Avançar para o conteúdo principal

Finalmente uma boa medida

Desempregados podem acumular subsídio com salário a partir de junho

"A "Medida" destina-se aos desempregados que beneficiem do regime geral de Segurança Social e que estejam inscritos nos centros de emprego há pelo menos seis meses e que aceitem uma oferta de trabalho cuja remuneração seja inferior à da sua prestação de subsídio de desemprego.

Relativamente ao apoio financeiro, os desempregados terão direito a "50 por cento do subsídio de desemprego durante os primeiros seis meses, até ao limite máximo de 500 euros, ou a 25 por cento do subsídio de desemprego durante os seis meses seguintes, até ao limite máximo de 250 euros", durante o período de um ano".


Tudo o que incentive o pessoal a largar o subsídio de desemprego (estamos a falar do pessoal que não quer trabalhar, que eu acredito ser uma minoria...) é positivo. Aceitar uma proposta de trabalho cuja remuneração é inferior ao subsídio não é coisa que todos façam.

Se entrarmos em questões de moralidade, eu não conseguia estar a receber subsídio e rejeitar uma proposta, mesmo que de valor inferior. Mas isso sou eu... e entendo que o Governo tenha de arranjar medidas destas para incentivar a que larguem a "mama".

Comentários

  1. Vamos lá ver se isso dá frutos! Espero que sim. *

    ResponderEliminar
  2. É uma boa medida. Mas será que é suficiente? Não acredito que quem não queira passe a ir. Mas partilho a mesma opinião que tu, também preferia receber menos e estar a trabalhar!

    Beijoooo*******

    ResponderEliminar
  3. "receber subsídio e rejeitar uma proposta, mesmo que de valor inferior"

    Depende dos valores. Se estivermos a falar de um salário mínimo para um trabalhador qualificado, consigo perceber perfeitamente o facto de se preferir esperar e continuar à procura. É que ainda por cima, às vezes ainda se gasta mais a trabalhar do que estando em casa.

    ResponderEliminar
  4. Menina, conheço tantos casos que vivem literalente a mamar...pode ser que acabem com isso!A ver vamos...

    ResponderEliminar
  5. "estamos a falar de pessoal que não quer trabalhar, que eu acredito ser uma minoria..." infelizmente, eu não partilho da mesma opinião que tu.

    ResponderEliminar
  6. O pior é que eu não sei bem se são a minoria...

    ResponderEliminar
  7. "Se entrarmos em questões de moralidade, eu não conseguia estar a receber subsídio e rejeitar uma proposta, mesmo que de valor inferior. Mas isso sou eu" Isso nada tem a ver com moralidade, tem a ver com necessidade, queria ver como manterias os teus filhos a receber 250 euros por mês.

    ResponderEliminar
  8. Concordo a 100%!!


    http://placequotehere.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  9. Vamos lá ver se resulta, mas até achei bem ;)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  10. Cara joana, está-me então a dizer que TODAS as pessoas que recusam trabalhos com remuneração ao subsídio o fazem por uma questão de necessidade? Devia dizer-me em que país é que vive, que em Portugal não é certamente. Pelo menos na minha cidade, identifico facilmente umas boas dezenas que vivem - porque querem - de subsídios e RSI.

    ResponderEliminar
  11. eu nunca recusei trabalho nenhum, aliás, nunca me ofereceram nada, nunca o centro de emprego teve alguma proposta para mim, e o que teve fui eu que respondi a propostas vistas no CE e foram fiascos completos, em que fui humilhada pela entidade patronal, porque o centro de emprego me enviou para essas vagas, e que eu não tinha nem a minima experiência nem a formção que pretendiam.
    o CE trabalha mal, mas mal,não sabem fazer uma triagem certa das necessidades e dos candidatos.
    não sei se esta medida ajudará em grande coisa, mas vamos ver.
    há muita gente que vive de subsidios e de rsi, e sei do que falo, pois eu dei muitos rendimentos minimo garantido a pessoas que viviam do subsidio e recebiam mais do que eu e era vê-los em altos carros, e outras pessoas que tinham uma reforma miserável e que lhes era cortado o rmg.
    espero que a lei seja alterada para que haja mais transparência e justiça.
    nao se pode generalizar, há muita gente que quer trabalhar, voltar ao activo, eu quero e muito, e há muitos como eu.
    bj e bom fds

    ResponderEliminar
  12. Pode ser uma boa medida, S*
    Mas também pode servir para os patrões se aproveitarem e oferecerem ordenados ridículos.

    ResponderEliminar
  13. então se conheces e tens possibilidade de provar, como cidadã tens o dever de denunciar a situação. Se não denuncias então não tens o direito de criticar.

    ResponderEliminar
  14. Cátia Margarida, és uma canseira, sempre a mudar de roupa. ;)

    Eu não tenho o dever de coisa nenhuma, mulher. Eu sei de casos, TODA a gente conhece os casos, pois são os que passam o dia na Praça da República a beber pacotes de vinho. A polícia lida com eles todos os dias e não lhes faz nada. Quem sou eu para fazer o que quer que seja?

    E já agora, não critiquei. Dei uma opinião. E as opiniões já se sabe com o que são parecidas: cada uma dá a sua.

    ResponderEliminar
  15. Vic, e já não dão ordenados ridículos? :/

    ResponderEliminar
  16. O problema é que eu não acho que os que não querem trabalhar sejam a minoria. E tenho as minhas dúvidas que isto vá resolver alguma coisa. Quem não quer trabalhar vai continuar sem querer trabalhar.
    Na minha opinião, o que era bem feito seria, todas as pessoas que recebem subsídios (salvo problemas de saúde comprovados com atestado médico) tinham que dar o seu contributo para a sociedade. Tinham que fazer algum trabalho. Se estão a receber podem trabalhar!

    ResponderEliminar
  17. é uma óptima medida, mas aqueles que não querem trabalhar vão continuar sem aceitar os trabalhos. Acho esta medida óptima, por exemplo para quem recebe um subsidio rechonchudo, e dificilmente um trabalho dito "médio" chegaria ao mesmo valor do subsidio

    ResponderEliminar
  18. Pois eu francamente não compreendo e não aceito.
    Se temos trabalho temos que ser remunerados. É um direito de qualquer trabalhador.
    Quando ficamos sem trabalho, existe este subsídio para ajudar quem ainda não conseguiu arranajar trabalho.
    Ou seja se estamos a trabalhsr não é suposto recebermos subsidios. Ponto.
    Confesso que cada vez mais me revoltam estas ideias geniais por parte do governo. Continua a passar a mão na cabeça a quem não quer trabalhar e ainda por cima precisa de incentivos, que são pagos por todos nós. Coitadinhos deles. Dos preguiçosos. Dos que se encostam.

    ResponderEliminar
  19. Já conhecia a medida, mas tem o seu quê de complicado, porque apesar de uma pessoa estar a trabalhar (penso que é só aplicável a part-times), esta a gastar algo que é seu por direito.Suponhamos que o trabalho acaba, quando acaba o subsidio.Como é que a pessoa vive??
    Mas a ideia em si é boa, e promove a procura de emprego.
    (Para mim ss poucas coisas aceitáveis deste governo têm vindo deste ministério).

    ResponderEliminar
  20. Quando já se ganha muito pouco e se tem contas para pagar, por vezes é complicado aceitar o ordenado mínimo e sair do subsídio de desemprego! A iniciativa é boa, mas uma pessoa que aceite um emprego com ordenado inferior vai sempre continuar à procura de um emprego melhor para sobreviver e pagar contas.
    Bjs

    ResponderEliminar
  21. Infelizmente, acho que o pessoal que não quer trabalhar não é uma minoria... O aparecimento de subsídios (de todo o tipo) só veio originar "mamões"...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura