Avançar para o conteúdo principal

Bruxelas - dia 1

Chegamos a Bruxelas lá pelas 20 horas de segunda-feira mas como só começa a anoitecer lá para as 22 horas, ainda deu para ver muita coisa. Tenho de admitir que achava que Bruxelas era uma cidade de negócios (e é), mas desconhecia o lado profundamente histórico da mesma. No autocarro, a caminho do hotel, fiquei com a impressão de que era uma cidade cinzentona, escura, bem ao estilo do Porto. Não deixa de ser verdade... mas também é encantadora.

Os prédios de escritórios, todos em vidro, são imensos e imponentes. No entanto, Bruxelas também é muito verde, com pequenos jardins em tudo o que é lado. Também importa referir que tem imeeeeeensas estátuas. E o rei Leopold II deve ser um dos ídolos cá da zona, que tem direito a estação de metro e a imensas estátuas.

Depois de arrumadas as malas, fomos jantar. O grupo tinha imensos empresários e decidiram alapar-se numa marisqueira. Bom, eu não sou adepta de marisco (e muito menos do preço), mas lá sentei. Abrimos a carta... e tínhamos mexilhões, mexilhões, marisco, mexilhões... carne quase não havia. Eu até nem sou uma pessoa forreta, mas pagar quase 50 euros para comer mexilhões, no way. Um outro jornalista teve o bom senso de sugerir ir a outro sítio e, do grupo de 20, 5 acabaram por fugir para outras paragens - eu incluída. Ficamos num italiano mesmo muito simpático, comi uma carbonara deliciosa.



Uma coisa muita estranha de Bruxelas: fecha tudo muito cedo. 23 horas e os cafés estão todos a fechar. Aliás, aqui não há cafés. Só têm cervejarias. Tentamos entrar numa cervejaria e pedir um café... e fomos literalmente postos na rua.


Passamos ainda pelas maravilhosas Galeries Royales St Hubert, um espaço de lojas mais caras. Absolutamente lindo. Passei lá imensas vezes e ficava sempre fascinada, um sítio especial.

Acabamos a noite no Delirium, uma das cervejarias mais famosas de Bruxelas, com milhares de cervejas diferentes. Ambiente muito bom, animado, com muitos jovens. A decoração, com posters e quadros alusivos às cervejas, estava mesmo muito bem conseguida.

Nessa noite deitei lá para as 4 da matina. Um dia em cheio.

Comentários

  1. 300? A Delirium costuma ter mais de 2.000 cervejas diferentes, eheheh

    ResponderEliminar
  2. Pronto, começaste logo "a abrir"! :-)

    PS: o Leopold II não devia ter estátua alguma, esse senhor foi o do Estado Livre do Congo...!

    ResponderEliminar
  3. Oh Vic, fui enganada! O número foi-me dada por una portuguesa a viver em Bruxelas há imensos anos... Eu cá não sei de nada. Eheheh mas realmente 300 parece pouco.

    ResponderEliminar
  4. GATA fui dar uma leitura rápida... E realmente não me parece grande peça.

    ResponderEliminar
  5. As cervejas são boas, não são?
    Comeste um "Dame Blanche"? É um gelado enorme e delicioso.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Isso é que foi um dia em grande. Desconhecia essa faceta das Cervejarias em Bruxelas.

    ResponderEliminar
  7. uma cidade que um dia quero muito conhecer :)

    ResponderEliminar
  8. é pá já que andas por essas terras estranhas onde ora falam françês, ora falam alemão ora falam... lá a lingua esquisita deles, se te cruzares com aquela pandilha de bestas, vulgo políticos, dá-lhes umas caneladas por minha conta

    ResponderEliminar
  9. Que belo passeio. Associar trabalho a alguma visita quando se vai para fora é sempre bom!! :)

    ResponderEliminar
  10. Bem, S*, não é que 300 sejam poucas (cá se um bar tiver mais de 10 já é bom), mas realmente o número é muito superior. Então e os chocolatinhos, que tal? :)

    ResponderEliminar
  11. Gente, infelizmente não provei a bela da cerveja e também não comi esse gelado grande de que falam.

    Mas babei, amei os waffles... e trouxe muitos chocolates!

    ResponderEliminar
  12. chocolates parece lindamente!!! e isso de fechar tudo cedo, e normal na europa do norte. No UK ha sitios q prai as 08h ja tao a fechar, so ficam os pubs abertos e tb nao e assim ate mto tarde.
    boas fotos, quero ver o resto :D

    ResponderEliminar
  13. Já visitei bruxelas 2 vezes e adorei. Aproveita :)

    ResponderEliminar
  14. Há mais tipos de cerveja na Bélgica que pessoas :p a cerveja Belga é conhecida por todo o mundo. Como em qualquer País para essas bandas os cafés fecham mais tardar às 8h, os pubs estão abertos sempre e os restaurantes a partir das 22h já não servem mais nada. Também já fui a Bruxelas umas vezes. Vê-se bem num diazão.

    ResponderEliminar
  15. Já aí estive numa concentração de caravanismo [tinha os meus 10 aninhos talvez] e adorei :') de pouco me lembro . Mas foi a minha primeira viagem para lá de França e adorei :)

    ResponderEliminar
  16. Começaste muito bem S* :D
    Mas o teu homem deve de estar muito feliz por ter-te de volta haha

    Vim também dizer-te que mudei o link do meu blog. Aqui fica o novo: http://amoreoutrascoisasestranhas.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Quero muito conhecer Bruxelas! :)
    E só me abriste o 'apetite' com essas pics hehe

    ResponderEliminar
  18. Não sabia que em Bruxelas eram adeptos de cerveja.

    ResponderEliminar
  19. O Delirium tem...2500 tipos de cerveja diferentes!!

    E foi lá que me gamaram a carteira...

    ResponderEliminar
  20. Essas galerias d rei sao lindas!!!
    Consolei-me la dentr c as vistas tb,e a tirar mts mts mts fntos...e panoramicas a cobertura!!!
    Magnifica!!!
    S* nota maxima na travel tale!!!
    A malta adorou!!!
    :-)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura