Avançar para o conteúdo principal

Os donos dos gatos entendem

As gatas é que estão contentes com isto das mudanças. Tantas caixas para invadir e explorar!

Comentários

  1. adoooram caixas, são uns cuscos :P

    ResponderEliminar
  2. Imagino! Devem andar loucas a saltar de caixa em caixa e a explorar tudo!

    ResponderEliminar
  3. Acho que não percebeste! Ora vai aqui, é um erro comum!

    http://lusografias.wordpress.com/2007/02/23/espoletar-despoletar/

    ResponderEliminar
  4. Ai se entendem! Que animais tão cuscos!

    ResponderEliminar
  5. Ahahahah! É mesmo isso. Curiosity killed the cat!

    ResponderEliminar
  6. ;) a Milu tb é um cusca de primeira e não é gato.... acho que é da generalidade dos animais

    ResponderEliminar
  7. AI como eu te compreendo. As minhas também gostam de sacas de plástico.

    ResponderEliminar
  8. Imagino. Tenho duas e quando há caixotes ou muitas sacas é uma alegria.
    Beijinhos grandes.

    ResponderEliminar
  9. Haja alguém que sò se diverte!!!! Boa sorte e felicidades na nova casinha!

    ResponderEliminar
  10. Ai mudanças...é bom quando é para melhor.

    ResponderEliminar
  11. A minha por acaso só se mete nos sacos :P

    ResponderEliminar
  12. acredito...eu já tenho as minhas mudanças terminadas quase...falta o essencial para viver na casa...luz, agua e meo!!!Boa sorte!!!
    ***beijitos

    ResponderEliminar
  13. Enfant, eu peço desculpa, não quero ser teimosa... mas esse teu dicionário diz o oposto do meu. :)

    http://www.priberam.pt/dlpo/default.aspx?pal=despoletar

    ResponderEliminar
  14. Sempre que o meu gato entra dentro de um saco, pego nele e dou um passeio... mas mesmo assustado com o movimento súbito ele insiste em explorar sempre tudo quanto são sacos e caixas, mesmo que caiba só a cabecita... (porque o animalão tem quase 7 kg, não é propriamente um gatinho de bolso...)

    ResponderEliminar
  15. S*,
    o uso que dás a "despoletar" é de uso generalizado, mas não quer dizer que esteja correcto. Qualquer dúvida se desvanece se atentares na origem e significado da palavra inicial, espoleta:

    "Espoleta é um termo militar que designa o dispositivo que produz a detonação das cargas explosivas, como por exemplo, uma granada. Quando activamos esse dispositivo, usamos o verbo espoletar, que significa «pôr a espoleta em», logo, «fazer deflagrar a granada». Se tirarmos a espoleta, a granada fica inactiva. Para esta acção, usamos o verbo despoletar, que significa, portanto, «tirar a espoleta a; tornar impossível o disparo de»; «(Figurado) anular algo, travar o desencadeamento de»."

    (tirado do ciberduvidas)

    A própria definição que retiraste do priberam inclui esta definição. Porque é que só te fixaste naquela que vai de encontro àquilo que tu julgavas que era?

    ResponderEliminar
  16. João, esse parágrafo final é de uma arrogância terrível.

    Se num dicionário da língua portuguesa diz que aquilo que eu alegadamente julgava certo está certo, porque é que eu tenho de dizer o contrário?

    Até posso aceitar que, tenho em conta "des", a palavra queira dizer o oposto, mas sempre ouvi dizer "despoletar" com o significado que lhe dei e, pelos vistos, não é tão pateta assim.

    ResponderEliminar
  17. E já agora, dicionário da Porto Editora:

    http://www.infopedia.pt/lingua-portuguesa/despoletar

    3. [uso generalizado] figurado fazer surgir repentinamente; desencadear uma ação

    Com esta me fico. Pelos vistos não existe nenhuma verdade certa neste caso.

    ResponderEliminar
  18. S*,
    eles fazem a ressalva "uso generalizado" - quer dizer que se aceitou a palavra como tendo aquele significado apenas pelo seu uso ser muito frequente, como aconteceu com a palavra "destrocar" ("é capaz de me destrocar 5 euros?"), mas não deixa de estar errado. Já agora, os dicionários são apenas instrumentos descritivos, estão muito longe de constituir "a" verdade.

    E S*, a "verdade certa" já te foi exposta nesta caixa de comentários, por duas vezes. O reparo está feito. Até tu própria reconheces que faz mais sentido usar o termo espoletar, mas recusas-te a aceitá-lo. Se a arrogância está do meu lado, tudo bem. ;) Antes arrogante do que ignorante, assim penso.

    ResponderEliminar
  19. Pronto João, pronto, fique com a taça.

    Pelo amor da santa, se o uso é generalizado, somos todos burros, já se percebeu. Espoletar=certo; despoletar=errado. Fique com a taça.

    ResponderEliminar
  20. Comprar brinquedos para quê?
    É só pôr-lhe um saco, caixa ou bolinha de papel à frente e ver a maluquice que vem a seguir :)

    ResponderEliminar
  21. S*,
    não se trata de levar taças, mas que infatilidade é essa da tua parte?
    Fizeram-te uma correcção, tão simples quanto isso. Podias ter a humildade de aceitar o reparo fundamentado, e não cismares na tua ignorância com o argumento totó "o dicionário diz que estou certa" ou, ainda mais totó, "toda a gente diz assim".

    ResponderEliminar
  22. Mesmooooooooo...já lhes arranjaste brincadeiras por umas boas horitas :)

    ResponderEliminar
  23. Sim eu sei o que isso é. Estive agora mesmo a fazer a mala e o meu não sai de dentro dela :P

    ResponderEliminar
  24. Não estão nada contentes...estão em profundo stress. Os gatos odeiam qualquer tipo de alteração ao seu espaço...mas lá terão que se habituar, que remédio! Boas mudanças :)

    ResponderEliminar
  25. Ahahahaha isso para elas é uma felicidade!

    ResponderEliminar
  26. Os gatos não (costumam) gostar de mudanças. Pelo contrário. OS gatinhos gostam muito de ficar no seu cantinho. Por exemplo, quando se vai de férias, é sempre melhor para eles ficarem em casa, se tivermos quem lá possa ir dar-lhes de comer, em vez de levá-los também. Os gatinhos podem até, deprimir!

    Mas acham um piadão tremendo a caixas, sacos e pequenas novidades introduzidas no lar :p

    (quanto à discussão, duas coisas. Se se aceita um comportamento como uso, bem, é porque se usa - apesar de, sim senhora, me parecer que a tese defendida pelos comentadores até faz sentido, nunca usei o tal outro termos neste contexto e parece que não vou ter que usar. Depois, lembrei-me de um amigo: é preciso chamar o Zé? O Zé das Taças?)

    ResponderEliminar
  27. ahahah

    Mel, chama o Zé das Taças. :D

    ResponderEliminar
  28. A minha gata adora enfiar-se em qualquer buraco... por mais pequeno que seja... :P

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura