Avançar para o conteúdo principal

Do que é tradicional


Adoro mercados.

Adoro as pessoas, os gritos, o barulho por vezes ensurdecedor. Adoro as flores de cores vivas, as frutas com ar fresco e apetitoso. Gosto do peixe com ar saudável, da carne rosada e apetecível. Gosto da banca dos frutos secos, das tâmaras. Gosto das senhoras de avental à cintura, que tratam toda a gente por "meu amor" e "minha filhota".

Tenho uma predilecção pelo mercado do Bolhão, no meu Porto. Um espaço histórico, cujas paredes estão agora velhas, a ameaçar ruir, mas continuam com a vivacidade de sempre. No Natal é local de passagem obrigatória, mais a senhora minha mãe. Comprar as avelãs, as nozes, as uvas passas, os figos secos, os pinhões. Mal chega o tempo mais fresco e eu fico logo com esta nostalgia pré-Natal.

Comentários

  1. Eu já trabalhei num mercado. Gostei tanto. É pena não dar para ser hoje em dia um estilo de vida. Era coisa que fazia de bom grado, apesar dos horários não serem os melhores (o meu patrão levantava-se todos os dias às 3 da matina).

    ResponderEliminar
  2. Eu gosto sobretudo das cores, muita cor!

    ResponderEliminar
  3. Eu tb gosto.Principalmente porque ali se respira vida
    bjs*

    ResponderEliminar
  4. Todas as 2ª feiras, em Espinho!! A maior feira do país... se ainda não foste lá, tens que ir!!

    É diferente (para maior) que qualquer uma que tenhas ido :)

    ResponderEliminar
  5. Olha, eu cá não gosto muito de mercados...mas vim só dizer que gosto muito que continues por cá!!!
    Beijinho e boa semana! :D

    ResponderEliminar
  6. Vendedoras do Bolhão = vidas duras + palavras moles :)

    ResponderEliminar
  7. mais do que ir ao supermercado, acho que gosto ainda mais de ir ao mercado, por esses motivos que dizes :)

    xo

    ResponderEliminar
  8. Eu também adoro mercados, só não gosto do cheiro mas as pessoas são do mais tradicionais e genuínas possível.

    ResponderEliminar
  9. Também aprecio o tradicional, os hipermercados não chegam nem aos calcanhares da qualidade desses mercados, às vezes até me pergunto como se consomem certas coisas que lá se vendem. Beijinhos e boa semana!!!

    ResponderEliminar
  10. Eu tambem gosto de mercados e feiras?? Daquelas onde há galinhas, coelhos antiguidades, roupa e tudo e tudo e tudo..
    É o meu Mundo, lol. (sou mesmo gata borralheira..lol)

    ResponderEliminar
  11. e o cheiro das bancas da fruta? delicia :) também sou frequentadora do mercado municipal, adoro o movimento e a dinâmica! pena estar tanta gente a perder o hábito.
    ***

    ResponderEliminar
  12. Adoro os mercados, e uma vez fui ao Bolhão hahaha que paródia, já não queria sair de lá.
    :)

    ResponderEliminar
  13. Acho que em nostalgia pré-natal não me vences, que já ando a fazer prendinhas! :D

    Beijinhos e tem uma óptima semana :D

    ResponderEliminar
  14. Os mercados mais bonitos que conheço sã os de Barcelona (tem tudo, até comes e bebes) e o da Republique, em Paris, onde se encontram todas as especialidades das províncias francesas.
    Não conheço o do Bolhão, mas aqui o da Ribeira, já teve melhores dias. A grande vantagem das outras grandes cidades, é que não foram invadidas pelos hipermercados, portanto têm que continuar com os mercados de rua, que são sempre muito bons

    ResponderEliminar
  15. Bom, bom, é ir de criança a tiracolo - um sobrinho emprestado serve - dão-te uma data de coisas grátis! "Olha uma pescadinha para o menino" e mais "um pãozinho quente" e uma "maçãzinha tão boa"...
    Experimentei outro dia.

    ResponderEliminar
  16. Também adoro ir aos mercados... Gosto dos sons, dos cheiros... sem falar no sabor das frutas e legumes, que é muito melhor...

    ResponderEliminar
  17. No Bolhão em especial, as pessoas que lá estão são muito queridas e atenciosas.

    ResponderEliminar
  18. Quando era pequena não gostava nada da confusão dos mercados, por isso nunca lhes liguei muito. Mas há uns tempos entrei num por engano e confesso que se tivesse dinheiro tinha levado umas coisitas para casa.

    ResponderEliminar
  19. Se um dia fores a Barcelona, não deixes de ir a "La Boqueria" é dos mercados mais lindos que eu já vi e olha que eu conheço o Bolhão.
    Em Florença também fui a um mercado maravilhoso onde as massas, cogumelos e malaguetas eram as vedetas.
    Há pequenas maravilhas de mercados pelo mundo.

    ResponderEliminar
  20. Se um dia fores a Barcelona, não deixes de ir a "La Boqueria" é dos mercados mais lindos que eu já vi e olha que eu conheço o Bolhão.
    Em Florença também fui a um mercado maravilhoso onde as massas, cogumelos e malaguetas eram as vedetas.
    Há pequenas maravilhas de mercados pelo mundo.

    ResponderEliminar
  21. aqui no brasil já há árvores de natal no shopping... pretty weird.

    ResponderEliminar
  22. Sugiro que um dia venhas à praça da fruta das Caldas.Mas antes passa pelo mercado da Nazaré.

    ResponderEliminar
  23. chega a um ponto que mais vale ser assim do que coração mole

    ResponderEliminar
  24. Eu também adoro mercados e feiras!
    Fiz um post sobre o Mercado da Ribeira no meu blog.Podes ver aqui:
    http://sushja.blogspot.com/2012/07/flores-e-frutos.html

    ResponderEliminar
  25. Mas quantos conheces que ainda existam nesses parâmetros? Os da minha zona estão em triste decadência. Mete dó e é revoltante, mas é como evoluem os mercados de bairro.

    ResponderEliminar
  26. Anónimo, infelizmente o da minha cidade é meio decadente porque está fora da cidade. O anterior era bem melhor. Mas o Bolhão, no Porto, continua super giro, apesar das obras.

    ResponderEliminar
  27. os mercados tradicionais transportam-me para as memórias da minha infância

    ResponderEliminar
  28. Eu tb adoro mercados....mesmo quando viajo tento sempre encontrar um mercado tradicional....:)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura