Avançar para o conteúdo principal

Da Dignidade

Nos últimos dias, a questão dos sem-abrigo voltou a ser falada. Chegou o frio, chegou o real Outono, e a preocupação com os que vivem na rua naturalmente aumenta. A minha cidade nunca foi uma cidade com muita gente a dormir ao relento. Tínhamos algumas pessoas a viver nestas condições, é certo, mas eram sem-abrigo principalmente por causa dos vícios, não propriamente por não terem emprego e dinheiro (coisa que também não tinham, por causa dos vícios). Infelizmente, tenho reparado em mais pessoas a viverem na rua, até na minha cidade.

Esta semana, Pedro Crispim publicou uma fotografia que funciona como uma verdadeiro abre-olhos. Um sem-abrigo de Lisboa construiu um quarto, com direito a plantas e tudo, por debaixo de um qualquer prédio lisboeta. Tiraram-lhe tudo, mas não lhe tiraram a vontade de se sentir aconchegado. É de partir o coração.

Ler mais aqui: Sapo Fama


Comentários

  1. Deu, ontem, uma reportagem sobre este caso, na SIC...o sem-abrigo vive lá com outra senhora, também sem-abrigo, que acolheu para junto dele... uma história comovente... um verdadeiro murro no estômago...

    ResponderEliminar
  2. é mesmo uma situação complicada :/

    ResponderEliminar
  3. é uma situação complicada, infelizmente por aqui há imensos sem-abrigo :x

    ResponderEliminar
  4. Não ouvi a noticia, não sei de nada,( mas já vou pesquisar) mas só pelo que contas e pela foto, dá que pensar.

    ResponderEliminar
  5. Exacto, na SIC ontem deu essa reportagem :(

    ResponderEliminar
  6. Não é relente, é relento.
    Beijo!

    ResponderEliminar
  7. Certas pessoas realmente merecem mais. Sinceramente não sei qual foi a causa que levou esta pessoa a tornar-se um sem-abrigo. Mas sem dúvida tem muita coragem e muita força. É de louvar.

    ResponderEliminar
  8. Deu na SIC ontem. Achei lindo o amor que eles tinham um pelo outro mesmo naquelas circunstâncias. Sinto-me mesmo mal por todas as pessoas e animais que em todos os invernos não têm comida quente e um local para ficar :(

    ResponderEliminar
  9. Isto está demais!
    Não há por onde se passe que eles não estejam; só não vê o estado a que chegámos, quem não quiser.
    Se não for a sociedade civil a fazer alguma coisa por esta gente (tomar conta dos que estiverem mais próximos de nós ( http://www.osexoeaidade.com/2013/10/na-minha-rua.html ) )não sei como será...

    ResponderEliminar
  10. Realmente aqui em Viana aumentou o número, inclusive junto ao shopping costuma haver lá algumas pessoas a dormir, é realmente uma situação muito complicada e para quem tem coração ver aquela situação ainda pior, mas mesmo assim ainda há pessoas que tentam ajudar, pois sei de um stand na cidade que durante o Inverno cede o espaço para um sem-abrigo com direito a aquecimento e televisão, o que na minha opinião é sempre de louvar.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Já tinha comentado noutro lado. A força de vontade das pessoas ... pena só nos lembrarmos, muitos, nesta época.

    ResponderEliminar
  12. Até me deu um arrepio na espinha. Aqui na minha cidade, nunca vi um sem abrigo, mas verdade seja dita, infelizmente irão aparecer mais casos destes, pessoas dignas, que se esforçam e que se vêm sem saída =(

    ResponderEliminar
  13. Até me deu um arrepio na espinha. Aqui na minha cidade, nunca vi um sem abrigo, mas verdade seja dita, infelizmente irão aparecer mais casos destes, pessoas dignas, que se esforçam e que se vêm sem saída =(

    ResponderEliminar
  14. Só um reparo: escreve-se "relento" e não "relente".

    ResponderEliminar
  15. Acho que para além dos sem abrigo devido aos vícios que lhes estragaram a vida, parece que está a aparecer mais gente nas ruas por não ter perdido o emprego e não poder pagar uma casa. É muito triste, então agora com o frio, nem é preciso imaginar...:-(
    xx

    ResponderEliminar
  16. De partir o coração =/

    ResponderEliminar
  17. Impressionante. Leio e releio os textos duas ou três vezes e mesmo assim passam-me gralhas. Obrigada, gente.

    ResponderEliminar
  18. deu ontem na sic esse caso , espero que tenham um final feliz
    * beijinho

    ResponderEliminar
  19. Aqui na minha cidade (Bauru) temos um alberque muito bom "Centro Espírita Amor e Caridade" que sempre tem cama e comida para os desabrigados, mas alguns não aceitam e preferem dormir na rua.
    Maria do Brasil

    ResponderEliminar
  20. Eu vi ontem a reportagem, é arrepiante...

    ResponderEliminar
  21. Eu vi a reportagem na SIC sobre o casal e fiquei arrepiada e emocionada.
    Assim como fico sempre com estas histórias. Ainda por cima a "casa" é na Avenida da Liberdade. Maior contraste não poderia haver: luxo e pobreza lado a lado.

    ResponderEliminar
  22. Uma realidade dura...Ainda bem que escreves sobre ela.. Acredito que sensibiliza muita gente e talvez um ou outro, vá fazer o dia destas pessoas um cadinho melhor!!!

    ResponderEliminar
  23. Já alguns tempos li num blog que uma rapariga quando viajava de transportes públicos conseguiu perceber debaixo de uma ponte o espaço de um sem abrigo, que via que havia espaços distintos. É a triste realidade e cada vez mais vivemos isso.

    ResponderEliminar
  24. A referida noticia já tem mais tempo o que quer dizer que desde a altura em que se falou pela primeira vez nada de relevante foi feito, agora esse mesmo sem abrigo, abrigou outra pessoa no espaço que tomou para si e onde tem os seus parcos pertences, restos de uma vida despedaçada. Na reportagem inicial até referiram que "ele se sentia feliz apesar de tudo". Dá mesmo muito que pensar, mas o que parece é que ninguém vai fazer nada. Feliz????

    ResponderEliminar
  25. Os sem-abrigo de antigamento, sou franca, não me causavam dor. Não queriam trabalhar, preferiam não ter obrigações, nem sentiam necessidade de cumprir regras era uma opção de vida. Agora, perante a situação actual do país, esta realidade é preocupante. As pessoas tinham, pouco, mas tinham. E neste momento há muitas que não sabem o que fazer à vida, desprovidas de quaisquer recursos e sem meios para sobreviver condignamente.

    ResponderEliminar
  26. Há pessoas que mesmo lhes tirando tudo possuem grande capacidade de ser resiliente. Espero que este consiga. Me dói imenso a miséria humana. A que habita dentro da alma e a que é externalizada.

    ResponderEliminar
  27. Muito mau mesmo, mas ao mesmo tempo é encantador a forma como as pessoas se tentam adaptar com garra ao que o presente lhes trouxe... Nem que seja desta forma tão dura: decorando um pedaço de rua que agora passou a ser a sua casa...

    ResponderEliminar
  28. É mesmo um abre olhos. Hoje em dia cada vez há mais pessoas nesta situação e não é por quererem. A foto é comovente.
    beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  29. É aterrador, ver que o número de pessoas nesta situação continua a aumentar...muito triste

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura