Avançar para o conteúdo principal

Alice Vieira

Já devem ter ouvido falar da polémica com um livro da escritora Alice Vieira: "O que dói às aves". Basicamente, o livro é para adultos mas - talvez por ser uma escritora bastante conhecida no mundo dos livros infantis - o Plano Nacional de Leitura incluiu-o na lista de livros recomendados para as crianças do 2º ano de escolaridade.

Através da NI, conheci a epígrafe do livro. Linda. Quero mesmo ler, "só" por causa disto.

 "Com os meus amigos aprendi que o que dói às aves 
Não é o serem atingidas, mas que, 
Uma vez atingidas, 
O caçador não repare na sua queda"

Comentários

  1. É um livro para adultos e incluíram-nos no Plano Nacional de Leitura do 2º ciclo?! Isso só prova que quem faz essas listas não lê os livros :o

    ResponderEliminar
  2. Adoro a Alice Viera de paixão!
    Bj S

    ResponderEliminar
  3. Agora fui eu que fiquei curiosa. Acrescento que a escrita dela para adultos é, embora diferente, igualmente deliciosa.

    ResponderEliminar
  4. Opa vi isso no Jornal da tarde....jasus coitados dos miúdos...anda tudo distraido com a crise e fazem erros destes enfim!!!
    ***beijitos

    ResponderEliminar
  5. Eu por acaso não o li por isso não posso dar a minha opinião, mas se é para adultos, provavelmente quem fez a listra associou rapidamente o nome Alice Vieira a crianças e nem se deu ao trabalho de o ler..

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  6. E eu, que nunca tinha visto a cara da senhora, imagina só como fiquei quando cumprimento uma amiga da minha sogra com beijinhos e grandes sorrisos e depois me diz (a minha sogra) "é a Alice Viera". Fiquei de queixo caído.

    ResponderEliminar
  7. Juanna, uma senhora que admiro. :)

    ResponderEliminar
  8. Confesso que tentei muito, li uma data de livros dela, mas é uma autora que não me consegue fascinar!

    ResponderEliminar
  9. vocês por acaso viram o que disse a tipa do PLN?
    que o livro estava lá (salvo erro) desde 2010 e que a autora não tinha dado conta!

    COMO?!?

    a autora é que tem de dar conta?!? cambada de gente inútil! pergunto-me que farão eles nos escritórios! como escolhem os livros?!? ... enfim! e são eles que decidem!!

    ResponderEliminar
  10. Pois e pelo que sei ela ficou bastante idignada porque e um livro para adultos. eu fiquei com curiosidade em le-lo, e uma escritora fantastica

    ResponderEliminar
  11. Agora para emendar a mão passaram-no para as Novas Oportunidades (que eu nem sabia que ainda existiam).
    Esta frase é brutal! Agora fiquei eu com vontade de o ler também!

    ResponderEliminar
  12. Eu sei que não se deve avaliar as pessoas pala aparência.mas viram as pessoa que está no PNL? A agressividade a tentar defender-se? Estamos entregues á bicharada!!!

    ResponderEliminar
  13. Teresa, aquela senhora com o curioso apelido Alçada? :) Eu vi, uma malcriada a querer negar o óbvio e a atacar a escritora.

    ResponderEliminar
  14. Adorei esse excerto do livro.

    Big Kisses

    ResponderEliminar
  15. Eu já li, é absolutamente fantástico. Conquista-nos a cada nova palavra lida e só apetece ler mais e mais e mais...

    ResponderEliminar
  16. E eu que cresci a ler a Alice Vieira, grande senhora. Bom, pelo menos eu gosto.

    ResponderEliminar
  17. Gosto dos livros da Alice Vieira.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura