terça-feira, 24 de julho de 2012

Gosto de gentilezas

Aquilo que distingue um café, um restaurante ou até uma loja, é a maneira como trata os seus clientes. Vai daí, gosto de ir a sítios onde são gentis comigo.

Gosto de ter direito a um pau de canela para meter no chá ou a um chocolatinho a acompanhar o café (mesmo que não o coma).

Gosto de ter direito a um embrulho aprumado, quando digo numa loja que a compra "é para oferta".

Gosto de ter direito a torradas com manteiga, quando digo "com manteiga".

Gosto de ter um pacote de doce a acompanhar as torradas.

Gosto que percebam a diferença entre "morno" e "quente".

Gosto que me sorriam de volta, quando sorrio ao som de um "bom dia".

Gosto que respeitem o meu espaço, o meu tempo, e detesto que as meninas das lojas me persigam para todo o lado.

Gosto que saibam limpar a mesa, num café, em vez de atirarem as migalhas dos anteriores clientes para o chão, ali mesmo, na minha frente.


São detalhes, coisas pequenas, mas que fazem toda a diferença entre ser bem atendida ou mal atendida. E eu gosto que me mimem.

36 comentários:

  1. Simplificando, que exerçam profissionalismo. Quem não gosta?

    ResponderEliminar
  2. Concordo.

    O facto de ser fiél a um local vai muito mais além da qualidade dos produtos que vende. A qualidade da prestação do serviço é tão ou mais importante.

    E receber um bom dia/boa noite com cara de trombas ou como se me estivessem a fazer um favor a mim é coisa para me fazer não voltar.

    ResponderEliminar
  3. Ora nem mais! São estes pequenos - grades - pormenores que fazem a diferença... e eu cá também gosto de ser bem tratada, quem não gosta?! Pior de tudo, para mim, são funcionários de trombas, com ar de que todos lhes devem e ninguém lhes paga, com pose de quem nos está a fazer um enorme favor... detesto! Ah, mas também não gosto de ser perseguida dentro da loja!!

    ResponderEliminar
  4. Totalmente de acordo. São pequenas atitudes que fazem a diferença e me fazem querer voltar :)

    ResponderEliminar
  5. Exacto :D e eu também gosto disso tudo :D É certo e sabido que se assim for volto de certeza :D

    ResponderEliminar
  6. Eu também gosto e principalmente que não andem atrás de mim nas lojas. E são sítios que atendem como descreves que conseguem cativar os clientes e é só assim que eles voltam :)

    ResponderEliminar
  7. Acho que mimo cabe em todo lugar, uma pena que nem todos estejam dispostos a dar!!!
    Blog atualizado, passa lá!

    ResponderEliminar
  8. Toda a gente gosta de ser bem atendida, S*. Mas há uma coisa que não suporto: é ir a um restaurante onde o empregado não nos larga, a encher os copos, a limpar migalhas, enfim, a não nos deixar em paz para podermos conversar,

    ResponderEliminar
  9. Concordo! e também não posso que andem atrás de mim numa loja... é meio caminho andado para sair de lá sem nada.

    ResponderEliminar
  10. Então é bom que te mantenhas em Viana... porque por aqui isso é raro de acontecer, mas eu não desgosto, até porque existe uma linha entre gentileza e o querem se meter na nossa vida, por vezes ténue.

    ResponderEliminar
  11. Eu tb gosto muito. E quando me sinto 'perseguida' numa loja vou-me logo embora.

    ResponderEliminar
  12. Adoro!!! É assim mesmo!
    Beijinho.
    Giveaways a decorrer no blog <3

    ResponderEliminar
  13. olha ja somos duas. e ao trabalhar com clientes tenho smp esse cuidado. Porque sei que se forem um pouco mimados voltam =)
    bjs*

    ResponderEliminar
  14. Sem dúvida! São os detalhes que fazem a diferença :)

    ResponderEliminar
  15. quem não gosta? ser bem atendido, de preferência com um sorriso, faz toda a diferença. Gosto pouco de caras trombudas ou de frete. quem não quer trabalhar que dê lugar a alguém mais competente e mais simpático, que saiba verdadeiramente tratar bem um cliente.

    ResponderEliminar
  16. Concordo, quem não gosta de se sentir mimado (mas sem exageros) num estabelecimento comercial? :)

    Beijinhos :D

    ResponderEliminar
  17. Nas lojas gosto que me digam bom dia/boa tarde, que me perguntem se preciso de ajuda, mas que não andem atrás de mim!

    Uma vez entrei numa loja, disse "bom dia", a criatura murmurou qualquer coisa e continuou a falar ao telemóvel como se estivesse em casa...! Claro que dei meia-volta e sai!

    ResponderEliminar
  18. Sem dúvida. Gostamos sempre que sejam gentis connosco. Mais do que prestar um serviço, se prestarem um bom serviço, garantem a fidelização do cliente.

    ResponderEliminar
  19. Gosto também que me mimem...que saibam o que é hábito eu tomar...e gosto muito quando, ao fim de algum tempo, me tratam pelo meu nome! Adoro e adoro tratar as pessoas que me atendem pel seu nome!

    ResponderEliminar
  20. Concordo plenamente. Mas também sabe muito bem atender um cliente que seja compreensivo e que traga consigo um sorriso, dá logo outro ânimo (:

    ResponderEliminar
  21. E quem não gosta? :) até saímos com outro ar do estabelecimento!!

    ResponderEliminar
  22. Concordo absolutamente mas infelizmente parece que nem todos os estabelecimentos comerciais tem noção da importância das gentilezas.

    ResponderEliminar
  23. A Vic escreveu algo com que concordo plenamente. Pior ainda quando os empregados são simpáticos demais e tentam fazer conversa!

    ResponderEliminar
  24. concordo, os pormenores fazem a diferença, mas sem cair no exagero.

    ResponderEliminar
  25. Eu também gosto disso tudo! :D
    E sei de uma loja onde há isso e muito mais...onde há magia!!!
    Também conheces?! :)

    ResponderEliminar
  26. Pronto, nessa tal loja não há torradas, nem manteiga, nem doce a acompanhar...mas é fantástica na mesma!

    ResponderEliminar
  27. Carla, conheço pois... há embrulhos lindos e atendimento 5 estrelas. :D

    ResponderEliminar
  28. Odeio aquelas pessoas que nos estão a atender como se fosse por favor. Que parece o maior frete das suas vidas. Tira-me mesmo do sério.

    ResponderEliminar
  29. É mesmo isso. Gosto de entrar num sítio onde não venham todos para cima de mim, pressionarem-me para eu comprar qualquer coisita, mas que estejam lá se realmente precisar de ajuda nalguma coisa. Que sejam educados, e minimamente simpáticos.

    ResponderEliminar
  30. Havia um sitio, que infelizmente fechou que eu adorava exactamente por essas pequenas coisas. O empregado, com os seus 20 anos, não mais, era de genuinamente simpático e prestável. Dava gosto ir lá só para ver aquele sorriso e a maneira como ele tratava as pessoas.
    E as torradas? Torradas no prato, dentro de um tabuleiro onde tinha 3 "buracos" com manteiga e 2 doces diferentes que escolhíamos ao pedir.
    Infelizmente, já há poucos sítios assim.

    ResponderEliminar
  31. São estas coisas que nos fazem voltar a um determinado lugar...

    ResponderEliminar
  32. Sem dúvida qye faz muita diferença x)

    ResponderEliminar
  33. Sou igual e por isso mesmo quando trabalha dentro do balcão fazia os possíveis para ser assim...

    ResponderEliminar