Avançar para o conteúdo principal

Dos animais

Cão velho e doente deixado no fundo do contentor do lixo

"Não foi só abandonado e negligenciado até ao limite, deixado a definhar com centenas de carraças cravadas no corpo: o velhinho cão que uma moradora de Santo Tirso encontrou, por mero acaso, no passado fim de semana, tinha sido condenado a uma morte macabra".


Eu bem sei que os canis/gatis estão a abarrotar, mas gente... quando quiserem/precisarem de dar o vosso animal de estimação (que devia ser sempre estimado, mas isso são outros quinhentos), contactem uma associação. As associações, apesar das inúmeras dificuldades e dos pedidos constantes, não costumam virar as costas a ninguém, porque sabem que se o fizerem arriscam-se a ter mais animais na rua. A senhora que me deu as minhas gatas, por exemplo, apenas me pediu que, se um dia não as quisesse mais (credo cruzes canhoto), lhe ligasse e as devolvesse.

Isto é inqualificável. É de monstro.

Agora vem aí o Verão... e as pobres pessoas que têm dinheiro para ir de férias, não têm dinheiro para levar o cão/gato ou deixá-lo num hotel para bichos. Vai daí, quando pensarem em abandonar o vosso animal, lembrem-se que a vida pode um dia fazer-vos o mesmo. E não me coíbo de dizer que seria inteiramente merecido.

Comentários

  1. Eu acho que quem fizesse uma coisa dessas a um animal devia ser acusada de crime, pois um acto desses é isso mesmo, um crime.

    ResponderEliminar
  2. Realmente a crueldade das pessoas é uma loucura!!!
    Eu tenho dois gatos e já viajamos com eles para a Suécia e agora estamos todos na Alemanha, mas a maioria das pessoas que conheço pensava que os ia abandonar quando pensámos em mudar de país!!!
    Mas que raio é que se passa na cabeça das pessoas... infelizmente se deixamos os nossos familiares morrer sozinhos em casa, já nem me admira o que fazemos aos nossos animais!!!!
    Tristeza é somente o que me dá estas noticias, tristeza por perceber que neste campo temos ainda tanto por aprender...

    ResponderEliminar
  3. Que horror. É uma tristeza. Todos os meus cães eram abandonados, nunca cá em casa se gastou um único cêntimo na compra de um cão. Com tantos abandonados a precisarem de carinho e uma casa. Bem, mas se há pessoas capazes de abandonar velhotes nos hospitais e áreas de serviço, como é que não serão capazes de abandonar animais?

    ResponderEliminar
  4. Acabei de ler a notícia que deve retratar muitos casos destes. Este foi noticiado porque o cão foi encontrado. Foi uma sorte!
    Enfim há gente que não merece o chão que pisa. É muito cruel fazerem isto aos animais. Há várias possibilidades para se livrarem deles sem os matarem ou não os tratar mal.

    ResponderEliminar
  5. que horror S* :( que tristeza. pobre bicho. Já tenho 2 gatos e dois cães em casa, não dá para mais mas digo que são de uma alegria imensa, e é muito bom chegar a casa e eles ficarem doidos para ter miminhos e brincar...

    ResponderEliminar
  6. é das coisas que me faz imensa impressão. ver bichos abandonados, maltratados. Quem não pode ter, não compra/adopta/aceita. Como referiu existem associações que apesar de tudo se esforçam para dar um abrigo e uma vida digna aos animais que ninguém quer. Quanto a ir de férias e abandonar os animais... porquê? Ha sempre um elemento da familia, vizinho, amigo que pode disponibilizar-se a dar de comer ao animal e leva-lo a passear. Eu faço-o constantemente, desde ficar com o coelho de um dos manos, ir todos os dias a casa do outro dar de comer e brincar com o cão, ou alimentar a cadela da vizinha. Gente... ha sempre alguém que gosta de animais disposto a ajudar.

    ResponderEliminar
  7. infelizmente existem inúmeras pessoas a fazerem coisas com estas :(:(

    ResponderEliminar
  8. Não acredito na justiça, nem humana nem divina, mas gostava, aliás adorava, que as pessoas que maltratam os animais tivessem um destino igual ou pior!

    O meu sonho não é ter casa com piscina, nem ter 3 carros topo de gama na garagem, nem ir de férias para o Brasil, não... O meu sonho é viver num monte no Alentejo com animais de 4 patas, que das bestas de 2 patas estou farta!!!

    ResponderEliminar
  9. Isto dá-me a volta ás "tripas" e envergonha-me como ser humano, saber o quão baixo e desumanos conseguimos ser.
    Ás vezes pergunto-me que tipo de pessoas nos estamos a tornar, se somos capazes de fazer isto a um animal eu nem imagino do que somos capazes de fazer a um ser humano.

    Quem não ama e não cuida um animal, que nos amou incondicionalmente durante vários anos, não é capaz de nenhum sentimento, dito humano, para com ninguém.

    É UMA VERGONHA, É O QUE EU TENHO A DIZER.

    ResponderEliminar
  10. Eu quando dei dois dos meus gatos disse o mesmo a ela. Se não pudesse tomar conta deles por qualquer motivo, que não os pusesse na rua. Que ligasse para mim. Acabou por acontecer. Ligou me e fiquei com eles. É completamente desumano fazer algo assim. Por alguns trocos (e se vão de férias, não me digam que não têm dinheiro para isto) pode-se pedir a alguém para lhes ir dar comida todos os dias.

    Beijooo******

    ResponderEliminar
  11. é triste sim :( e devia ser punido por lei. Infelizmente não tenho animais porque não vivo sozinha e não sou, quer dizer, sou independente financeiramente mas a casa não é só minha e portanto não posso obrigar outras pessoas a viverem com animais se assim não quiserem.
    Mas...as pessoas não têm amigos que fiquem com os animais? custa assim tanto? não consigo perceber o que lhes vai na cabeça se é que têm uma.

    ResponderEliminar
  12. não percebo como é que esta gente dorme de noite... só podem ser doentes...

    ResponderEliminar
  13. Tudo o que pudesse dizer já foi dito pelo que subscrevo o comentário da ádescávir.

    Beijo

    ResponderEliminar
  14. nao consigo compreender estas atitudes... era de quem lhes fizesse o mesmo

    ResponderEliminar
  15. Eu não entendo como se abandona animais no verão, ainda para mais os canis ficam com eles durante uns tempos se as pessoas pedirem :S que monstruosidade.

    ResponderEliminar
  16. Querida,
    só li o titulo e a primiera frase. Não sei que tipo de pessoas consegue fazer uma coisa destas, alma, coração não têm de certeza!
    Bj**

    ResponderEliminar
  17. Estas histórias deixam-me doente. Como é que alguém consegue fazer isto?

    ResponderEliminar
  18. Estive a fazer um ensaio argumentativo sobre os direitos dos animais, e meu Deus, deparei-me com cada coisa.. sinceramente acho que há pessoas mesmo sem escrúpulos! É uma vergonha o que certas pessoas fazem aos animais.. Eles são a nossa melhor companhia, são eles que estão sempre presentes, é ridículo e monstruoso como as pessoas os tratam :(

    ResponderEliminar
  19. Tens toda a razão, este é um alerta importantíssimo. Dá dó o que fazem aos animais!

    http://pegadafeminina.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. Todos os animais de estimação que tenho em casa dos meus pais, três c~ºaes e dois gatos,foram, "salvos". Estão saudáveis, felizes e finalmente t~em uma "família" que nunca os vai abandonar. Abandonar um animal devia ser crime, não só moral, mas com punição na lei.

    ResponderEliminar
  21. Até fico doente em ler noticias destas! Tenho dois cães e dois gatos e não me imagino sem eles, os gatos são mais independentes, e não gostam muito de mimos, mas os cães fazem uma festa enorme quando chegamos a casa, e eles não eram capazes de nos abandonar, e nem nos criticam, estão sempre ali para nós, como é que há pessoas assim tão cruéis, deveriam ser presas!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  22. Nem tenho palavras para qualificar esse crime... quer dizer, ter até tenho, mas o teu blog não merece que o enxovalhe.
    Ainda bem que fizeste este post, porque as pessoas não devem ficar indiferentes a uma monstruosidade destas.
    És fofa.

    ResponderEliminar
  23. Infelizmente ainda estamos bastante longe de conseguirmos ser bem sucedido a lutar contra o abandono dos animais. Mas mesmo assim acho que estamos bem melhores do que há alguns anos atrás. É importante fazer campanhas, partilhar estas histórias e alertar a população para este flagelo!

    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  24. Nao consigo compreender estas atitudes... Fico arrepiada só de pensar no sofrimento deste animal.. Tenho um gato que foi salvo por mim e pelo meu marido, por vezes fico possesa com as asneiras dele, mas em menos de 1m isso passa, basta ele vir-se enrroscar nas minhas pernas e já está... Apesar de tudo nunca, nunca pensei alguma vez em abandona-lo, até porque acho que foi ele que nos escolheu e não nós a ele (para salva-lo ate biberão demos de 3 em 3horas) por isso fico chocada com estas noticias.
    Os animais merecem mais de nós..

    ResponderEliminar
  25. Todos os anos os apelos se repetem e o eco é empre o mesmo: cada vez mais animais abandonados.
    Minha querida Pink :)

    ResponderEliminar
  26. Acho monstruoso que pessoas adultas tenham este género de comportamento, choca-me imenso!
    e concordo ctg, não se esqueçam que um dia podem ser elas as vítimas de maus tratos e abandono!!!

    http://viradadoavesso-katie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  27. Vivemos tempos em que o descartável é bom e recomenda-se. Dos simples objectos, passámos rapidamente para os animais, e até conseguimos ir mais longe, as pessoas também fazem parte deste pacote. O engraçado é que quando toda a gente fala, seja na tv, seja na rádio, onde quer que seja, parecem todos tão boas pessoas no seu discurso e nunca fizeram coisas tão terríveis.
    Que raio! Então onde é que estão estas pessoas que cometem este tipo de crimes?

    ResponderEliminar
  28. Tenho aqui um cão novo há uns dias, que o meu irmão encontrou abandonado e trouxe.
    É velho, e provavelmente foi por isso que o abandonaram. Mas ainda acho mais triste, porque o cão é de facto um doce, meigo e bem comportado!
    Não consigo compreender as pessoas que fazem isto.

    ResponderEliminar
  29. Não há palavras para uma coisa destas. Que nojo.

    ResponderEliminar
  30. Juro que não entendo. Se adoptamos um animal, é porque o queremos, porque gostamos de coração. Digo eu... e quando há dificuldades metem-se no lixo? Pessoas que fazem isto serão bons pais/filhos?

    ResponderEliminar
  31. Concordo S*! Eu não consigo entender, estou tão ligada à minha pequenina, que não seria capaz de algo assim. É mais do que um animal de estimação, é um membro da família.

    ResponderEliminar
  32. Gente estupida... Era capaz de lhes dar uma tareia. Ai pá revolta-me. Pra mim quem faz mal a animais, velhotes e crianças, faz me mal a mim. Não suporto. Cobardes!!!

    ResponderEliminar
  33. Eu não entendo isso.
    Sei que existe mas não entendo.
    Não está em mim entender uma coisa dessas. Será que as pessoas não sabem que nem é pelo animal, é por elas? Elas é que devem a si próprias viver a vida com HUMANIDADE??

    E o que contas é só um dos lados feios da coisa porque há pior, bem pior. Há quem os mate, há quem os torture... perante isso o abandono é coisa menor. E estes abandonados são recolhidos sim, mas também não são eles ABATIDOS?

    Também não entendo. Não consigo entender o abate. É mais humano nem dar hipótese ao animal de viver mais um dia do que colocá-lo a viver num abrigo? Ou mesmo deixá-lo vaguear nas ruas, se se observar que se safa bem, não contrái pragas de maior e consegue ser autosuficiente? Há sempre quem ajude um cão vadio a comer, a limpar-se, a tratar-se... mesmo que este viva na rua. Quer dizer, acho eu!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Para dormir - solução, procura-se!

É uma pessoa desesperada que vos escreve, esta manhã. Conhecem soluções naturais para dormir bem de noite? Algo que me faça ferrar o galho e só acordar no dia seguinte? Estou farta de noites mal dormidas. Estou farta de ficar até às 5 ou 6 da manhã sem conseguir dormir. Chego ao desespero, com vontade de chorar. De dia, sinto-me cansada, porque o descanso é uma porcaria. Não sou grande adepta de medicamentos mas, se tem de ser, é. Alguém conhece um remédio, uma erva, o que seja?

Coroas caseiras

Este ano a senhora minha mãe entreteve-se a fazer coroas de Natal. :) Para ela, fez uma coroa mais tradicional, com as peças decorativas em plástico, à moda antiga. Para a minha irmã, fez uma rena.  Para mim, fez a coroa mais espectacular de sempre, com flores artificiais, muitas bolas coloridas e pendentes dos corações. Romântica, como eu.  Contagem decrescente para o dia mais especial do ano... Amanhã inaugura-se o calendário de advento com quadradinhos de chocolate!

Um ano a dois

Como o tempo voa, hoje celebro um ano de um relação calma, que me foi conquistando aos poucos e que, hoje em dia, me dá todas as certezas. Quando nos conhecemos, em Abril do ano passado, viramos amigos. Na verdade, tornou-se meu confidente e aturou-me durante semanas e semanas a "chorar-me" por outra pessoa. Já eu percebi que ele gostou de mim no primeiro café que tomamos, mas como é tão ou mais discreto que eu, nada feito. Ficamos assim, entre avanços e recuos, entre conversas diárias e afastamentos semanais. Ao meu lado quando fui operada e nos dias que se seguiram. Eu ainda sem rumo, à procura de algo que não sabia ainda o que era. Foi no dia 6 de setembro de 2021 que a amizade evoluiu para algo mais.  Desde o primeiro dia que não me deixou dúvidas de que queria estar ao meu lado. Acho que foi exactamente isso que (de forma um pouquinho "umbiguista") me fez apaixonar por ele. Sempre percebi que gostava de mim. Sempre me senti acarinhada, querida e desejada.  Dura