Avançar para o conteúdo principal

Gosto de gentilezas

Aquilo que distingue um café, um restaurante ou até uma loja, é a maneira como trata os seus clientes. Vai daí, gosto de ir a sítios onde são gentis comigo.

Gosto de ter direito a um pau de canela para meter no chá ou a um chocolatinho a acompanhar o café (mesmo que não o coma).

Gosto de ter direito a um embrulho aprumado, quando digo numa loja que a compra "é para oferta".

Gosto de ter direito a torradas com manteiga, quando digo "com manteiga".

Gosto de ter um pacote de doce a acompanhar as torradas.

Gosto que percebam a diferença entre "morno" e "quente".

Gosto que me sorriam de volta, quando sorrio ao som de um "bom dia".

Gosto que respeitem o meu espaço, o meu tempo, e detesto que as meninas das lojas me persigam para todo o lado.

Gosto que saibam limpar a mesa, num café, em vez de atirarem as migalhas dos anteriores clientes para o chão, ali mesmo, na minha frente.


São detalhes, coisas pequenas, mas que fazem toda a diferença entre ser bem atendida ou mal atendida. E eu gosto que me mimem.

Comentários

  1. Simplificando, que exerçam profissionalismo. Quem não gosta?

    ResponderEliminar
  2. Concordo.

    O facto de ser fiél a um local vai muito mais além da qualidade dos produtos que vende. A qualidade da prestação do serviço é tão ou mais importante.

    E receber um bom dia/boa noite com cara de trombas ou como se me estivessem a fazer um favor a mim é coisa para me fazer não voltar.

    ResponderEliminar
  3. Ora nem mais! São estes pequenos - grades - pormenores que fazem a diferença... e eu cá também gosto de ser bem tratada, quem não gosta?! Pior de tudo, para mim, são funcionários de trombas, com ar de que todos lhes devem e ninguém lhes paga, com pose de quem nos está a fazer um enorme favor... detesto! Ah, mas também não gosto de ser perseguida dentro da loja!!

    ResponderEliminar
  4. Totalmente de acordo. São pequenas atitudes que fazem a diferença e me fazem querer voltar :)

    ResponderEliminar
  5. Exacto :D e eu também gosto disso tudo :D É certo e sabido que se assim for volto de certeza :D

    ResponderEliminar
  6. Eu também gosto e principalmente que não andem atrás de mim nas lojas. E são sítios que atendem como descreves que conseguem cativar os clientes e é só assim que eles voltam :)

    ResponderEliminar
  7. Acho que mimo cabe em todo lugar, uma pena que nem todos estejam dispostos a dar!!!
    Blog atualizado, passa lá!

    ResponderEliminar
  8. Toda a gente gosta de ser bem atendida, S*. Mas há uma coisa que não suporto: é ir a um restaurante onde o empregado não nos larga, a encher os copos, a limpar migalhas, enfim, a não nos deixar em paz para podermos conversar,

    ResponderEliminar
  9. Concordo! e também não posso que andem atrás de mim numa loja... é meio caminho andado para sair de lá sem nada.

    ResponderEliminar
  10. Então é bom que te mantenhas em Viana... porque por aqui isso é raro de acontecer, mas eu não desgosto, até porque existe uma linha entre gentileza e o querem se meter na nossa vida, por vezes ténue.

    ResponderEliminar
  11. Eu tb gosto muito. E quando me sinto 'perseguida' numa loja vou-me logo embora.

    ResponderEliminar
  12. Adoro!!! É assim mesmo!
    Beijinho.
    Giveaways a decorrer no blog <3

    ResponderEliminar
  13. olha ja somos duas. e ao trabalhar com clientes tenho smp esse cuidado. Porque sei que se forem um pouco mimados voltam =)
    bjs*

    ResponderEliminar
  14. Sem dúvida! São os detalhes que fazem a diferença :)

    ResponderEliminar
  15. quem não gosta? ser bem atendido, de preferência com um sorriso, faz toda a diferença. Gosto pouco de caras trombudas ou de frete. quem não quer trabalhar que dê lugar a alguém mais competente e mais simpático, que saiba verdadeiramente tratar bem um cliente.

    ResponderEliminar
  16. Concordo, quem não gosta de se sentir mimado (mas sem exageros) num estabelecimento comercial? :)

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  17. Nas lojas gosto que me digam bom dia/boa tarde, que me perguntem se preciso de ajuda, mas que não andem atrás de mim!

    Uma vez entrei numa loja, disse "bom dia", a criatura murmurou qualquer coisa e continuou a falar ao telemóvel como se estivesse em casa...! Claro que dei meia-volta e sai!

    ResponderEliminar
  18. Sem dúvida. Gostamos sempre que sejam gentis connosco. Mais do que prestar um serviço, se prestarem um bom serviço, garantem a fidelização do cliente.

    ResponderEliminar
  19. Gosto também que me mimem...que saibam o que é hábito eu tomar...e gosto muito quando, ao fim de algum tempo, me tratam pelo meu nome! Adoro e adoro tratar as pessoas que me atendem pel seu nome!

    ResponderEliminar
  20. Concordo plenamente. Mas também sabe muito bem atender um cliente que seja compreensivo e que traga consigo um sorriso, dá logo outro ânimo (:

    ResponderEliminar
  21. E quem não gosta? :) até saímos com outro ar do estabelecimento!!

    ResponderEliminar
  22. Concordo absolutamente mas infelizmente parece que nem todos os estabelecimentos comerciais tem noção da importância das gentilezas.

    ResponderEliminar
  23. A Vic escreveu algo com que concordo plenamente. Pior ainda quando os empregados são simpáticos demais e tentam fazer conversa!

    ResponderEliminar
  24. concordo, os pormenores fazem a diferença, mas sem cair no exagero.

    ResponderEliminar
  25. Eu também gosto disso tudo! :D
    E sei de uma loja onde há isso e muito mais...onde há magia!!!
    Também conheces?! :)

    ResponderEliminar
  26. Pronto, nessa tal loja não há torradas, nem manteiga, nem doce a acompanhar...mas é fantástica na mesma!

    ResponderEliminar
  27. Carla, conheço pois... há embrulhos lindos e atendimento 5 estrelas. :D

    ResponderEliminar
  28. Odeio aquelas pessoas que nos estão a atender como se fosse por favor. Que parece o maior frete das suas vidas. Tira-me mesmo do sério.

    ResponderEliminar
  29. É mesmo isso. Gosto de entrar num sítio onde não venham todos para cima de mim, pressionarem-me para eu comprar qualquer coisita, mas que estejam lá se realmente precisar de ajuda nalguma coisa. Que sejam educados, e minimamente simpáticos.

    ResponderEliminar
  30. Havia um sitio, que infelizmente fechou que eu adorava exactamente por essas pequenas coisas. O empregado, com os seus 20 anos, não mais, era de genuinamente simpático e prestável. Dava gosto ir lá só para ver aquele sorriso e a maneira como ele tratava as pessoas.
    E as torradas? Torradas no prato, dentro de um tabuleiro onde tinha 3 "buracos" com manteiga e 2 doces diferentes que escolhíamos ao pedir.
    Infelizmente, já há poucos sítios assim.

    ResponderEliminar
  31. São estas coisas que nos fazem voltar a um determinado lugar...

    ResponderEliminar
  32. Sem dúvida qye faz muita diferença x)

    ResponderEliminar
  33. Sou igual e por isso mesmo quando trabalha dentro do balcão fazia os possíveis para ser assim...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura