Avançar para o conteúdo principal

Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres

Celebra-se esta segunda-feira, dia 25 de Novembro.

Acabei de ouvir na Sic que, em média, uma vítima de violência doméstica vive com o agressor/a agressora cerca de 10 anos, até abandonar a pessoa que lhe faz mal.

Um cenário aterrador. Só queria que todas as vítimas tivessem toda a força que é necessária para se livrarem das teias cada vez mais complexas deste tipo de agressão. Agarrem-se aos amigos, à família, aos colegas. Contactem a APAV. Lutem.

Comentários

  1. Fiz ainda há dias um trabalho sobre esse mesmo assunto para uma cadeira da faculdade . É aterrador sem dúvida ..

    ResponderEliminar
  2. estas campanhas são importantíssimas, mas é tão mais fácil falar quando se está de fora... Não consigo pôr-me no lugar dessas pessoas sem sentir um misto de sensações contraditórias. Não é fácil, imagino; pelo menos não tão fácil como fazem parecer. Mas é obvio que estão campanhas são importantes, estes "passa a palavra".

    ResponderEliminar
  3. Fiz voluntariado com vítimas de violência domestica é incrível o que aquelas mulheres suportam e admiro muito quem consegue colocar um basta e sair da situação, porque apesar de parecer "fácil" é bem mais complexo do que parece. É uma família, é uma relação de anos, é uma dependência de anos, são os filhos, é o que as outras pessoas dizem, é o "levas porque gostas", é a dependência económica, é o medo da pessoa agressora é muito muito complicado.

    ResponderEliminar
  4. Infelizmente é um drama que se mantém e vem até aumentando. Também vi a reportagem da Sic.

    Beijinho e boa semana

    ResponderEliminar
  5. Boa S*! É por estas e por outras que nunca me farto de vir ao teu cantinho!
    A Violência Doméstica é um crime muito difícil de combater e na maioria das vezes é um crime silencioso e sem testemunhas!!
    As mulheres que sofrem este crime na pele, muitas vezes não denunciam, por não terem forma de subsistência, mas principalmente por MEDO!! Mas a APAV está a fazer um excelente trabalho no que toca a fazer crer a estas vitimas que vão ter o apoio necessário se denunciarem este crime, bem como as autoridades (sem esquecer mais uma vez a preciosa colaboração da APAV) estão prontas para ouvir e encaminhar a vitima para a ajuda necessária.

    ResponderEliminar
  6. É um fenómeno socio-cultural acima de tudo. As mulheres que são violentadas pelos maridos, na grande maioria das vezes, vivem em ambientes onde essa prática é normativa. Claro que existem situações onde isso não acontece, e aí sim, são essas mulheres que acabam por tomar consciência e sairem dessa espiral de violência.

    ResponderEliminar
  7. É uma situação complicada de se falar porque nunca se consegue compreender como é que as pessoas conseguem aguentar esse tipo de situações. Tanto mulheres como homens, porque não existe só violência para as mulheres, acreditamos sempre que é assim mas há homens que sofrem também. Mas para se denunciar ainda se metem em trabalhos porque os agressores acabam por tramar a vida a quem faz essa denuncia também.
    Mas quem consegue bater o pé e sair desta situação é um verdadeiro herói!

    ResponderEliminar
  8. à primeira, são vítima, à 2ª, 3ª e por aí fora são voluntárias/os

    Ou num ditado antigo: à 1ª todos caem, à 2ª cai quem quer, à 3ª cai quem é parvo

    E sim, sei que há muito tipo de situação...(filhos, dependencia financeira ou outra, medos, sociedade, etc etc etc.) mas esta é a minha forma de ver as coisas. Só temos 1 vida, temos obrigação de vivê-la o melhor possível e há situações que não consigo conceber...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito fácil falar! Quero ver VIVER a situação!

      Eliminar
  9. O que mais me desgosta é ver que até em malta muito jovem, a violência acontece! Existem raparigas muito jovens que permitem essa violência por parte dos namorados Parece um ciclo que nunca mais acaba...Quem é que pode gostar de um rapaz que exerce chantagem psicológica e dá uns tabefes de vez em quando?...
    xx

    ResponderEliminar
  10. Não há como fugir... A violênciasobre as mulheres será sempre um flagelo. . A solução: dar-lhes coragem para denunciar e penas pesadas para os agressores.

    ResponderEliminar
  11. Um cenário horrível e tal como dizes complexo, já me passaram várias vitimas pelas mãos em contexto de trabalho e há histórias de arrepiar... Neste país infelizmente a lei ainda não as ajuda muito...

    ResponderEliminar
  12. É um cenário aterrador. Nunca passei por isso mas tenho a certeza que não seria capaz de me subjugar. Há coisas que nunca permitiria que um homem me fizesse, nunca! Quisera ser dar a minha força a quem precisa.

    ResponderEliminar
  13. Um predador só ataca se se sente em terreno de caça, se se sente superior.Não está a contar com confronto ou sequer reacção. É isso que as vítimas têm que aprender. Não corta o mal pela raiz, mas pode ajudar a contornar a situação e dar-lhes o espaço de vantagem que necessitam.

    ResponderEliminar
  14. Deve ser horrível viver com alguém que não nos respeita. O problema maior é que quase nunca é apenas uma pessoa a sofrer, o agregado familiar todo sofre :(

    ResponderEliminar
  15. Sei de um caso assim. E que a mulher não é capaz de deixar o marido. Já tem um filho da minha idade, por isso já vão uns valentes vinte e tal anos nesta vida. Infelizmente.

    ResponderEliminar
  16. Este tema deixa-me revoltada, não entendo como é que há pessoas que vivem anos a serem mal tratadas e a única preocupação é esconder dos outros...tal como tu gostava que as vitimas de violência domestica tivessem força suficiente para denunciar o criminoso que têm dentro das portas e que na maior parte das vezes partilha a mesma cama!

    therainbowbyni.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  17. Dá-me nojo pensar que o namorado/marido (que devia apoiar e proteger) bate naquela que diz amar.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura