problema é a moda achar que o NORMAL é ser magra-magra. O corpo NORMAL desta rapariga é considerado PLUS SIZE porque o NORMAL para a moda é ser MAGRO-MAGRO. Entendes agora?

      Nada contra magras, roliças, gorduchas. Mas o normal deveria ser o saudável, não o magro-muitas-vezes-ossudo.

      Eliminar
    4. As grandes e verdadeiras "top models" da actualidade, as que mais aparecem e mais contratos conseguem não são magras nem ossudas! Basta ver: a Coco rocha, a Cara, a Miranda Kerr... Etc... Nenhuma delas é como dizes. Acho, aliás, que houve nos últimos tempos uma mudança louvável na indústria da moda.

      Eliminar
    5. Adoro a forma como as pessoas defendem que nao se deve criticar as pessoas gordas, mas ja podem criticar as muito magras ou magras, como "ossudas". Lol, hipocrisia.

      Eliminar
  14. Segundo a biografia dela, a carreira dela melhorou bastante quando ela passou de straight modeling para plus size, tendo sido uma escolha dela.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas a questão não é essa... A questão é o facto de o corpo dela ser considerado plus size para os senhores da moda.

      Eliminar
    2. A questão é se ela encaixa nos standards da moda, não. Logo, se não encaixa e ela quer entrar para o sector de plus-size não vejo grande drama. Aqui ela está muito diferente do seu corpo não tratado fotograficamente, ela tem alguns pneuzinhos e tal. Mas não é disso que se trata. Trata-se de haver medidas para as quais os estilistas fazem as roupas e ela não se encontra nessas medidas e provavelmente não ficaria bem nas roupas, porque o objectivo da moda actualmente é descentralizar do corpo e centrar na roupa, dai elas não serem propriamente boazonas. Para isso há uma categoria diferente.

      Eliminar
  15. Pesa 81 kg mas mede 1,88, se formos a ver tem um peso normalíssimo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, o que não moda não é aceite. Se vires outras fotos dela, vês bem que ela tem um corpo mundano. Até meio quadrado.

      Eliminar
  16. Opá isto revolta-me! É por estas e por outras que andam por aí muito boas raparigas a fazer dietas DOIDAS e EXTREMISTAS! Que tristeza!

    ResponderEliminar
  17. Belíssima. Um corpo perfeito. Há homens que gostam e pedem plus, quero dizer, bis.

    ResponderEliminar
  18. Não percebo... Sinceramente não percebo!
    É linda, tem tudo no sitio certo e não se vê um único osso (blhec!!). Não consigo perceber estes padrões de beleza impostos nesta sociedade. A maior parte das modelos actuais têm um aspecto doente se tirarem o quilo de maquilhagem que lhes metem em cima.

    ResponderEliminar
  19. Não é plus-size em lado nenhum deste mundo. As pessoas precisam de ganhar juízo.

    ResponderEliminar
  20. Tem um corpo super lindo e proporcional, mas para ser modelo "standard" não tem as medidas. E ainda que custe aceitar que a industria da moda exija certo grau ( as vezes perigoso) de magreza ninguém obriga os seres humanos normais e com outras carreiras profissionais a ser/ter corpo de modelo "standard". Ser modelo é uma profissão exigente e é para isso que elas trabalham.
    Se acho que as algumas modelos estao muito magras e essa industria poe em risco a vida delas? Acho e concordo que se faça algo para evitar mais mortes. Mas, também acho que deve continuar a haver e a distinguir-se estes dois tipos de modelos. E, uma vez mais, as mulheres não têm de ser modelos ou ter corpos de modelos para serem lindas, magras e bem aceites na sociedade.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SF, pois eu acho que já é altura do mundo da moda começar a promover as mulheres com curvas.

      Eliminar
    2. Achas? Então porquê?

      Eliminar
  21. Tomara muita gente ser este plus-size e por isso não entendo a legenda dessa revista. Triste...

    ResponderEliminar
  22. Isto não é uma Plus Size model, em nenhuma parte do mundo.

    ResponderEliminar
  23. plus-size?
    É por estas e por outras que depois vemos modelos parecendo palitos e com montes de problemas de saúde. Enfim
    bjs*

    http://se-tu-saltas-eu-salto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  24. confesso que nem sei muito bem o que dizer sobre esta noticia, a rapariga tem um ar super saudavel e bonito, como pode ser chamada de plus size? é por estas coisas que depois se entra nas lojas e uma calças 36 são de um tamanho tao minimo que uma pessoa sente-se gorda. enfim isto é idiota.

    ResponderEliminar
  25. Olá,
    As mulheres são lindas, há quem diga quem que não existe mulheres feias, existe sim, é mulheres bem ou mal arranjadas, concordo em absoluto.
    Abraço
    ag

    ResponderEliminar
  26. Não consigo perceber como é que ela é enquadrada naquela categoria. A minha única preocupação nisto tudo é como as adolescentes (principalmente aquelas que têm complexos com o corpo sem motivos para tal) reagem a esta informação.

    http://miscelaneathesecond.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  27. A rapariga não tem nada de plus size, pelo contrário, tem tudo no sitio nas proporções correctas, mas isso digo eu que não percebo nada de moda, e ainda bem.

    ResponderEliminar
  28. Para mim é linda, quem me dera ser asdim plus size!

    ResponderEliminar
  29. Olha!!! Toma lá e embrulha!
    Caramba!!! É a conta destes anormais que vejo crianças pequenas já a contar calorias!

    ResponderEliminar
  30. Mil vezes uma modelo plus size do que aquelas esqueléticas, quase sem forma femininas...

    ResponderEliminar
  31. Pelo que percebo, pelo que li nos comentários é considerada plus size devido às medidas que tem. É mau? É, mas é a sociedade em que vivemos. E actualmente as top models tem muito mais "chicha", o que significa um grande avanço nos estereótipos. Aliás já existem muitos estilistas que recusam modelos pela sua magreza excessiva.

    ResponderEliminar
  32. Se calhar é porque sou mais para o magricelas, mas entendo e concordo que seja considerada plus-size. Claro que não é a gordinha típica de plus-size, mas não se enquadra no "less size", sejamos realistas. E é verdade que as senhoras actualmente se querem menos esqueléticas e com mais curvas, mas com porte atlético e corpo tonificado, o que não é o caso desta também. Mas ser plus size ou "less size" não determina factores como saúde, inteligência, nobreza nos actos, bom carácter... E eu cá prefiro estes a qualquer plus size ou less size!

    ResponderEliminar
  33. Originalmente o termos plus-size era utilizado por modelos com curvas, ou seja rabo e mamas, e era considerado o sexy-size... Umas décadas atras é que se começou a associar o termo a modelos com uns quilitos a mais... Plus, normal ou less size o que interessa é que a modelo é linda e se sinta bem consigo mesma sendo saudável... E isto aplica-se a toda a gente, modelos ou não!

    http://bonecadtrapo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar