Avançar para o conteúdo principal

Da asma (again)

Tenho a dizer que estou pior da asma. Valeu-me de um corno a ida à senhora doutora. 60 euros mais pobre, com duas bombas da asma e comprimidos diários, estou ainda pior do que quando entrei no consultório.

Tenho nova consulta no final do mês e nem pense que me vai enfiar mais quatro ou cinco medicamentos, na esperança de que um deles resolva a questão. Quero um exame exaustivo, que realmente explique porque piorei tão rapidamente.

Comentários

  1. Espero que isso melhore rapidamente, S*, que assim isso não dá com nada :x

    ResponderEliminar
  2. A asma deve ser uma grande chatice :/ espero que melhores!

    ResponderEliminar
  3. Tens toda a razão...só medicamentos, só medicamentos...bah

    ResponderEliminar
  4. Se pagamos (e bem!) temos direito aos melhores cuidados. As melhoras.

    ResponderEliminar
  5. A asma é terrível, e quem está por perto fica completamente impotente sem poder fazer nada. Sei o que isso é na minha família. Não percebes o que faz despolotar a crise? Tem sempre uma origem. As tuas melhoras querida.

    ResponderEliminar
  6. Oh asma é sempre complicado, espero que encontres a solução rápido ;) *

    ResponderEliminar
  7. talvez o tratamento não seja o + adequado ao teu problema... podes sempre tentar uma segunda opinião

    ResponderEliminar
  8. Já pensaste que os gatos podem ser a causa do teu problema? Eu tenho problemas respiratórios e gatos, e uma coisa que é regra cá em casa é eles nunca entrarem nos quartos, nem dormirem na minha cama. Sempre me disseram: Pêlo de cão, até no pão. Pêlo de gato, nem no fato!

    Paula

    ResponderEliminar
  9. infelizmente exames exaustivos não se fazem em portugal NUNCA!!! só se a pessoa estiver a morrer, e mesmo assim...!
    As melhoras.
    Bj S

    ResponderEliminar
  10. Oh que grande chatiçe =/ espero que ela te faça os exames, que isto de passar 41125 medicamentos na esperança de acertar não está com nada...

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  11. Eu também não ando muito famoso...Andava bem com crises de asma não muito regulares mas agora tem sido de mais mal consigo fazer uma subida muito acentuada ou muitas escadas :S tenho esta semana consulta marcada vamos ver se isto melhora não queria nada ficar de ferias assim :s

    ResponderEliminar
  12. Paula, bem sei que não devo excluir essa hipótese mas há 23 anos que tenho gatos... A minha asma agravou-se nos últimos três meses. Duvido que sejam eles a causa, mas de qualquer forma não custa fazer exames para verificar. :)

    ResponderEliminar
  13. Olá! A minha sofre de asma e durante anos foi totalmente dependente da cortisona, tinha bombas e não saia das urgências. Até que encontrou uma médica que mudou a vida dela (e depois de uma prima também e essa prima é doida por gatos!) e hoje nenhuma das duas parecem as mesmas! As consultas são no hospital de Esposende (que é Misericórdia). Posso dar-te os dados todos por email se quiseres e tentares uma segunda opinião. A senhora é mesmo 5* Beijinho*

    ResponderEliminar
  14. As melhoras! Já fizeste aquele teste das agulhas? bjinhos

    ResponderEliminar
  15. Concordo com a teoria dos gatos. As "poeiras" do verão não poderão piorar-te a asma??

    ResponderEliminar
  16. Espero mesmo que isso melhore :)

    ResponderEliminar
  17. Revolta-te! Tens todo o direito a fazeres exames e a não teres só de pagar...

    ResponderEliminar
  18. Vale uma investigação mais apurada. Melhoras para ti.

    ResponderEliminar
  19. A Bomboca, o problema é que não, nada de exames. :/

    Sara Costa, agradeço, claro. :D

    ResponderEliminar
  20. S*zinha,

    Não sei se a asma vai lá com exames. Testes de alergias, sim, testes de função respiratória também, mas não é isso que vai indicar os melhores medicamentos. E os gatos, sim, são uma hipótese, infelizmente as nossas alergias não são permanentes, vão mudando com a idade.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Miss G querida, testes, exames, como queiras chamar-lhe... quero é saber a causa disto. :/

    E continuo na minha que não é dos gatos, porque a asma ataca-me a qualquer hora, até fora de casa. :(

    ResponderEliminar
  22. Espero que isso melhore logo logo logo!
    Azucrina-lhes a cabeça mulher!!!

    ResponderEliminar
  23. S, aprecio muito o que escreves
    mas acho que em relaçao a este assunto estás a ser muito pouco racional
    sim, os gatos são uma causa bem provavel para a agudização, as nossas alergias vão mudando com o passar do tempo e mesmo que tenhas crises fora de casa isso não quer dizer nada, pq o padrao da asma vai agravando..
    quanto a exames em Portgal só se fazerem quando a pessoa está às portas da morta...que parvoice...
    no caso da asma em particular as pessoas têm tendencia a pensar que há exames milagrosos, não é assim infelizmente..

    mas aproveito para dizer que adoro o teuy blog, tens muito jeito para a escrita :)

    ResponderEliminar
  24. Anónima, peço desculpa mas não posso concordar. Eu SEI que os gatos podem ser a causa, mas se eu tenho gatos há 23 anos e nunca me afectaram, parece-me esquisito que agora comecem a afectar. Mas se forem os gatos a causa, terei de me medicar, dos gatos não abdico.

    Quanto aos exames serem feitos só a quem está a morrer, se agora é assim, antes não o era. A minha sogra tem asma crónica e é acompanhada regularmente, faz diversos exames, até já levou uma vacina que a fez "ficar sem asma" durante cerca de 20 anos. Portanto, os exames existem... eles é que podem não os querer fazer. :/

    De qualquer forma, no fim do mês tenho nova consulta e colocarei todas essas questões. Obrigada. :)

    ResponderEliminar
  25. Olá S, é novamente a Anónima :)
    essas vacinas de que falas, provavelmente é imunoterapia, que em alguns casos é eficaz...
    mas de todo, não concordo com a tua visão, os médicos não pedem os exames por "não querer".. para tudo existem indicações, critérios, em alguns casos essas indicações são claramente nítidas, noutros conta também a experiencia do clínico para tomar essa decisao... essas decisoes de pedir este ou aquele exame não são baseadas no humor com que acordam nesse dia...e muitas vezes mais vale uma boa avaliaçao clinica do que os "exames"...
    mas concordo plenamente que devias fazer uma espirometria e os prick-testes para ver as alergias ao pêlo dos gatos e ainda um Rx tórax.

    ResponderEliminar
  26. Anónima, obrigada pelas dicas. :) No fim do mês irei dizer à minha médica que realmente o que ela me receitou não resultou e irei pedir para fazer exames mais exaustivos, para assim poder combater a raiz do problema.

    ResponderEliminar
  27. Não mudaste nenhum hábito na tua vida? Às vezes pode ser alguma coisa banal que nem tenhas notado =)

    ResponderEliminar
  28. Já te disse o que achava linda. bjo

    ResponderEliminar
  29. Anónima, os médicos não pedem exames de diagnóstico ás pessoas não é porque elas não precisem, nem porque não preenchem os critérios, não pedem porque custa muito dinheiro ao estado accionar esses mesmos meios de diagnóstico (os tais exames testes ou seja o que for) e então "desaconselham" os médicos a ir por aí (só quando a pessoa está a morrer mesmo) isto é muito estúpido claro mas é a prática "normal" em portugal, vai se dando medicamentos até ver o que resulta e quem lucra com isto são farmaceuticas o que também é interessante para o estado (já que também lucra se as farmaceuticas lucrarem) e depois há excepções claro os tais bons médicos raros que de vez em quando se apanham e que depois aconselhamos aos nossos amigos precisamente por serem a excepção e por realmente irem ao fundo dos problemas (usando obviamente todos os meios de diagnóstico possíveis, porque é única forma de saber exactamente o que cada pessoa tem e como o pode resolver eficazmente)
    Esses exames ou testes que estavas a aconselhar (esses ou outros mais eficazes para o problema dela) deveria ser a médica dela a mandá-la fazer. isto é vergonhoso e bem real, quando é com velhotes ainda pior, parece que já não querem "gastar" com eles, só não vê que isto se passa no nosso país quem viva numa gruta no meio da montanha isolado da civilização!
    S

    ResponderEliminar
  30. Cara S, infelizmente sou obrigada a concordar.

    ResponderEliminar
  31. O problema está nesta inexistência de chuva... :S
    Infelizmente também ando a dar mais bombadas do que o habitual... :S

    ResponderEliminar
  32. É uma pena, "sad but true", como se costuma dizer.
    Valham-nos os seguros de saúde e os bons (poucos mas bons) médicos!
    Bj S

    ResponderEliminar
  33. Hey! Eu não tenho asma mas sempre tive muitas alergias, desde pequena sou alérgica aos ácaros e desde o fim da adolescência também sou alérgica aos poléns. E há uns anos descobri que também sou alérgica a gatos, as vezes so de estar ao pe deles em espaços fechados fico logo com problemas em respirar. Ou seja, se tiveres o meu azar, realmente podes ter desenvolvido uma alergia a qualquer coisa que antes não tinhas e podes estar pior da asma por causa disso. Eu como sempre tive problemas destes vou a alergologista desde pequena e ela e muito exaustiva, faço com regularidade os testes de alergia e faço medicação de controlo para nunca chegar a ter grandes crises. Mas realmente é uma seca...estou solidária! As melhoras!

    ResponderEliminar
  34. Eu acho que a questão dos exames aqui não está a ser muito abordada: a médica é particular, os exames seriam realizados a titulo particular... Por isso não tem nada a ver com o estado desaconselhar os médicos. Mas, na asma, mesmo sabendo a causa, é necessário ir testando a medicação.Os exames dizem-te as causas das alergias e os triggers da asma, mas não indicam qual a medicação mais eficaz.

    ResponderEliminar
  35. Olá S,
    Uma coisa é ser alergica ao pelo dos gatos, outra é aos nossos gatos. Se eles não saiem de casa, têm o cheiro de casa, nesse caso o teu. Acredito que não seja disso, mais depressa é do calor, ou do teu sistema imunitário poder estar mias susceptivel.
    Sou asmatica como tu, e tive asma controlada e depois muito rapidamente piorou. Fiz tratamentos com corticoides, porque mais nada me valia. Não sei qual foi as bombas que ela te receitou, mas penso que foi incorrecto da parte dela não te ter feito um exame de Espirometria, que vai medir o fluxo de ar e perceber se há obstrução crónica. Aconteceu um caso, com o meu namorado que sempre foi asmático e sem crises durante anos e voltou a ter umas pieiras angustiantes. Afinal ele tinha disfunção das cordas vocais. Gastou imenso dinheiro em medicação para a asma, e só depois de fazer o exame é que se confirmou.
    Espero que melhores, sei bem o que é ter de esperar para melhorar..

    ResponderEliminar
  36. Querida Miss G, a médica é mesmo do Estado. :)

    ResponderEliminar
  37. Miss G testar medicamentos sabendo de ante mão as causa (recorrendo obviamente a exames porque não há outra forma) é uma coisa, testar medicamento sem reduzir as hipóteses em relação ao problema de saúde da pessoa é muito diferente, dá para uma pessoa morrer nesse entretanto de calhar a ter um problema mais grave!!! e claro que os exames tem a ver com estado visto estarmos a falar de médicos do serviço nacional de saúde!
    S

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura