Avançar para o conteúdo principal

Vergonha alheia


Hoje introduzi o namorado ao fascinante mundo Toddlers & Tiaras, que passa no TLC. Aquilo por si só já é ridículo que chegue, mas a vergonha alheia foi sentida principalmente numa prova onde as meninas imitavam um certo país.

A menina estava com um traje vermelho e verde, com a bandeira de Portugal. Até aqui tudo certo. Depois começa a tocar uma música tipo sevilhana, a menina faz a dança sevilhana, saca de uma capa vermelha a imitar a dos toureiros e começa a "tourear". Foi aqui que tive a certeza que estavam a confundir Portugal com Espanha. E ganhou. O pior é que o júri não percebeu e a menina ganhou na prova de traje étnico.

Comentários

  1. Ahahaha também vi isso! Terrível! Lolol estou aqui a partir-me a rir pela coincidência e por teres escrito o que me ia na cabeça.

    ResponderEliminar
  2. Estes concursos são inqualificáveis!!!

    ResponderEliminar
  3. Olha Bomboca, ainda bem que não fui a única a ver. Aqui em casa ficamos chocados. ahahah

    Malena, deprimentes!

    ResponderEliminar
  4. Acho que já percebi tudo... Ele não estava a representar Espanha nem Portugal... Era a Península Ibérica!!!!

    LOOOOOL =D

    ResponderEliminar
  5. Também já vi esse programa e acho ridiculo. É mais um daqueles exemplos em que se vê que muitas mães não sabem criar as filhas. As miúdas parecem de plástico e são completamente fúteis, não é isso que uma criança tem para aproveitar e viver durante a infância.

    ResponderEliminar
  6. Os americanos são mesmo assim. Metem tudo no mesmo saco. Para eles somos todos hispânicos e Portugal é uma provincia de Espanha. Por isso não fico nada admirada com tamanha tacanhice.

    ResponderEliminar
  7. Esse programa é deprimente. Aquelas mães deveriam ser espancadas.

    ResponderEliminar
  8. Fantasia nas mãos, olha que deves ter razão. :D

    ResponderEliminar
  9. Um dos grandes dilemas geográficos dos Americanos é não perceberem ou saberem que somos um país.Um tio meu vive nos EUA há mais de 20 anos e diz que muitos acham que somos uma província de Espanha.
    Estamos no fundo mas ainda somos um país.

    ResponderEliminar
  10. Ai pah tenho um texto para lançar mesmo sobre essa coisa de programa...em breve porque ainda não acabei...mas só te digo eu nem sei o que se passa com certas pessoas olha que eu até vi um episódio em duas Mães andavam ao despique no facebook por causa das miúdas...que uma era melhor que a outra e bla bla bla...tratam-nas como autênticos fantoches!!!Ai já me ta cá a dar os calores...logo falarei do assunto que isto da-me comichão!!!

    ResponderEliminar
  11. Enfim, num concurso deste género não se podia pedir mais... Muito triste mesmo!

    ResponderEliminar
  12. Inês, e já éramos país antes de muitos outros terem nascido... incluindo os grandes americanos. ;)

    ResponderEliminar
  13. Este programa é do mais ridículo que há. Não o programa, claro, mas a realidade que retrata. Aquelas mães são todas candidatas a pior mãe de sempre. "Ah mas ela gosta, ela é que quer, ela diverte-se". -.-'

    Pois, o júri provavelmente também não sabe distinguir bem, por isso é que não notou. Santa Ignorância.

    ResponderEliminar
  14. Já aqui foi dito nos comentários mas é um facto: os americanos não sabem que somos um país ;) Eles não sabem quem é o Cristiano Ronaldo pronto, não sabem que ele é de cá :P

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  15. Infelizmente sofri os efeitos desta confusão há bem pouco tempo atrás; o meu visto foi enviado para a embaixada de Madrid quando sendo eu portuguesa deveria ter sido enviado para Lisboa. Esta confusão atrasou-me a viagem em mês e meio!
    Deplorável!

    ResponderEliminar
  16. Pois olha que em França (já aqui ao lado) já me perguntaram algumas vezes porque não falo eu espanhol com os outros espanhóis já que Portugal faz parte de Espanha. E quando digo que não, não faz, acham que Portugal está a tentar tornar-se independente.....=S

    ResponderEliminar
  17. Mas isso é coisa que não nos livramos. Se até há espanhois que pensam isso e tendo em conta que 20% dos tugas gostavam de ser espanhois, não me admira nada que esta ideia que somos uma provincia espanholda perdure.

    ResponderEliminar
  18. Se calhar estávamos melhor. xD

    ResponderEliminar
  19. Bem, o programa em si é o cúmulo do ridículo, mas os americanos são assim mesmo...
    Quanto à confusão de países, já é uma sorte terem acertado nas cores da bandeira. Para a maioria dos americanos há os EUA, Canadá e a Europa. O resto não existe, nem interessa.
    Eu vivi uns anos nos EUA e o povo é bastante inculto. Aprendem a vida toda que eles são os maiores e o resto nem sequer existe...

    ResponderEliminar
  20. Isos é incrível, não sei como é que é possível ainda confundirem Portugal com Espanha, acho lamentável que isso aconteça. E é como dizes já éramos país muito antes de outros.

    ResponderEliminar
  21. Estive a ver um talk show sobre estes concursos e são qualquer coisa de inqualificável... As mães projectam nas miudas aquilo que gostavam de ter sido e não foram. É completamente deprimente. Em relação à bandeira, desde que a Alanis Morissette, em Portugal, no inicio de um concerto, disse: "Hello Spain" já nada me surpreende.

    ResponderEliminar
  22. o programa é ridículo de fio a pavio! e digamos que grande parte dos americanos não é propriamente conhecido pela sua inteligencia!

    ResponderEliminar
  23. Já achava esse programa ridículo e fútil. Agora que fiquei a saber disto...oh God!

    ResponderEliminar
  24. Acho ridiculo como mães submetem as crianças a esse tipo de concursos, já para não falar nesse caso....

    ResponderEliminar
  25. Acho esse programa pavoroso. Recuso-me a ver!! E essa de sermos lá mencionados, mas com a cultura do vizinho ultrapassa tudo.

    ResponderEliminar
  26. Que mau!

    Ás vezes também vejo e acho deprimente o que aquelas mães estão a fazer às filhas...

    ResponderEliminar
  27. Quando vejo o dito programa só me passa pela cabeça que se trata de um monte de mães frustradas, com vidas "tristes" que querem viver através das filhas aquilo que nunca puderam elas próprias viver.

    ResponderEliminar
  28. O pior do programa Toddlers & Tiaras é, para mim, o 'incentivo' à pedofilia...

    PS: TIAGO LEAL, antes da Alanis Morissette, já a falecida Whitney Houston tinha dito o mesmo... :-)

    ResponderEliminar
  29. Esse programa é um completo absurdo. Coitadas das crianças que terão mães assim pelo resto da vida...

    xo

    ResponderEliminar
  30. Para além do ridiculo do programa, é ridiculo a forma como nos passam lá fora :x

    ResponderEliminar
  31. Nunca vi, mas de facto, a rapariga estava a representar um 2em1, a península portanto!

    ResponderEliminar
  32. Alguém se lembra do programa Mini-Chuva de Estrelas, passado pela SIC aqui há uns anos?
    Era muito mais deprimente.

    ResponderEliminar
  33. Ah, então era isso. Eu ontem quando liguei a televisão estava a dar o resumo do que as meninas tinham feito e não consegui perceber do que se tratava. Que estupidez, é para ver como as pessoas nem sequer conseguem perceber que nós somos um país. Google minha gente, pelo menos deve-se tentar.
    Bjs

    ResponderEliminar
  34. Imagino que toda a gente aqui saiba perfeitamente a localização do, sei lá, Arkansas, e quais as diferenças culturais relativamente ao, sei lá, Iowa ou Louisiana, certo?

    ResponderEliminar
  35. tipico. quanto ao programa n gosto dele. Acho que aquilo são os sonhos das mães e n das crianças
    bjs*

    ResponderEliminar
  36. Luna, acho que estás a exigir uma coisa completamente diferente. Ninguém pede ao americanos para saberem o que é o Porto e o que é Lisboa, apenas que saibam que Portugal é um país independente.

    ResponderEliminar
  37. Xuxi, não levei nada a mal, ora essa. Apenas acho que há coisas que não são normais, independentemente do século, do país.

    ResponderEliminar
  38. Não, S*, não é diferente.
    Ficamos sempre muito ofendidos quando nao sabem bem onde é portugal ou a nossa cultura, esquecendo-nos que somos um país muito mais pequeno do que a maior parte dos estados americanos (tirando Delaware ou Rhode Island). Não saber a localizaçao ou cultura de portugal é para um americano, cujo pais tem o tamanho da europa, tao importante como para nós saber onde fica o montana ou o missouri, várias vezes maiores que portugal.

    E aposto que a maioria de quem fica indignado com nao saberem onde fica o nosso país tem exctamente a mesma ignorancia relativamente aos países da américa central e do sul, ou da ásia ou áfrica - tipo, sabem todos onde fica o suriname, o butão ou o burundi, certo? Ou a birmânia? Ou mesmo a Nigéria, esse pequeno país em áfrica?

    É muito fácil apontar o dedo sem nos lembrarmos da nossa própria e enorme ignorância.

    ResponderEliminar
  39. Por curiosidade, 1/3 dos EUROPEUS acham que Portugal é uma província de Espanha.

    ResponderEliminar
  40. Já vi uma vez ao fazer zaping,e achei uma aberração! As crianças que vi naquele dia ,algumas choravam com sono,mas não há lá proteção de menores??Mais como diz e bem,as mães e pais além de não deverem nada á beleza( a maioria),deviam era concorrer ao Biggest Loser!!!E quanto á troca do Pais é normal,muitos americanos não sabem onde é Portugal,mas o que admira é que não haja ninguém no concurso que veja o erro! E ainda falamos da nossa ignorância!!!

    ResponderEliminar
  41. Luna, até poderia concordar contigo, mas estás a referir-te a toda a gente que comentou, e certamente que nem todos os que comentaram são ignorantes em relação à geografia mundial. Eu não sou nenhuma expert, mas de geografia até percebo. Mas dou de barato isso... agora se num concurso resolvem HOMENAGEAR um país com um traje étnico, o mínimo que podiam fazer era pesquisar sobre o país. Eu não percebo nada sobre muito países, mas se vou falar sobre eles ao menos pesquiso um bocadinho.

    ResponderEliminar
  42. Acho isto mesmo muito mal. É mesmo uma forma das maos atingirem o seu objectivo de vida través das filhas.

    ResponderEliminar
  43. Este programa é ridículo...

    ResponderEliminar
  44. EM portugal o que há mais são touradas... ela lá sabe:P

    Nunca vi ! Dá a que horaS??

    ResponderEliminar
  45. Cara S*

    eu não estou a comentar quem comentou, mas a ideia generalizada que fizeste passar de que os americanos sao todos muito estúpidos por nao perceberem de geografia da europa, quando a maioria de nós percebe tanto ao menos da geografia dos outros continentes, e muito menos sabe distinguir as culturas de países adjacentes nos mesmos.
    Nós temos touradas, nao temos? Tanto temos que ainda recentemente houve polémica relativamente ao assunto.
    E temos muita coisa cultural em comum com espanha, de modo que nao fico escandalizada que uma americana não saiba exactamente as diferenças culturais entre portugal e espanha, como nós também nao sabemos quais são entre a guatemala ou o panamá, entre o vietname ou o camboja, ou entre a nigéria e o chade.
    Sao culturas demasiado distantes para que nos apercebamos das diferenças intrínsecas, e possivelmente qualquer uma de nós faria erros grosseiros num caso idêntico, com países igualmente distantes, já que as subtilezas culturais não estão propriamente descritas na wikipédia.
    Acho apenas que a maioria das pessoas muito rapidamente se apressa a julgar e criticar, quando não faria melhor no mesmo lugar.

    ResponderEliminar
  46. LOOL tive exactamente o mesmo comentário com os meus botões quando vi essa cena! Até eles se riram imagine-se..

    ResponderEliminar
  47. LOOL tive exactamente o mesmo comentário com os meus botões quando vi essa cena! Até eles se riram imagine-se..

    ResponderEliminar
  48. Luna, desculpa mas EU não tentei passar nenhuma ideia dos americanos. EU nem sequer falei dos americanos. Limitei-me a contar um facto que se passou no dito programa e a dizer que me senti envergonhada com aquilo. Não estou a ver onde me leste a falar dos americanos (apesar do programa ser americano). Se os comentários referem isso, ai isso já é outra história... eu não o disse, até porque não tenho esse preconceito no que toca aos americanos. Acho que se acham os reis do mundo, mas é só.

    ResponderEliminar
  49. Quanto ao resto, concordo contigo, há países com culturas muito semelhantes... mas, mais uma vez, se a homenagem era a Portugal podiam e deveriam ter investigado melhor sobre o assunto. Eu, por alto, também não sei dizer quase nada sobre o Panamá. Mas sei investigar.

    ResponderEliminar
  50. S*

    sim, mas dizes ter-te sentido envergonhada com aquela gente, o que me parece exagerado. É claro que eu também fico lixada com não nos saberem distinguir culturalmente de espanha, mas depois começo a pensar melhor, e entendo. E sim, claro que se formos fazer uma investigaçao profunda relativamente aos países podemos detectar as diferenças culturais, mas como disse, elas nao estao todas descritas na wikipedia, que é propriamente a fonte de informaçao que esta gente usa, na sua pequena pesquisa - nao estao propriamente a fazer um doutoramento dobre o assunto. Achei apenas que a crítica era demasiado forte, tendo conta a distância cultural que nos separa. Nós estudamos principalmente a história da europa, e como tal, temos esse conhecimento, mas temos muito pouco no que toca a outros continentes - por mim falo, e acho que com eles é igual.
    Posso ficar lixada por ser portuguesa, mas tento relativizar e lembrar-me que também eu não sei grande coisa sobre os estados americanos, por exemplo.

    ResponderEliminar
  51. Luna, sim, entendo perfeitamente, a verdade é que pouco estudamos a história dos outros países. América e Brasil ainda vá que não vá, Rússia só pela altura da Revolução, de resto... nadica de nada. Vá, só a primavera dos povos. :)

    ResponderEliminar
  52. ok que Portugal e Espanha ficam mesmo coladinhos mas por favor, são países diferentes! Pessoas que acham que Portugal é uma província espanhola levam-me ao limite --'

    (é que antigamente ainda se podia dizer «ah e tal, se fossemos todos espanhois ganhavamos mais» ... mas agora nem isso que eles estão em crise tal como nós)

    ResponderEliminar
  53. Subscrevo tudo o que a Luna disse, e eu (também) sou americana e desconheço alguns Estados em termos de capitais e mesmo em localização geográfica, tenho de pensar bastante. É muito fácil fazer generalizações de ah os americanos são muito estúpidos, quando em Portugal perguntam sempre ao meu marido se ele é da Ucrania e ou da Russia, só porque nasceu na Europa de Leste, e quando responde Roménia começam a falar dos ciganos, ignorando a importantíssima história da Roménia, que de resto desconhecem.
    os americanos podem ser muito macrocéfalos, mas os portugueses, vulgo geral, não são nenhuns eruditos na matéria...

    ResponderEliminar
  54. Xuxi, não fiz generalizações desse género por isso não vou enfiar a carapuça.

    Quanto aos portugueses não serem eruditos na matéria, é como tudo. O meu namorado sabe as capitais de quase todos os países, é excelente a geografia. Já eu, coitada de mim, excluindo Europa e os países mais "conhecidos" para nós, poucas ou nenhumas capitais sei. Eruditos e não eruditos há em todo o lado.

    ResponderEliminar
  55. Desculpa? Bolas, é que realmente a grande maioria dos americanos é mesmo inculta!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura