Avançar para o conteúdo principal

"Podem passar para esta caixa pela ordem de chegada, por favor"

Há algo de profundamente maléfico que se apodera de uma boa parte dos portugueses que ouve esta frase.

Algo de terrível, que os impele a passarem subitamente do último lugar da fila onde estavam para a frente da fila da caixa que acabou de abrir. Algo de desprezível, que os faz passarem à frente de toda a gente.

Alguns poderão achar que é o síndrome do chico-espertismo. A mim parece-me ser somente uma boa evidência de falta de educação.

Comentários

  1. Lógico que é falta de educação, só olham para o seu umbigo.

    ResponderEliminar
  2. Dos portugueses, dos ingleses, de tudo o que é racional e realmente devia ter consciência dos seus actos, ao invés parecem animais! Já me aconteceu tantas vezes...

    ResponderEliminar
  3. Eu por regra (auto imposta) fico na fila onde estou e até agradeço que quem está à minha frente mude.

    A maioria das pessoas são estúpidas, nascem assim, vivem por esse principio e assim morrem um dia...

    ...paz à sua alma!

    ResponderEliminar
  4. Completamente. E vê-se verdadeiras corridas, com empurrões e rasteiras pelo meio. Eu nem me mexo, quando oiço essa frase.

    ResponderEliminar
  5. Aconteceu-me isso há uns dias. Abriu a caixa ao lado e o idiota que estava em último na fila achou que tinha o direito de passar à frente dos outros.

    ResponderEliminar
  6. Estou contigo, apetece seriamente agarrar nessa gente e dar-lhe umas valentes palmadas. Revolta-me profundamente. Bjs

    ResponderEliminar
  7. Ahahahah! Muito bom! Tal e qual, chico-espertismo, no seu melhor!

    ResponderEliminar
  8. Não podia concordar mais contigo, a sério.
    Põe-me fora de mim.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. Ainda hoje me aconteceu isso...e ainda por cima já estava quase na hora de entrar para o trabalho...e eu só com 3 coisas na mão...acho que olhei para a senhora que passou para a frente (com um carro CHEIO de compras) com um tal olhar que ela me chamou para eu ir à frente dela :)

    ResponderEliminar
  10. É a loucura do tuga!!! vou primeiro ieiiii!!!

    ResponderEliminar
  11. Chico-espertismo não é mais do que pura falta de educação. Eu fico sempre na caixa onde estou.

    ResponderEliminar
  12. Eu rio-me e deixo-os ir. Sou muito zen para me meter nessas confusões :D

    ResponderEliminar
  13. Ora nem mais :X Também detesto isso....que lata!

    ResponderEliminar
  14. Pois eu também acho! Há gente muito mal educada.

    ResponderEliminar
  15. É uma questão de civismo, S*. Todos os dias se vêm episódios semelhantes em outras situações.

    ResponderEliminar
  16. Eu acho que é pura ignorância do que são regras de civismo.
    Não te rales. Um dia essa ânsia de ludibriar o próximo, vai levá-los a passarem à frente na fila para o cemitério. ahahah

    ResponderEliminar
  17. Mesmo! Há pessoas que só olham para o próprio umbigo e não querem saber de mais ninguém

    ResponderEliminar
  18. impávido e sereno... não saio do mesmo sítio...!! quanto aos outros...
    são os outros, não tenho nada com eles...!!

    até

    ResponderEliminar
  19. ai como eu concordo com isso =)
    bjs*

    http://se-tu-saltas-eu-salto.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Completamente S*, há pessoas tão estúpidas!

    ResponderEliminar
  21. Epá, quando me fazem isso eu só lhes digo "da ultima vez que eu reparei estavam atrás de mim".
    Não aguento calar-me!

    ResponderEliminar
  22. A educação é algo de imprescindível para se viver em sociedade.

    ResponderEliminar
  23. Por aqui se faz o mesmo, mas o meu entendimento é que ao abrir uma nova caixa a ordem não precisa ser a mesma da caixa anterior. Nada diz que sim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Carolina, "por ordem de chegada" significa que os que estavam na frente, devem ir na frente.

      Eliminar
  24. Até te passavas se viesses para a Suécia...qual ordem qual quê...é passar à frente e acabou!

    ResponderEliminar
  25. Querida, eu sou daquelas que por ter assistido a isso vezes demais, se deixa estar quietinha na caixa onde está, enquanto os outros se degladiam...

    ResponderEliminar
  26. ahahaha...é triste, mas é verdade!!

    ResponderEliminar
  27. Concordo totalmente , S*
    Beijinhos, votos de um bom fim de semana**
    :D

    ResponderEliminar
  28. Tem espertinhos em toda parte, é por isto que prefiro mercados com fila única, evita-se aborrecimentos desnecessários.
    Maria do Brasil

    ResponderEliminar
  29. É isso é não saberem o significado de caixa prioritária... Às vezes apetece perguntar aos gajos de quantos meses estão grávidos.

    ResponderEliminar
  30. Desculpa discordar contigo, mas se eu estivesse a me aproximar das caixas no momento em que essa abriu nao podia me colocar na fila? Tria de esperar que osa outros passassem à frente?
    É que a mim aocnteceu-me isso estava na 1 e abriu a 3 e fiquei no final embora estivesse à frente e depois comecei a magicar na frase; por ordem de chegada, ora bem se eu chegasse naquele momento teria de deixar os outros da outra caixa passarem? Por que razão?
    kis :=)
    e sim, sou educada ams aqui a frase por ordem de chegada diz isso mesmo: por ordem de chegada à caixa (nao à 1 mas à 3), ordeiramente
    kis .=)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. AvoGi, não concordo. Aliás, em alguns supermercados as funcionárias dizem mesmo que deve ir na frente a pessoa que estava na frente, na fila do lado. Nunca aqueles que acabaram de chegar. Quer dizer, eu estou há dez minutos numa fila... abrem nova caixa e quem vai na frente é quem acabou de chegar? Não está correcto.

      Eliminar
    2. e quantas vezes estás numa que se despacha mais rápido e sais da fila onde estás e vais para lá.Vais meter-te À frente de quem lá está pois que estavas na fila há mais tempo embora numa outra?
      Adoro estas trocas de pensamentos
      kis :=) e adoro-te minhota

      Eliminar
  31. Acho que é uma mistura dos dois. Chico-espertismo e uma boa dose de má educação. Mas é assim em todo o lado, parece que é sempre o salve-se quem puder.

    ResponderEliminar
  32. A mim irritam-me mais os idosos chicos-espertos que se fazem muito despercebidos enquanto passam à da fila...

    ResponderEliminar
  33. Concordo plenamente. Eu acabo pela maioria das vezes em ficar na caixa que já estava que miraculosomanete acaba sempre por ter menos gente do que aquela que acabou por abrir.

    ResponderEliminar
  34. Grrrr, também me irrita profundamente!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura