Avançar para o conteúdo principal

Festas, arraiais e festivais de Verão...

A Romaria da Senhora D'Agonia, na minha cidade, é a maior romaria do país. Disso não há dúvidas. No Verão a cidade ganha vida, fica cheia de gente, cheia de eventos, de animação. Adoro a cidade ali entre Julho e Setembro. Temos a feira do livro, a feira do artesanato, as festas propriamente ditas. Este ano, de 17 a 20 de Agosto, volta a romaria das romarias - e a cidade ganha um brilho ainda mais especial.




Imagens: Olhar Viana do Castelo e JN.



Comentários

  1. Adoro a romaria a nossa Senhira da AGONIA, CHEIA DE TRADIÇÃO E COR E MUITA ALEGRIA.
    Bjstos

    ResponderEliminar
  2. que giro...
    nunca fui apesar de ja ter ouvido imenso falar!
    XOXO

    ResponderEliminar
  3. Fiquei curiosa para ir conhecer Viana! :)

    ResponderEliminar
  4. As festas são sempre giras...o que eu gosto dos arraiais com as bancadinhas das rifas!!!!! :)))

    ResponderEliminar
  5. As festas d'Agonia são uma festa singular, concordo. Também eu já fui dentro de um barquinho de pesca (daqueles que tu pensas que vai virar a todo instante porque estamos 8 pessoas num barco que mais parece uma canoa) na procissão ao Mar. Vivi em Viana durante 10 anos e durante esse tempo fui sempre às festas, no entanto, o meu coração está com as Feiras Novas de Ponte de Lima. P'ra mim são as mais divertidas que há no país. Bj

    ResponderEliminar
  6. Nunca tinha ouvido falar, mas faz lembrar um pouco o Senhor de Matosinhos da minha terra! ;)

    Beijinhos e boa Sexta-feira :D

    ResponderEliminar
  7. Não há nada como o Verão e as festas da nossa cidade/vila/aldeia para nos animar...que venha a alegria!

    ResponderEliminar
  8. eu ca gosto muitoooo disto =D
    bjs*

    ResponderEliminar
  9. Já arejei a blusa e o lenço!! Os brincos à rainha tb estão a postos! :))))))

    ResponderEliminar
  10. Deste-me uma muito boa ideia de um passeio para esses lados nessa altura. Thanks.

    ResponderEliminar
  11. caramba. podia realizar-se em Julho quando estou aí?
    uma petiçao para isso
    kis :=)

    ResponderEliminar
  12. adoro... mas por questões familiares não falto mesmo às de St. Marta de Portuzelo.


    *beijocas

    ResponderEliminar
  13. Só fui uma vez a Viana, mas foi a uma entrevista por isso não vi nada... Mas comi lá muito bem.

    ResponderEliminar
  14. Só fui uma vez a Viana, mas foi a uma entrevista por isso não vi nada... Mas comi lá muito bem.

    ResponderEliminar
  15. Adoro festas de Verão. Começo em festa com os Santos Populares de Lisboa e só paro em Setembro com a festa da aldeia dos meus avós :)

    ResponderEliminar
  16. Ai, e eu nunca fui, mas este ano quero ver se vou, aliás ainda ontem eu e o marido falamos nisto, mas não sabiamos ao certo os dias, parece que lês pensamentos S!!!
    Há dois anos fomos visitar Viana do Castelo, no final de Agosto, mas já tinha acabado a Romaria, fomos então até à capela de Santa Luzia, adorei, tem uma vista linda lá de cima!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  17. Muito interessante estas festas populares.

    ResponderEliminar
  18. Nessa altura sou capaz de estar em Portugal outra vez! Mhum... é uma bela sugestão.

    ResponderEliminar
  19. No Verão vou sempre a Viana e a Ponte de Lima, comer o arroz de sarrabulho, eu não gosto muito do arroz, mas os meus pais adoram:)

    ResponderEliminar
  20. A romaria mais bonita do país, sem dúvida. Vou lá quase todos os anos. EU, como amante de folclore e etnografia, acho o traje de Viana e o orgulho minhoto dos mais bonitos. Este ano, lá estarei novamente. ;D

    ResponderEliminar
  21. tambem gosto do verão pelas festas cá da minha terrinha =)

    ResponderEliminar
  22. Adoro festas populares e romarias! Seja onde fôr é o nosso Portugal! =)

    ResponderEliminar
  23. Adoro festas populares e romarias! Seja onde fôr é o nosso Portugal! =)

    ResponderEliminar
  24. Adoro e nunca perco essa festa. Nem essa nem nenhuma. As festas de Viana, Caminha, Âncora e claro, Braga, são as minhas preferidas. É o que dar ser um bocadinho de cada sitio :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura