Avançar para o conteúdo principal

A era do anonimato

A internet facilita muita coisa, e uma dessas muitas coisas é a cobardia, camuflada pela capa do anonimato.

São emails anónimos, a tentar denegrir a imagens de bons profissionais (casos que vou conhecendo ao longo dos meses).

São hate-blogs, criados para incomodar os outros.

São críticas constantes a isto ou aquilo, sem nunca dar a cara.

Oh minha gente, ganhem tomates, porra!


Comentários

  1. É uma questão que nunca se vai resolver. O mas curioso, é que tais atitudes são tomadas por pessoas aparentemente acima de qualquer suspeita S*

    ResponderEliminar
  2. Isso é mesmo uma visão muito simplória sobre a coisa.
    Não te esqueças que as primeiras queixas de abusos de crianças na Casa Pia foram feitas por anónimos e afinal havia fogo ali, eles temiam era represálias se o fizessem publicamente.
    As escutas do Processo Face Oculta também foram enviadas para o MP por um anónimo, as escutas do Pinto da Costa também ainda ninguém sabe quem as colocou no youtube, etc, etc. Perfeitamente compreensível.

    É muito fácil criticar publicamente quando "é a feijões" ou por simples caprichos pessoais, agora quando mete gente poderosa já não é assim. Experimenta.
    Entendo esses anónimos plenamente, até porque eu já fui alvo de um processo movido por um presidente de câmara, devido a ter escrito uma carta para um jornal criticando certas atitudes desse impostor, identificando-me. Se o fizesse de forma anónima não teria tido metade dos problemas que tive. É só um exemplo concreto...

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que no fundo, essas pessoas têm vidas muito tristes e sem forma melhor de ocupar o tempo. São gostos...

    ResponderEliminar
  4. È coisa para me irritar e muito! Não entendo o que vai na cabeça dessas pessoas às vezes, para além de covardia essas pessoas são do mais invejoso que há...

    ResponderEliminar
  5. Caro Martini, eu esse anónimos entendo e RESPEITO, porque todos sabemos que não é fácil combater contra poderosos. Mas sinceramente, este caso em questão é no meu distrito... e toda a gente sabe de onde vieram as denúncias. E olha que não são denúncias com boas intenções, como as do caso Casa Pia.

    ResponderEliminar
  6. Martini, olha, por uma questão profissional vou retirar a referência às politiquices. Prefiro não me estender sobre o assunto. :)

    ResponderEliminar
  7. Cobardia, de facto. Não dá para lhe chamar outra coisa. Cresçam e apareçam.. Literalmente! -.-

    ResponderEliminar
  8. ganhar tomates? eu acho é que devem cortá-los
    kis :=)

    ResponderEliminar
  9. Sem falar sobre os tópicos referidos pelo Martini Bianco, e referindo-me aos casos que referes: sob a capa do anonimato são todos uns heróis! Uns tristes, coitados...

    ResponderEliminar
  10. Vic, isso é o que mais me assusta... pior do que a cobardia é a falsidade.

    ResponderEliminar
  11. Tirando realmente o que o Martini escreveu, que tenho que concordar, falas de coisas mais pessoais ...
    S* as pessoas não medem a sacanisse que fazem para chegar a um objectivo, e por norma fazem-no pela calada.
    Tomates?? tomates temos nós em seguir em frente"!!
    bjokas

    ResponderEliminar
  12. Eu não compreendo é a insistência.
    deixar um ou outro comentário menos simpático num post eu até entendo, mas estar sempre a bater na mesma tecla, a dar a esmola ao mesmo pobre, numa persistência diária é coisa que me faz ficar de boaca aberta.
    Estas pessoas não têm mais que fazer? não têm vidas para viver? A infelicidade e solidão serão tão grandes que lhes sobra apenas isto?


    Quando eu digo que gostava de jantar com a dita cuja, gostava mesmo. Gostava de conhecer e tentar perceber que tipo de realidade leva uma pessoa a ser assim. Para além de falta de paciência, tenho, relativamente a ela, um dos sentimentos mais tristes que existem: pena. Simplesmente pena.

    ResponderEliminar
  13. epah..
    uma mulher ganhar tomates.. hum hum

    não me parece positivo :)
    eheheh

    boa semana*

    ResponderEliminar
  14. Já ia escrever sobre as denúncias anônimas que salvam vidas e protege quem denuncia de retaliações, quando li o que Martini escreveu. Concordo em gênero, número e grau.

    Penso que na blogosfera é simples de resolver. Tu tens moderador de comentário, pronto. Toda unanimidade é burra, há de ter pessoas a não concordar contigo, comigo e com quem quer que seja. É só não publicares o que não queres, o blog é teu, faça uso dos teus direitos. Mas acho que não precisa fazer alarde disso, é desnecessário, além do que é isto que essa turma quer que alguém se importe e lhes dê palco. Estás a dar palco. Lembre-se, há sempre a turma da pipoca que gosta de assistir e o ibope só aumenta. Pergunto então, quem ganha e quem perde de fato. Neste caso todos ganham, mas no outro não, a justiça pode ser feita.

    ResponderEliminar
  15. Carolina Tavares, eu nem me queria voltar a referir à questão dos anónimos da blogosfera... e com este texto nem me referia à minha questão. Lamento mas o meu caso não se reduz à questão de as pessoas terem direito a dar opiniões diferentes. No meu caso, tenho uma pessoa nitidamente desequilibrada que persegue a minha vida real, que publica dados da minha vida real e até profissional. Isso não entra no rótulo de "opiniões divergentes". Entra no rótulo dos psicopatas.

    ResponderEliminar
  16. Resumindo, não é assim tãooo simples de resolver quanto isso. ;)

    ResponderEliminar
  17. Cláudia, a dita cuja nem merece a perda de tempo, e acredita que este texto nem a tinha como figura principal... chocam-me os comentários anónimos nos outros blogues, com comentários maus, venenosos, só porque sim. No meu caso... tenho as costas largas, aguento bem. :)

    ResponderEliminar
  18. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk das vezes que eu fui insultado virtualmente foram todos com identidade!!! E teve uma vez que eu insultei o meu professor de faculdade também via twitter! Mô confusão!!! rsrsrs

    Meu blog foi atualizado!

    ResponderEliminar
  19. Realmente este é um drama que acho que nunca vai acabar!
    Há gente frustrada, mázinha, e que mesmo criticando, adora espiar o blog dos outros!
    Sei que não devemos dar importância, mas uma pessoa passa-se!
    :-))

    http://viradadoavesso-katie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Falta de tomates é o que mais há por aí...e vai ser sempre assim... GENTE MESQUINHA.

    ResponderEliminar
  21. S*, imagine como deve ser sem graça e vazia a vida desses anônimos...nem nome eles tem!

    ResponderEliminar
  22. É como dizem...não têm vida própria caso contrário nem tempo tinham para alimentar uma coisa dessas . Apenas se interessam pela vida dos outros. P L E A S E !

    ResponderEliminar
  23. Para mim criticar só com sentido de humor e esperando que as pessoas do lado de lá tenham poder de encaixe.
    A vida já me contemplou com algumas "pancadinhas de amor", por causa desta coisa de ser frontal. E quando somos frontais não lidamos muito bem com o veneno de gente anónima. Transparência gosta-se e precisa-se.
    Quanto ao resto assino por baixo o comentário do Martini Bianco.

    ResponderEliminar
  24. Nem mais! Todos temos direito a uma opinião, mas já que vivemos em democracia, deem a cara!

    ResponderEliminar
  25. Ganhar tomates??? É impossível, isso já nasce com as pessoas, ou se tem ou não tem. vão ser sempre cobardes anónimos e tristes.

    ResponderEliminar
  26. Ui, isso é grave mulher! Epa, nem sei bem o que dizer, estou um pouco chocada com o que li aos ler os comentários. A maldade anda em todo o lado, até na net, é certo. Haja bondade, coragem e integridade e que estas sejam sempre superiores. Bem haja!

    ResponderEliminar
  27. J. pois... palavras para quê? :)

    ResponderEliminar
  28. A internet é uma janela aberta, tudo se consegue saber. Basta saber o que se quer procurar.

    ResponderEliminar
  29. Eu também tenho um fã destes. Mas acho que ele tem medo de mim neste momento, porque usa outras pessoas para chegar a mim. É caso para me sentir importante ahah

    ResponderEliminar
  30. Nem que os plantassem artificialmente em HORTA seriam capazes de fazer CRESCER UNS!!!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura