quarta-feira, 18 de julho de 2012

Não gosto deste tipo de preconceitos*

* Deveria escrever "não gosto de preconceitos", ponto. Mas toda a gente tem preconceitos, por isso mais vale este título.


Não devemos colocar rótulos nas pessoas. A Margarida Rebelo Pinto tem uma escrita básica, pois tem, mas também tem frases de amor muito bonitas e com as quais qualquer apaixonado acaba por concordar.

O Nicholas Sparks é um remeloso que só escreve sobre amor... pois que é. Mas "O Diário da Nossa Paixão" é dos livros mais bonitos, em termos românticos, que eu já conheço.

O Miguel Esteves Cardoso é fenomenal, mas certamente que às vezes também escreve porcaria.

O Ricardo Araújo Pereira é muito inteligente e tem um humor mordaz, mas o anúncio da Meo, aquele com a velhota (ele) que tem varizes, é uma estupidez.

Nem todos os bons são sempre bons. Nem todos os alegadamente maus são sempre maus.


E hoje, um certo modelo/fashionista conhecido a nível nacional decidiu dizer, no Facebook, que o livro da "Cocó na Fralda" deve ser uma merda... só por causa do nome. E eu digo: merda são os preconceitos assim.

29 comentários:

  1. eu leio tudo. há uns que gosto mais do que outros, uns autores que leio mais do que outros. só sou um bocadinho má com quem só lê esse tipo de autores, porque no fundo podia conhecer outro tipo de literatura bem melhor e não o faz (eu com livros e com música sou muito eclética LOL)

    ResponderEliminar
  2. Eu chamaria a isso, dor de cotovelo pelo sucesso dos outros.

    ResponderEliminar
  3. gente parva, dizer o quÊ? e logo eu que gosto da Margarida Rebelo Pinto, se calhar sou básica como ela...que chatice!

    Bjo
    Maggie

    ResponderEliminar
  4. Incrível como percebi de imediato a quem te referias :) enfim, para quem tanto apela ao fim do preconceito, não ficou muito bem na fotografia não? Isto de cada um dizer o que lhe apetece é muito bonito, a sério que é, mas ter limites também é engraçado. Digo eu :/ *

    ResponderEliminar
  5. Existe gente que estava tão bem caladinhas, sinceramente. Mas sabes que eu acho que essa é a única forma que esse tipo de pessoas tem para chamar a atenção, o que é uma tristeza.

    ResponderEliminar
  6. só podia estar a brincar, se não leu, não pode opinar.

    ResponderEliminar
  7. É por essas e por outras que eu incluo todo o tipo de livros nas minhas leituras! Adoro literatura portuguesa, sobretudo Vergílio Ferreira e na poesia o Eugénio de Andrade, o Régio e a Florbela...Mas leio com prazer livros do Nicholas Sparks (embora deva confessar que acho as estórias assim para o parecido umas com as outras) e li muito bem, há algum tempo, livros da Margarida Rebelo Pinto. Gosto muito do Miguel Esteves Cardoso, mas há escritos dele que não aprecio...sou muito ecléctica e não tenho preconceitos...se o resumo do livro me agrada, se o puder comprar, compro e ponto final...Este fim de semana estive com o Cocó na Fralda na mãe e só não o comprei porque já tenho alguns livros em lista de espera, porque é um livro que eu quero ler!
    Bahhhhhh para essa gente que se acha no direito de opinar sobre tudo sem conhecer!

    ResponderEliminar
  8. Isso são teorias de quem tem é merda no lugar do cérebro!

    ResponderEliminar
  9. Nem toda a gente faz sempre tudo bem.
    Nem toda a gente faz sempre tudo mal.
    é assim com tudo na vida, agora falar mal sem saber porque, só porque lhe apetece.....é cinismo, falta de educação, e tantas outras coisas.
    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Cada vez mais a onda das redes sociais e da viralidade das coisas que são ditas, faz mais mal às pessoas.
    Um grau acima dos comuns mortais e já se acham no direito de criticar tudo.
    Obviamente não podemos gostar de tudo, mas há opiniões que certamente poderemos guardar para nós..

    ResponderEliminar
  11. Às vezes as coisas correm-nos bem e outras não mas há pessoas que não compreendem isso e gostam de ficar apenas a criticar :/

    ResponderEliminar
  12. Às vezes as coisas correm-nos bem e outras não mas há pessoas que não compreendem isso e gostam de ficar apenas a criticar :/

    ResponderEliminar
  13. também é um preconceito achar que não ser preconceituoso é gostar de tudo e não ter opiniões desfavoráveis e consistentes acerca de várias áreas.

    ResponderEliminar
  14. Este país é muito engraçado porque vive de tendências.. houve uma altura em que era giro falar da Margarida Rebelo Pinto e transcrever passagens do livro dela e assim. Agora a tendência é criticá-la e então já "ninguém" diz que a lê, o que se vê é quem diga que ela não presta. Ok, tudo bem que ela não faz livros a analisar a crise, o país e o mundo, grandes obras literárias que ficam na história, que se limita a tecer lamechices nos seus livros mas porra! a mulher escreve coisas lindas dentro daquele estilo.
    Confesso que nunca li um livro dela mas já li alguns parágrafos e assim, deu para perceber bem a qualidade.

    Quanto ao RAP... acho-o fenomenal e a segunda vez que vi esse anúncio (que foi quando o percebi bem) parti-me a rir xD

    ResponderEliminar
  15. Cada um tem direito à sua opinião e como a palavra mesmo diz É UMA MERA OPINIÃO!

    Que seja uma merda... mas uma merda BOA!

    Beijinhos docinhos xxx

    ResponderEliminar
  16. Concordo! E que preconceito mais parvo..

    ResponderEliminar
  17. Concordo. Os gostos não se discutem. Cada qual tem os seus.

    ResponderEliminar
  18. É isso mesmo S.
    Dor de cotovelo é feio.
    Bjstos

    ResponderEliminar
  19. Quem diz que o livro da Sónia é uma merda é porque realmente não conhece a escrita dela que é fenomenal! Até podem não gostar do estilo mas primeiro há que ler e depois opinar sobre. Mas pronto eu não sou a melhor para falar disto porque sou mesmo fã da Sónia e do blogue dela (o 1º que li). E domingo espero estar aqui na fnac com o meu livro na mão para ela mo assinar.

    ResponderEliminar
  20. Eu vi isso no Facebook...também não gosto de preconceitos...e concordo com o resto do teu post!
    P.S. - Adoro o Nicholas Sparks!!!

    ResponderEliminar