Avançar para o conteúdo principal

Condenações à morte

Teste de ADN liberta condenado à morte nos EUA 

"Damon Thibodeaux, condenado à morte no estado norte-americano do Luisiana, foi declarado inocente, 15 anos depois de ter sido preso, após exames de ADN terem provado que não participou na violação e homicídio de uma adolescente em 1996".

JN

Muitas vezes tenho esta discussão com o namorado. Há pessoas tão mas tão más que parece que só a morte nos poderá livrar delas... Mas, por outro lado, tenho imenso medo de casos assim. Dos erros. Dos enganos. Do "oh, tudo apontava para ele mas afinal não foi ele".

Aqui está mais um exemplo, mais um motivo pelo qual não posso ser a favor da pena de morte (embora o Breivik norueguês não mereça outra coisa). Há 16 anos a ser acusado de algo que não fez... 

Comentários

  1. Nem imagino o desespero que sentia dentro dele enquanto estava preso...

    ResponderEliminar
  2. Fogo, coitado! :o 16 anos perdidos... é muito tempo :x

    ResponderEliminar
  3. Quantos já terão sido condenados, inocentes?
    Nunca saberemos.

    ResponderEliminar
  4. É daquelas coisas que têm de ser bem pensadas. Quando mais duras as penas, mais duras as consequências e mais duras as injustiças.

    É a escolha entre punir alguém como merece e entre salvaguardar um resquício de justiça para as vítimas de erros. Nunca vai haver uma resposta certa.

    ResponderEliminar
  5. Pena de morte é bárbaro e inadmissível.

    ResponderEliminar
  6. Quanto jas nao terão morrido por enganos , por polica corrupta que so quer um bode espiatorio , ou por policia que quer a todo custo apresentar um culpado para descansar a familia das vitimas...

    Há gente que merece morrer pelos crimes horrendos que comete!
    Mas também penso que niguem merecer ditar a morte a outra pessoa ....

    Quanto a este caso , meu deus eu nem quero pensar no que o homem sofreu!!!

    Violação, neste caso de uma adolescente , é o crime que mais revolta as pessoas , sentimos nojo de quem o faz , revolta , frustração , vontade de matar quem o fez!
    E na prisão os violadores são quase sempre mortos e/ou violados , como forma de vingança . Já por isso que são postos à parte , protegidos dos outros reclusos .

    Por isso tenho uma pena acrescida sobre esse homem .... Se fosse a ele , processava o Estado nuns valentes milhões!!


    ResponderEliminar
  7. Há um filme espectacular sobre a pena de morte... The life of David Gale! Vejam... Dá que pensar.


    Cafezinha
    querocafecomleite.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Não sei como se deve sentir essa pessoa. Olha, eu nem sei, eu bem tento ter uma linha de pensamento racional, mas não dá, é muito, muito injusto para quem é inocente.

    ResponderEliminar
  9. Deve ser horrível uma pessoa estar a ser condenada por uma coisa que não fez. Uma vez aconteceu um homem ser condenado à morte porque tinha o mesmo nome do verdadeiro assassino!

    ResponderEliminar
  10. Que situação! Essa pessoa perdeu um monte de anos da sua vida por uma coisa que não fez! Que horror.

    ResponderEliminar
  11. isto e horrivel! os enganos, a pena de morte... como em filosofia a minha stora me disse: so podemos ser a favor de uma coisa destas, se nao tivessemos piedade que acontecesse igualmente a um amigo proximo ou familiar se tal o merecesse...

    ResponderEliminar
  12. É mesmo triste, eu sou contra a pena de morte
    Bjs e bom fim de semana :)

    ResponderEliminar
  13. Não há nada nem ninguém imune ao erro e é por isso que a pena de morte é a pena mais injusta que existe na medida em que é irreversível (felizmente neste caso, a pena ainda não tinha sido executada). Até nisto Portugal foi grande (apesar de tudo, somos grandes em muito mais do que pensamos). Foi o primeiro país da Europa a abolir a pena de morte e se não foi o primeiro do mundo, pelo menos foi um dos primeiros. Já aqui alguém falou no filme "The Lige of David Gale" que aborda este tema de uma forma absolutamente genial. S*, tens que ver.

    ResponderEliminar
  14. É por coisas destas que sou contra a pena de morte ;)

    Beijinhos e bom fim-de-semana :D

    ResponderEliminar
  15. Eu concordo com a pena de morte, em casos em que não há dúvidas. E hoje em dia temos muitos meios para determinar a certeza, como o DNA por exemplo, que antigamente náo existia.

    ResponderEliminar
  16. Pelo que percebo a justica americana e uma valente bosta. Alem disso eu acho q ha coisas piores que a morte, sei que nalguns casos e isso que mereciam, mas por mim era (e caso se comprovasse) enfiar os gajos numa cela muito muito pequenina e so terem direito a comida wc e mais nada durante anos a fio. Morrer? Morrer lentamente e de velhice.

    ResponderEliminar
  17. Que terror, coitado.
    Eu sou contra a pena de morte, mas a favor de pena de prisão perpétua.

    ResponderEliminar
  18. Eu sou contra a pena de morte sempre! Além de haver a situação dos erros deste género, o que é muito grave, para muitos é a melhor coisinha que lhes podem fazer e aí é pior a emenda do que o soneto. Enfim opiniões :)

    Bom Domingo*

    ResponderEliminar
  19. Eu sou a favor da pena de morte quando está provado para além de qualquer dúvida! Por exemplo se for apanhado a fazer um crime grave em flagrante

    ResponderEliminar
  20. acho que muitos deviam morrer, mas de forma dolorosa. ou então viver entre 4 paredes mal e porcamente para sofrerem.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  21. E quantos casos há desses?!
    Só me interrogo sobre o que sentirá uma pessoa que vê a vida destroçada por engano, ou seja, por uma insignificância.

    E quem se "enganou" é julgado? E condenado?

    ResponderEliminar
  22. também não concordo com a pena de morte! E quando digo isso às vezes sou mal-entendida... não é que eu não perceba a gravidade de certos crimes e que não queira que eles sejam punidos. Quero sim, mas não com a própria vida! Há outras maneiras

    ResponderEliminar
  23. Sou contra a pena de morte.Não só pelos erros que se cometem, mas também por achar que é uma benesse para muitos.
    Os crimes devem ser pagos entre nós.

    ResponderEliminar
  24. O que me faz mais confusão em o facto de do passados esses anos todos, se lembrarem de fazer um exame de adn. Casos assim fazen me pensar que anda por aí muito dinheiro à mistura. Ou isso ou ando a ver revenge demais...

    ResponderEliminar
  25. É por isso que cada vez mais me convenço que é melhor deixar um criminoso à solta do que prender um inocente!!!
    E só passados estes anos é que fizeram o teste de ADN?? Oh God, não consigo entender!! O homem inocente, perdeu anos de vida, e agora, quem paga isso e todo o stress??
    É de lamentar!

    ResponderEliminar
  26. Quantos são presos por serem meios inocentes, ou seja para protegerem alguém, porque lhes é mais favorável protegerem alguém, ou até terceiros que nada tem a ver com isso... a mente humana é horrível...

    ResponderEliminar
  27. É por esta razão que desde há muitos anos se tem defendido a abolição da pena de morte. Depois de aplicada não há volta a dar...

    ResponderEliminar
  28. Tenho muitas dúvidas em relação à pena de morte, quase sempre discordo, mas com a idade vou mudando ligeiramente de ideias com alguns casos, demasiado desumanos para que se trate os seus autores como homens.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura