Avançar para o conteúdo principal

José Hermano Saraiva

Morreu o senhor que deu um brilho diferente à História, que fazia qualquer um apaixonar-se pelas histórias que de forma tão sábia contava.

Historiador, ministro da educação na época do Estado Novo, professor, advogado. Uma das pessoas que admirava praticamente desde que me lembro de admirar alguém.

Comentários

  1. Também fiquei super triste quando ouvi as noticias há pouco :( foi uma grande perda sem dúvida...
    Lembro.-me de ser miúda e ouvir os programas dele a voz inconfundível e a maneira de narrar as coisas...

    ResponderEliminar
  2. Também fiquei super triste quando ouvi as noticias há pouco :( foi uma grande perda sem dúvida...
    Lembro.-me de ser miúda e ouvir os programas dele a voz inconfundível e a maneira de narrar as coisas...

    ResponderEliminar
  3. Olha, estou a saber por ti.
    Também gostava muito dele, apesar de ter estado, de certo modo, ligado ao Estado Novo.
    Não são os regimes políticos que fazem as pessoas melhores ou piores e deixa-me pena.

    ResponderEliminar
  4. Cresci a ouvi-lo. A minha filha já aprecia os seus programas na RTP memória. Realmente com ele perdemos um pouco da nossa história.

    ResponderEliminar
  5. E vai deixar saudades dessa forma tão dele de contar histórias..

    ResponderEliminar
  6. Tenho pena, ele sabia coisas que mais ninguém sabia, e para além daquele estilo próprio que ele tinha eu gostava de o ouvir falar. Ele era um excelente contador de histórias.

    ResponderEliminar
  7. É pena quando perdemos pessoas que foram importantes :(

    ResponderEliminar
  8. :(
    Nasce-se...vive-se...morre-se...
    Eu lido tão mal com a morte----

    ResponderEliminar
  9. Tambem eu, ainda me lembro de crescer a ver os programas dele de historia:
    "foi aqui, exactamente aqui onde me encontro que..."
    Uma grande perda para o pais

    ResponderEliminar
  10. Somos dois. Apesar de ter consciência do avançado estado de idade do Professor, é sempre das notícias que mais nos "chocam". A História de Portugal fica, inevitavelmente, mais pobre.

    ResponderEliminar
  11. Eu não tinha paciência para o Senhor até me aperceber da sua grandeza. É realmente uma grande perda :(

    ResponderEliminar
  12. :'( e so ele me fazia gostar d historia!!!
    K perda!!!
    :'(

    ResponderEliminar
  13. Tanta pena de não o ter conhecido...

    ResponderEliminar
  14. Tanta pena de não o ter conhecido...

    ResponderEliminar
  15. Tanta pena de o não ter conhecido...

    ResponderEliminar
  16. Eu gostava muito de história graças aos programas que ele apresentava. Contudo, pelo menos aqui em Coimbra, foi uma pessoa bastante dura e injusta para com os alunos. Constam inclusive versões bastante tenebrosas de coisas que ele fez/apoiou/denunciou contra alunos (individuais), num regime ditador e autoritário. Pelos vistos (e vi pelos facebooks de alunos dele em outros tempos), que vieram criticar o professor como ditador e fascista.

    Eu não sabia. E só conhecia a versão professor de história. Que adorava... mas pelos vistos fez mal a muita gente.

    ResponderEliminar
  17. aqui está, de Alexandre Hoffmann, estudante de Coimbra: e tirado daqui: https://www.facebook.com/MovimentoNovoAbril
    José Hermano Saraiva

    Hoje morreu o historiador José Hermano Saraiva.

    Multiplicam-se as homenagens ao historiador e celebra-se a sua vida. Eu não me congratulo pela morte de ninguém mas não encontro razões para homenagear o ex-ministro da educação de Salazar. Faz-me lembrar a “eleição” de Salazar como maior figura da história de Portugal.

    Uma vez mais a memória dos portugueses parace esbater-se pelo passar do tempo e de facto temo que por omissão pouca gente se lembre que Hermano Saraiva tem a sua história de vida marcada pelo fascismo e opressão.

    Muitos recordarão esta figura do regime salazarista pela frase: "Qualquer que seja o Futuro, continuará a haver noites de Luar, Serra de Sintra e o Tejo a correr para o Mar!"; Eu, academista com raízes em Coimbra, terra de estudantes e liberdade, Eu, democrata e defensor da liberdade de expressão vou-me lembrar da seguinte: “a ordem será inexoravelmente mantida na Universidade de Coimbra”, frase dita depois de entrar na universidade rodeado e protegido pela PIDE.

    Não se pode e não se deve compactuar com o esquecimento, José Hermano Saraiva, tinha as mãos manchadas pelo sangue de estudantes, muitos foram enviados para calabouços e outros mesmo enviados para a guerra colonial.

    Não se pode enaltecer o que um homem tem de bom quando o que é mau em si não foi um erro mas sim uma convicção, ou caímos no erro de admirar e enaltecer as virtudes de todos os persnonagens diabólicos, não podemos elogiar Hitler por ser um pintor e arquitecto competente e por isso mesmo não se pode homenagear Hermano Saraiva por ser um dos maiores historiadores, ou contador de histórias, de Portugal.

    Falta agora ver as honras que o estado português terá ou não preparado para as suas cerimónias fúnebres, se haverá ou não um ataque psicológico à revolução e à liberdade.

    Lembrando que a ordem não foi inexoravelmente mantida em Coimbra nem no resto do país anos mais tarde. Lembrando que em 69 a revolução começou e que Hermano Saraiva lutou contra ela ao lado do regime Salazarista.

    Crónica por Alexandre Hoffmann Castela

    ResponderEliminar
  18. Maria, independentemente disso, era o nosso maior historiador. :)

    ResponderEliminar
  19. S*, sinceramente não gostava da maneira de falar um pouco "sensacionalista" do JHS, para mim era mais um contador de histórias...aliás, se falares com alguém da área de história vão dizer o mesmo. E por essa razão não o consideraria o nosso maior historiador...talvez o nosso historiador mais conhecido!
    Independentemente de toda a polémica à volta das acções do JHS, foi alguém que faleceu e deixou familiares e amigos que gostavam dele, mas também não podemos esquecer a idade já avançada que tinha...

    ResponderEliminar
  20. Para mim era das melhores pessoa a explicar a história do nosso país, mesmo nunca sendo grande adepta de história foram imensas as vezes em que assisti aos programas do senhor completamente entusiasmada.

    ResponderEliminar
  21. Para mim era das melhores pessoa a explicar a história do nosso país, mesmo nunca sendo grande adepta de história foram imensas as vezes em que assisti aos programas do senhor completamente entusiasmada.

    ResponderEliminar
  22. L*, evidentemente que estou a falar a nível de historiadores famosos. Na UPorto, por exemplo, conheço um que é fabuloso, mas que não é tão "badalado" e que não tinha o jeito do Hermano Saraiva.

    ResponderEliminar
  23. (Provavelmente é o mesmo professor que estou a pensar...)
    Mas era mesmo esse jeito do JHS que eu não apreciava, sempre me fez confusão a maneira de ele dizer que tinha sido exactamente em determinado sítio a ocorrer determinado acontecimento, percebes? E eu percebi o sentido do que disseste, mas eu estava era a dizer que o considerava mais um bom contador de histórias...

    ResponderEliminar
  24. Nunca lhe liguei muito, mas era sem dúvida um Astro em História :)

    ResponderEliminar
  25. Quando soube da sua morte foi como se me estivessem a matar parte do meu passado... :S

    ResponderEliminar
  26. Ideias políticos à parte, ele contou a história da nossa história.

    ResponderEliminar
  27. uma grande perda sem dúvida...como eu adorava assistir aos programas dele sobre a nossa história :)

    ResponderEliminar
  28. Concordo com a L*. Sou historiadora e posso dizer que ele era demasiado sensasionalista. Inclusive, em grande parte das Universidades, os alunos de história estão proibidos de o citar ou estudar por livros dele. Ele tem tendencia a aumentar verdades e era apenas um contador de histórias. Há que ter muito cuidado com os excessos televisivos dele, muitas vezes carenciando de provas.

    ResponderEliminar
  29. Mais vale um contador de histórias que conte e divulgue a história de Portugal, do que um historiador que nada faz para a divulgar e inclusive a omita em certos percursos apesar de ser historiador. Quanto à proibição de citar ou estudar livros deles, demonstra a falta de carácter dos nossos professores e historiadores.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura