Avançar para o conteúdo principal

É tudo uma questão de gestão

Os tempos não estão fáceis, toda a gente sabe disso. Por isso, temos de preparar as despesas que sabemos que vamos ter com mais cuidado.

Eu vibro com o Natal. Deliro. Pareço uma criança ansiosa, a contar os dias para a noite de 24 de Dezembro. O mais-que-tudo não liga um corno à época natalícia, mas tenta apoiar-me.

Adoro dar presentes, pelo que já ando há uns dois meses a meter dinheiro num envelope. Dez euros hoje, vinte euros daqui a uma semana, trinta daqui a um mês. Grão a grão, tenho andado a poupar para as despesas extra que quero ter no mês de Natal. Ninguém me obriga a dar prendas, a minha família entenderia se não as desse, mas eu gosto de as dar. Por isso, ando a preparar a poupança. O subsídio de Natal foi repartido em duodécimos, mas não consegui pôr esse dinheiro de lado todos os meses.

Em Março do próximo ano, entre os dois carros, vamos ter mais de 500 aérios de despesas, entre inspecções, revisão oficial do carro dele, impostos e selos... Essas coisas. Por isso, esta semana, comecei a poupar também para isso.

Como se costuma dizer na minha família, hoje entramos na Lei do Chico do Brito. Que é como quem diz, entramos oficialmente em modo poupança.


Comentários

  1. Também adoro o Natal, deliro, vibro partilho a opinião que esta epoca tem cheiro cor e tudo mais adoro.
    Pois eu também poupo mas todo o ano para oferecer presentes enunca os compro todos juntos em Setembro já tinha comprado, nesta altura do campeonato é só poupar.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu também adoro dar prendas, e faço o mesmo cá por casa, tem de ser!!!!
    beijocas

    ResponderEliminar
  3. Na família só eu e a minha irmã é que damos prendas. Por isso fizemos um pacto de não passar de 5 €.Os tempos estão complicados mas não se perde a magia ds prenda.

    ResponderEliminar
  4. Quem quer estar sempre preparado, tem de poupar!

    ResponderEliminar
  5. eu nem me lembro que o natal está quase aí :(

    ResponderEliminar
  6. Eu adoro o natal, mas nem é por causa das prendas. Gosto de ter a família toda reunida, sem dramas, sem nada. Parece que no Natal há tréguas.
    Quanto à poupança, é um mal necessário. E sim, é uma questão de gestão.

    ResponderEliminar
  7. Também adoro dar presentes no natal, e este fim de semana já comprei alguns....se deixar tudo para Dezembro custa mais, assim vou comprando aos poucos!

    therainbowbyni.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Eu também poupo para as coisas que considero importantes.
    Grão a grão enche a galinha o papo. Apesar das dificuldades os miúdos terão as prendas de natal que merecem!
    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  9. Por aqui foi no mês passado! decisão tomada e siga a vida :)
    ***

    ResponderEliminar
  10. Também sou das que adora o Natal, mas não tanto pelos presentes, mas pelas festas, pelos enfeites, porque a família está toda junta e feliz e, sobretudo, pelo significado do Natal e pelo que se celebra.

    ResponderEliminar
  11. Ora muito bem! Eu faço o mesmo. Poupo para aquilo que quero comprar. Embora o natal para mim não ter qualquer importância mas poupo sempre para outras coisas e despesas.

    ResponderEliminar
  12. Eu então não ligo nenhuma ao Natal, se a minha filha não tivesse nascido a 24 de Dezembro, não ligaria nada à época natalícia, e eu própria não percebo porquê...
    xx

    ResponderEliminar
  13. eu tb adoro dar prendas. Acho k até gosto mais de dar do que receber. Ohohoh Christmas está quase aí!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  14. Cá em casa, desde que nos juntámos (dois anos) que todas as despesas "grandes" e fixas são divididas por 12 meses e o respectivo dinheiro colocado de parte em cada mês:
    - seguro, selo, inspecção e revisão do carro;
    - nossos seguros de saúde;
    - seguro de saúde do gato.
    Tem funcionado lindamente e sabemos que, naqueles meses, não vamos ficar enrascados por causa de um rombo no orçamento.

    ResponderEliminar
  15. Como diria um primo meu um carro é como uma amante XD

    Também já ando em modo poupança para o natal há um tempo.

    ResponderEliminar
  16. O natal e muito bonito, muita comidinha boa. Mas confesso que nao me diz assim tanto.. e mais um dia..
    quanto as poupancas aqui e sempre.

    ResponderEliminar
  17. Acho que fazes muito bem :) Eu também costumo fazer o mesmo...

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  18. Adooooro o Natal tb, mas cada ano que passa vivo-o cada vez com mais moderação :\

    ResponderEliminar
  19. Poupar com propósito é sempre muito bom, isto quando se consegue. Tempos duros e difíceis para muitos.

    ResponderEliminar
  20. Tb costumo poupar para as prendas de Natal, infelizmente este ano não deu...dantes até comprava uns meses antes mas agora tenho receio porque depois não dá para trocar...este ano vai ser em Dezembro mesmo mas com ponderação porque além do Natal tenho 3 aniversários :/ (de familiares) por isso esta é a altura mais dispendiosa do ano. bjs

    ResponderEliminar
  21. «Como se costuma dizer na minha família, hoje entramos na Lei do Chico do Brito. Que é como quem diz, entramos oficialmente em modo poupança.»

    Gostei!

    Sónia
    Taras e Manias

    ResponderEliminar
  22. Tens toda a razão! Há que gerir! E sobretudo ter em conta esses extras e pensar neles com a antecedência suficiente para se ter um plano de poupança para eles :)

    ResponderEliminar
  23. Também entrei nesse modo à pouco tempo ;)

    ResponderEliminar
  24. Não gosto do Natal, é para mim a época mais triste do ano...
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. Ora aqui também poupadinha, ou Tio Patinhas como a cara metade gosta de me chamar...
    Desde há muitos anos que ponho de parte sempre algum dinheiro com os mais diversos destinos. Desde dentista, oftalmologista, seguros, mecânico, Natal, etc...
    O ideal é poupar antes da despesa chegar, um nico todos os meses, mas quando sou surpreendida com uma despesa extra sem estar preparada devidamente, pego no dinheiro que tenho para outras despesas e depois nos meses seguintes vivo uma poupança mais apertada para cobrir.
    Poucas pessoas entendem esta forma que tenho de governar o dinheiro, que até tenho uma conta aonde deposito dinheiro que eu chamo de meu, e serve para a minha vidinha, quando na verdade já que trabalho o dinheiro é todo meu...
    Beijos.

    ResponderEliminar
  26. Já não sei o que é poupar nem como o fazer há muito, muito tempo :( e isso entristece-me mesmo. A partir de hoje a situação piora ainda mais. Buh. Vida de pobre (e agora vêm os teus anónimos xingar isto tudo eheh :P )

    ResponderEliminar
  27. Às vezes consegue-se poupar qd pensamos se realmente precisamos do que vamos comprar a seguir. Se uma pessoa fizer contas às revistas inuteis que compra, às roupas que acaba por não usar, às quinquilharias que compra p meter numa gaveta.. Eu já aboli isso tudo, mas porque o dinheiro foi cortado de repente e teve mesmo que ser.

    ResponderEliminar
  28. Para mim o Natal é a melhor época do Ano. Adoro as luzes as prendas a decoração, o cheiro dos doces, enfim adoro mesmo.
    As prendas ficam para os mais proximos que mesmo poupando a vida está dificil...

    ResponderEliminar
  29. Também adoro o Natal, e este ano as prendas também têm de ser bem pensadas. Se achares interessante dá uma espreitadela lá no blogue. Eu e a Catarina estamos a divulgar projectos nacionais que criam peças que podem dar óptimos presentes. O objectivo é ajudar a dar algum reconhecimento a estes pequenos projectos, e deixar um pouco de lado a correria nas grandes superfícies e os presentes feitos em série. O primeiro projecto já foi divulgado e está a decorrer também o passatempo para ganhar um presente de Natal.

    http://heyjudeworld.blogspot.pt/2013/11/presente-de-natal-1-coisas-de-princesa.html

    ResponderEliminar
  30. Fazes muito bem! É no poupar que está o ganho ;)

    ResponderEliminar
  31. Este ano não dou prendas a ninguém, mas também não quero que ninguém gaste dinheiro comigo, o dinheiro vai todinho para a minha viagem de fim de ano :)

    ResponderEliminar
  32. eu não sou muito de poupanças, não consigo :S Mas adorava ter essa capacidade de poupar. Mas muito sinceramente também acho que não consigo poupar porque o que ganho é mesmo «à continha» para as despesas :S

    ResponderEliminar
  33. Venha o Natal, com ou sem prendas que já começa a cheirar a canela :)

    ResponderEliminar
  34. Não consigo poupar nada. Não vibro com o Natal e desde há dois anos que se aboliram as prendas para os adultos na minha família. Só as crianças tem direito.

    ResponderEliminar
  35. Eu adoro o natal! adoro ter a mesa cheia de comida e cheia de gente! é verdade que ha pessoas com uma mesa mais farta que a minha mas eu compro aquilo que posso!!!

    Eu sou uma miuda poupada, não gosto de gastar muito dinheiro em prendas (prefiro o espirito de familia a prendas). Este ano as prendas vão ser mm reduzidas porque no proximo ano "chega" o meu bebé e o subsidio de natal é todo destinado ao meu bebe!! Digo-vos hoje em dia ter um bebé é quase um luxo :)

    Mas acho que a minha familia não se importa de não receber prendas por causa do bebé! há tanto tempo que eles pediam esta "prenda".

    HG

    ResponderEliminar
  36. Sou completamente igual.
    Deliro com o Natal, completamente!
    Adoro as cores, as tradições, os momentos em família (que na realidade não são mais do que a continuação do que já fazemos todo o ano) e as prendas.
    Adoro dar presentes aqueles que gosto e sem vergonha nenhuma, adoro receber! :)
    Já ando em contagem decrescente! :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura