Avançar para o conteúdo principal

Vocês sabem que não sou de copiar textos de outros bloggers...

Mas tinha de copiar este. Obrigada Tolan.


"Sobre o caso do cão que matou o miúdo de 18 meses, não subscrevo a petição contra o seu abate, mas de qualquer forma, é só uma petição e isto num país onde há touradas. A minha família já abateu um cão violento. Mordeu muita gente. A mim rasgou-me um dedo e arrancou-me uma unha, eu devia ter oito ou nove anos. A gota de água foi ter-se atirado à cara de uma vizinha idosa, podia tê-la morto. Foi o meu próprio pai que o matou com uma injecção de pentotal e foi um dos dias mais tristes na nossa história familiar. Tudo, na vida, são problemas práticos. Era um perigo constante, para mim, outras crianças, vizinhos. Evidentemente, eu era miúdo e não concordei, nem mesmo quando me arrancou a unha. Em vez de odiar o cão, fiquei foi a odiar a vizinha por ter entrado em casa sem bater à porta quando sabia que tínhamos um cão completamente doido. Fiquei-lhe com um pó durante anos. Um dia ela virou-se para mim e perguntou-me "estás de mal comigo?" e eu respondi-lhe "não" e senti-me bestialmente mal por lhe querer mal e passou-me tudo. A vida é muito confusa.

Não trocava a vida de qualquer dos meus cães pela vida dos tais seres humanos mais asquerosos teóricos de que fala o Daniel (no caso dele serão George Bush? Milton Friedman? Margaret Tatcher?) O Daniel Oliveira trai-se em dois pontos no parágrafo. O primeiro é dizer que gosta imenso do seus animais domésticos. Nenhum dono de cão ou gato se refere a ele genericamente como "um animal doméstico", sem sequer especificar se é cão, gato, cágado ou periquito e dar-lhe um nome. E segundo, não se gosta imenso. Gosta-se imenso de uma mala Chanel ou de uma t-shirt do Che Guevara. Um animal doméstico, ama-se. Ama-se como se fosse um membro da família, um melhor amigo, um companheiro. E o Daniel trai-se ao dizer que não compreendemos a absoluta excepcionalidade da vida humana. Temos católicos nos sítios mais inesperados, ocorre-me dizer, até no Bloco de Esquerda. Pensar que a vida humana é, à partida, mais excepcional que outras formas de vida, parece-me um radicalismo absoluto.

Em qualquer caso, as pessoas da petição não estão, ao contrário do que Daniel Oliveira parece acusá-los, a defender a troca de vida de inocentes pela vida do cão. Estão talvez a remar contra procedimentos automáticos e imediatos que a justiça e a sociedade tem para com os animais em Portugal, um país onde ainda são torturados em rituais bárbaros e onde a lei os considera "coisas", muito por culpa desse antropocentrismo religioso e de insensibilidade. Infelizmente, nem com Darwin fomos lá e se não fosse Copérnico, ainda era o Sol que girava à volta do Daniel Oliveira e o seu carácter absolutamente excepcional."
 

Comentários

  1. O texto está muito bem escrito. Mas é de um radicalismo puro. Este sim! Eu digo muito que gosto imenso das minhas filhas e não é por isso que não as amo. É apenas uma forma de dizer ou escrever. Por outro lado, quem escreveu este texto é porque nunca teve de optar entre o bem estar de um animal e o bem estar de um filho ou outro familiar qualquer. Não podemos nunca igualar seres humanos com animais porque são seres absolutamente distintos. Agora os sentimentos que nutrimos por eles é que podem ser iguais ou até mais fortes. Eu gosto muito mais da minha Mimi e da minha Cookie do que de muitos dos humanos que conheço.
    Por fim, sim, acho uma estupidez que se mate o Zico, porque não traz a criança de volta, e porque uma morte nunca será compensada com outra morte, seja entre humanos, seja entre animais. Concordo quando se diz que a petição é apenas para lutar contra uma série de procedimentos...porque os humanos deixam muito a desejar quando se trata de cumprirem os seus deveres para com os animais.

    ResponderEliminar
  2. Palavras sábia e francas.
    Adorei cada palavra que ela escreveu.
    Obrigada pela partilha S*
    Beijocas

    ResponderEliminar
  3. APLAUSOS! quem escreve assim, não é gago!

    (Já agora... Daniel quê?!)

    ResponderEliminar
  4. Concordo.
    Mania que certos seres humanos têm de se acharem superiores.
    É por ideias parvas dessas que estamos como estamos.

    ResponderEliminar
  5. Não se gosta dos nossos animais. Amam-se os nossos melhores amigos.
    Esta gente endoideceu e merecia ser abatida. :(

    ResponderEliminar
  6. Extraordinário!!! Fizeste muito bem em teres divulgado, em nos teres dado a conhecer esse excelente texto.

    ResponderEliminar
  7. Um texto muito interessante e muito bem escrito. Gostei de ler.
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  8. Caramba! Assino por baixo :)

    ResponderEliminar
  9. Ainda bem que partilhaste o texto, adorei lê-lo. Muitas coisas eu concordo, outras assim assim. Mas a verdade é que o que ele escreveu mostra que o tal daniel oliveira não vale grande coisa.. tenho dito.

    ResponderEliminar
  10. Lindo. Absolutamente
    bjs*

    ResponderEliminar
  11. Amei e partilhei no FB pois melhor não poderia estar!

    ResponderEliminar
  12. Pena que não façam o mesmo com os humanos que n cumprem as regras... Tem comportamento violento?! Abate-se... Isso é q era. Se calhar viviamos num mundo bem melhor!!
    E sim tb digo que amo os meus animais, e ainda acrescento mais que muita familia, uns 90%

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura