Avançar para o conteúdo principal

Este têm mesmo de ver!


O filme é f-a-b-u-l-o-s-o.

A primeira frase do filme diz tudo: a história é sempre contada pelos vencedores. Portanto, não saberás quanto da história da condessa é verdade e quanto será um mito, mas é tudo baseado em factos alegadamente reais.

A Condessa Elizabeth Bathory é tida como uma das mulheres mais sanguinárias de sempre. Diz-se que achava que o segredo para manter a pele jovem era limpando a mesma com sangue de meninas virgens. Vai daí, começou por fazer pequenos cortes numa das empregadas, mas a sua sede de juventude era tanta que acabou por matá-la. Convencida de que o sangue estava a deixar-lhe a pele mais jovem e suave, mandava raptar jovens pobres (e depois jovens de baixa nobreza) e metia-as numa "gaiola", onde eram sangradas até à morte. Tudo isto era protegido pelo facto de ser uma viúva muito rica, com muitas terras e muito poder.

O tema em si já é explosivo, mas a história conta ainda o motivo pelo qual ela terá tido esta vontade inigualável de manter a juventude... ela, com 39 anos, viúva e mãe de três crianças, apaixonou-se por um jovem de 21 anos. Só que o jovem já tinha casamento arranjado com uma dinamarquesa e o pai obrigou-o a deixar a condessa. Bathory sentiu-se preterida, ofendida, julgou que isso acontecera por já não ter a juventude de outras alturas. O sangue das virgens passou a ser a técnica usada nesta incessante procura pela juventude.

Acabou condenada a uma prisão no próprio quarto, à espera da morte.

Vejam, mesmo!

Comentários

  1. Conhecia a história dela, assim por traços gerais, por ser lembrada como uma das primeiras serial killer do sexo feminino. Mas não sabia que já havia um filme sobre a vida dela. Que bom que partilhaste isso connosco. Vou, sem dúvida, ver! :)

    ResponderEliminar
  2. Há que tempos que ando para ver esse filme!

    ResponderEliminar
  3. Quero, quero :) É o estilo que eu gosto, super psico :D

    ResponderEliminar
  4. Se gostaste tens que ver o "Stay Alive". É a puxar para o terror exactamente com a condessa bathory e a realidade e ficção misturadas num jogo de computador. Muito bom mesmo ;)

    ResponderEliminar
  5. OH MY GOD!
    Tenho que ver esse filme!

    ResponderEliminar
  6. Já vi esse filme há imenso tempo, também gostei.
    Bj S

    ResponderEliminar
  7. Já vi!
    O filme é tremendo!
    Gostei imenso mas a história é tenebrosa; desencontros, desenganos, traição, vaidade, loucura e muita morte.

    ResponderEliminar
  8. Parece-me interessante! E ainda não tinha ouvido falar deste filme. A ver :) *

    ResponderEliminar
  9. Já vi e gostei.
    Apesar de arrepiante prende-nos do princípio ao fim.

    Bom fim-de-semana*

    ResponderEliminar
  10. Nao entendo porque é que quando recomendas um filme, acabas sempre por contar, além da sinopse, o fim do mesmo...

    ResponderEliminar
  11. Hum...parece ser interessante, tenho de ver :)
    Hoje fui criança e vi o Brave!!!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo, caso não tenhas percebido, é uma história real e acho que quem conhece a "lenda" da condessa sabe que ela foi condenada a morrer no seu quarto. Vai daí, eu não contei a história - a história foi feita há uns séculos atrás.

    ResponderEliminar
  13. A S* conta o fim, mas o livro, que de facto foi escrito após profunda pesquisa histórica, começa pelo fim que é a Condessa a ser emparedada na torre.
    Depois de ler o livro não vou ver o filme que puxa nitidamente para fantasia da procura da juventude, quando a realidade nem sequer aflora isso.
    Ela matava pela educação recebida, pelos exemplos do pai um senhor feudal e cruel, e pelo marido que ainda era pior do que ela, e porque de facto pensava estar certa nas suas convicções.

    ResponderEliminar
  14. Anónimo, admito que a história é tão fascinante que já me fartei de pesquisar sobre a senhora - e a sua ligação a Vlad, o Empalador. Arrepiante. :/

    ResponderEliminar
  15. Era uma doida....
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Elisabeth_Bathory

    ResponderEliminar
  16. E deixo mais este: http://www.spectrumgothic.com.br/ocultismo/misterios/bathory.htm

    ResponderEliminar
  17. Beeeeem! Isto trouxe-me boas memórias da adolescência! =) Dos tempos em que ouvia Cradle of Filth!! (eles faziam-lhe tributo regularmente)

    *

    PS - ainda não vi o filme, shame on me! mas obg pela dica!

    ResponderEliminar
  18. Opa nunca vi mas voces deixaram-me mesmo curiosa :o! Mas no filme ve-se mesmo a matar as miudas e assim? A historia parece interessante mas não queria ver muito sangue xD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Camila, não te preocupes porque não é um filme de terror... Apesar de mostrar as mortes, não explora isso. :]

      Eliminar
  19. Wow, com uma sinopse dessas tenho mesmo de ver!
    Gosto muito de filmes deste género.

    ResponderEliminar
  20. S*
    A História de Erzsébet, a condessa do sangue como ficou conhecida na história, não é lenda e sim verdadeira.
    Ela deu azo a filmes, séries de TV e até jogos de computadores.
    O livro, escrito pela incomparável Rebecca Johns, retrata a realidade histórica. Os filmes fantasiam a história a seu bel-prazer a fim de chamarem espectadores às salas.
    Foi a crueldade desta mulher que inspirou Bram Stoker a escrever Drácula em 1897.O primeiro vampiro que posteriormente daria continuidade a tantos outros, agora mais do que pingos tem a chuva.
    Como já li o livro não vou ver o filme que, seguramente, me defraudaria.
    Se não tivesse lido ia ver, com certeza.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo, eu sei que existiu... mas, tal como o filme deixou transparecer (e tal como já li em várias pesquisas que ontem andei a fazer), existe a dúvida se ela matou 80 mulheres ou 650 mulheres. Mais: existe a dúvida se ela realmente matou alguém ou se isto foi um plano muito bem preparado pelo Conde Thurzo para a fazer cair do poder. Entre aquilo que foi verdade e aquilo que foi conspiração certamente que há uma grande distância. :) tenho de encontrar esse livro!

    ResponderEliminar

  22. Encontras aqui.

    http://www.wook.pt/ficha/a-condessa/a/id/11258305

    ResponderEliminar
  23. Já que estás numa de vampiros, recomendo este livro:
    O Historiador de Elisabeth Kostova.
    Gostei muito de o ler.

    ResponderEliminar
  24. Anónimo, obrigada pela dica. :)

    Inês, vou averiguar. :P

    ResponderEliminar
  25. Vou pôr na minha lista, bons filmes estou sempre pronta para ver :)

    ResponderEliminar
  26. Fiquei super curiosa com o filme. Vou ver.:D

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura