segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Piadas blogosféricas

Se há comentários com muita graça - mas que me causam alguma urticária - são os comentários dos chicos-espertos, que acham que sabem este mundo e o outro sobre nós. Resolvem tirar conclusões sobre ti só porque escreveste meia dúzia de linhas sobre determinado assunto. Já estou mais que habituada aos hilariantes "e o namorado não faz nada em casa?" sempre que digo que estou a fazer isto ou aquilo. Até poderia perder um minuto a explicar que "é pah, infelizmente o namorado não trabalha das nove às cinco, chega a casa tarde e a más horas", mas como me parece irrelevante, opto por ignorar. Também são divertidos os "não fazes mesmo nada sem ele", quando calho de dizer que vamos ver o Boavista, ainda que eu adore ver futebol. As pessoas são assim, pronto, adoram armar-se em espertas e mandar bitaites sobre aquilo que não percebem.

E isto leva-nos à piada blogosférica do dia. De manhã escrevi que tinha ido a nova consulta com a minha médica e que ela tinha reparado que na farmácia me tinha vendido os medicamentos errados. Não estive a explicar exactamente a questão, porque é chato e porque são questões muito técnicas. Digamos que me venderam um simples inalador, quando eu precisava de um recipiente pressurizado. Vai daí, o nome era o mesmo, o medicamento era o mesmo, mas a embalagem era diferente e era de diferente utilização. Tendo em conta as minhas crises de asma, o pressurizador era muito mais eficaz.

Mesmo assim, há sempre aquela gentinha que resolve ser maldosa em tudo, sempre com comentários anónimos (e ainda por cima é o tipo de gente que depois inventa comentários a defender-se a si mesma).

"Fazes bem em reclamar, mas também foi falta de atenção tua. Não olhas para as receitas quando vais à farmácia? Não comparas os medicamentos que te vendem com aqueles que estão escritos na receita?"

Ora aí está a piada blogosférica do dia. Eu não expliquei a situação, não disse qual o tipo de erro, mas a comentadora resolveu passar-me um atestado de estupidez e assumir que eu tinha comprado medicamentos que não constavam na receita.

Cara "Joana", eu sou uma utente do SNS. Uma utente normal, que não tem a obrigação de saber que Budesonida e Formoterol existem em embalagem inalador normal ou em recipiente pressurizado. Eu, utente normal, não tenho de saber que "pressur." na receita é sinónimo de pressurizado. Eu, utente normal, não tenho a obrigação de saber que AeroChamber existe em versão de criança e de adulto, portanto não tenho de reparar se a senhora da farmácia me dá a versão errada. Eu não tenho o curso de Ciências Farmacêuticas, ela tem. Portanto, não, a culpa não é nada minha.

28 comentários:

  1. Amiga, não gastes as tuas energias.
    C*ga nisso!

    ResponderEliminar
  2. amiga, a melhor parte é mesmo a resposta. :) torna isto ainda mais divertido.

    ResponderEliminar
  3. é que é com cada cromo sem nada para fazer...

    'balei-me'!!

    ResponderEliminar
  4. Deixa lá, nós somos sempre as burras, os outros são sempre os inteligentes! :D

    ResponderEliminar
  5. Há gente que não tem o que fazer senão encontrar algo para criticar ;)

    ResponderEliminar
  6. Enfim,tém mt tempo p keimar...nah ligues!!!
    :-*

    ResponderEliminar
  7. É assim mesmo S*! Esta gente não sabe do que fala..

    ResponderEliminar
  8. Matilde, eu li a receita. Agora de termos técnicos não percebo... E o problema não foi a farmacêutica não ter explicado, foi ter trocado os medicamentos sem minha autorização só porque não tinha os correctos. Se não tinha, dizia e eu ia a outro sítio.

    ResponderEliminar
  9. Aiaia já estas como eu....esta gentinha realmente não percebo...Em vez de se preocupar com a sua vida não, vêm chatear-nos a cabeça...Enfim é não ligar e pronto...


    Beijinho*

    ResponderEliminar
  10. As pessoas falam demasiado para aquilo que sabem muito sinceramente --' Ao menos que a questão se tenha resolvido querida S* :)

    ResponderEliminar
  11. o que ri agora com isto!! ahahah

    A sério... há pessoas com um parafuso a menos!... :P

    ResponderEliminar
  12. S*, relamente não pode dizer-se que tinhas culpa, claro. Mas se isso tivesse acontecido comigo, eu não teria problemas nenhuns em admitir que futuramente iria ter mais atenção no medicamento que compro, em comparação com a receita! É que eu não sabia que os farmaceuticos podiam substituir por outros medicamentos, mas com o mesmo princ. activo. Até eu que nunca me aconteceu, vou ter atenção!

    Por isso deixa lá de ser assim...

    ResponderEliminar
  13. É os chicos-espertos e as espertezas saloias. ;)

    ResponderEliminar
  14. LOOOOL
    Friend, coloca no "lixo" esses comentários - é o que habitualmente faço!

    Em relação à troca, eu faria o mesmo que tu! Nunca confirmo nada porque confio em quem tem, certamente, mais formação que eu na área!!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  15. Aproveita e pede umas aulas sobre termos técnicos e princípios activos de medicamentos.

    ResponderEliminar
  16. Ahah, opa o que eu me ri, "(e ainda por cima é o tipo de gente que depois inventa comentários a defender-se a si mesma)" Mas olha um conselho já ias estudar para perceberes dessas coisas todas, não achas? =P
    Isto hoje em dia há com cada uma, olha é o que eu digo muitas vezes "quem muito fala, pouco faz". Esse pessoal dos bitaites fala muito e depois anda sempre de "cú entalado". Caramba!

    ResponderEliminar
  17. Ca. Ser assim? Não entendi. Como bem referiste, podem substituir os medicamentos tendo em conta o princípio activo, mas SÓ com autorização do utente. A mim não me perguntaram nada... E, além disso, a questão não é o princípio activo, é mesmo o tipo de embalagem. Como asmática, e estando eu numa altura de crise no que toca à asma, o que me deram dificultava a medicação. Pois claro que passarei a estar mais atenta, mas o erro não foi meu.

    ResponderEliminar
  18. Perdes muito tempo a responder a quem precisa de atenção chuchu. bj

    ResponderEliminar
  19. Há pessoas que só estão bem a chagar as outras. No meu blog isso não existe, porque estão-se bem a cagar para o que escrevo. Felizmente, o teu já é nem mais concorrido e levas sempre com um fel tão português das meninas que passam por aqui.
    Não comentei esse teu post, mas pensei exactamente como tu. A responsabilidade é da senhora farmacêutica e nós não temos que carregar o mundo todo nos ombros.
    Se fosse eu, cagava bem para essa gente. Cheira-me a muita desocupação e invejinha. Fuckers!!!!

    Kiss

    ResponderEliminar
  20. S*, eu não disse que o erro foi teu, claro que não. Mas até eu, a quem nunca me aconteceu, vou passar a andar mais atenta. Por exemplo, nas gotas para os olhos, há em frasco e unidoses. O medicamento é o mesmo, a embalagem é diferente. E essas coisas vêm nas receitas e por acaso tomei em atenção aquilo que a Médica me receitou. Estava lá unidoses e foi isso que esperei que me entregassem.

    Quando disse para não seres assim é pq acho que o comentário da rapariga não foi tão descabido assim, apenas isso. Mas nunca disse que o erro foi teu. O farmacêutico é que tem o conhecimento, não nós (o que não quer dizer que tenhamos a atenção redobrada).

    ResponderEliminar
  21. Ca. pelos vistos todo o cuidado é pouco. :)

    ResponderEliminar
  22. Ora bem, vim aqui agora e dei com esta polémica que envolve a receita e o aviamento na farmácia. Como não tenho a receita à minha frente não posso avaliar o que causou a troca. Terá sido uma troca propositada por não terem a forma farmacêutica prescrita? Ou terá sido um lapso? Ou uma má interpretação do que estava prescrito? Já foste à farmácia? Qual foi a justificação que te deram?
    Se foi um engano é grave mas ninguém está isento de se enganar, nem os farmacêuticos nem os médicos!
    Se foi uma troca propositada sem ter em conta o tipo de dispositivo é muito grave.
    Agora estou curiosa por saber o desfecho.
    E, já agora, as tuas melhoras!

    ResponderEliminar
  23. stiletto, ontem à tarde acabei por não conseguir passar lá, o que até foi melhor porque agora tenho a factura e prova de compra lá. Bom... Eu diria que à primeira vista foi propositado. Eu disse à senhora que me tinham dado os medicamentos errados e ela responde "errado não são... Só muda a embalagem. A doutora foi ver ao sistema mas isso não quer dizer que nós tenhamos ou que ainda seja vendido". Ora aí está, se não têm, dão-me outro sem perguntar. Esta manhã passo por lá.

    ResponderEliminar
  24. E como eu não quero que fiques na ignorância partilho contigo que também existem AeroChambers para cães e gatos! :-)

    ResponderEliminar
  25. Não ligues a isso! Há pessoas que não vão ao wc de manhã e depois passam o dia a fazer desses comentários de m***. :)

    ResponderEliminar