Avançar para o conteúdo principal

O prenúncio das águas - Rosa Lobato Faria

Foi um livro que li em meia dúzia de dias. Acabou por confirmar aquilo que o primeiro livro da autora me tinha dito: escrita leve, sem pudores, simples e sem palavreado armado-em-chique. Tem palavrões, ah pois tem, tem momentos de delicadeza extrema, descrições encantadoras.

Mete religião, muita religião, que o povo português ainda é religioso, embora as novas gerações andem a fugir dessa "herança". Tem amor, traição, amantes e enganados. Tem aquele amor à terra, aquela sensação de que todos temos uma terra, um lugar onde nos sentimos em casa. É muito, muito bonito. Temos o Zé Nunes, o homem brutamontes e indelicado, mas com força sexual e capacidade de seduzir todas as mulheres. Temos a Filomena, uma mulher sonhadora, que vive entre um amor físico e um amor intelectual. Temos a Sebastiana, a velhota lá do sítio, agarrada às suas crenças, à sua terra, à sua religião. O Ivo, o professor de filosofia reformado que encanta a Filomena com a sua delicadeza e histórias fascinantes. As três irmãs, tão diferentes mas sangue do mesmo sangue: a Ausenda, a Beatriz e a Clara. O pequenito Pedro, criança inocente que é apanhada no meio dos erros dos mais velhos. É incrível como a escrita dela muda com cada personagem, sublime.

É um livro que nos fala de um aldeia alentejana que vai desaparecer com a construção de uma barragem. A água vai inundar a aldeia e assim casas, memórias, lugares e momentos vão perder-se por entre as águas. As pessoas não querem abrir mão disso, claro que não. Afinal, nós pertencemos à nossa terra - e ela a nós pertence.

Comentários

  1. Eu só li um único livro dela e gostei apesar de no inicio ele ser um bocadinho complicado.

    ResponderEliminar
  2. eu li esse livro enquanto andava na escola, fiz uma ficha de leitura sobre ele. confesso que não me atraiu muito, não sou grande fã da escrita da Rosa Lobato de Faria, pelo menos dos livros que já li dela...

    ResponderEliminar
  3. Lembro-me de o ter lido há muito tempo, tenho um encantamento pela Rosinha, era fantástica , é fantástica :)

    ResponderEliminar
  4. Nunca li esse livro. Li um livro dela e adorei a forma como ela escreve!

    ResponderEliminar
  5. Nunca li nada da Rosa Lobato de Faria, embora simpatizasse muito com ela. Achava-a bonita, delicada e sem papas na língua. Mais um an minha já grande lista de livros a ler!

    ResponderEliminar
  6. Esse livro dela não conheço. Já li outro e adorei! Agora essa história pode muito bem ser a história da aldeia da Luz, aldeia que ficou submersa após a construção do Alqueva

    ResponderEliminar
  7. Ela é bela, foi o que eu pensei! No livro chama-se aldeia Rio de Anjo. :)

    ResponderEliminar
  8. Tenho de recuperar os meus hábitos de leitura... Já nem sei como é um livro! (shame on me...)

    ResponderEliminar
  9. Nunca li nada dela. Mas ando com curiosidade. Gostei do tema!

    ResponderEliminar
  10. Suspeitava que alguma vez pudesse ver a Rosa Lobato Faria como escritora até esse livro, precisamente, me ter vindo parar às mãos... :)

    ResponderEliminar
  11. Apesar de nunca ter lido nada dela, pela descrição feita, parece ser muito interessante...Já vai para a lista dos que gostaria de ler*

    ResponderEliminar
  12. Parece bem interessante.

    ResponderEliminar
  13. O único livro que li dela foi "As esquinas do tempo" e adorei. Esse também parece ser bastante interessante.

    ResponderEliminar
  14. Já li este livro há muitos anos, foi o primeiro. Depois li todos os seus livros de romance. Este li em dois dias a adorei! Tive a sorte de me encontrar com a autora numa das edições da feira do livro de Lisboa e de ter livros autografados.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura